terça-feira, junho 14, 2022

* Os dias 14/06 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Ser criança na ARCOR! Filmes e política de Óis da Ribeira! Treinador Milton Gomez, campeão distrital de futsal! Visto em um pouco de todo o mundo! Os «vira-partidos» de Óis da Ribeira - 1!

«Ser Criança na ARCOR» em 2007

ÓdR há 15 anos!

Ser criança 
na ARCOR !

O d´Óis Por Três de 24 de Junho de 2007, já lá vão 15 anos, noticiava actividades arcorianas: «Ser criança n a ARCOR!».
Assim: 
Não é apenas “ser criança”, é também “saber ser”, “viver”, “ser feliz” e “sentir-se especial” no seio desta grande família que é a ARCOR…
E foi com esse espírito que na passada sexta-feira, dia 1 de Junho, a ARCOR se engalanou para receber as nossas crianças e proporcionar uma tarde diferente a todas elas na companhia de um palhaço que modelava e oferecia balões, por entre uma ou outra palhaçada… E para surpresa de todos, apareceu, vindo do nada, um outro palhaço que ajudou a distribuir um lanche diferente a todas as crianças …
Foi uma tarde diferente, cheia de alegria e muita animação, e que tão cedo não será esquecida pelas nossas crianças…
- NOTA: A foto e notícia tinha sido retiradas do Site da Arcor, com a devida vénia. Site que está desactivado, por isso se perdendo muitos dados da história de Óis da Ribeira e da associação.

Filmes e política
de Óis da Ribeira! 

A «Tertúlia Literária» nº. 215, a de 14 de Junho de 2007, falava e filmes e de política local.
Assim:
- «Então, diz lá... Qual é o seu político favorito?», perguntou o d´Óis.
- «James Bond, 007!!! James Bond...», respondeu o Três.
- «Mas James Bond não é político....», retorquiu o d´Ois.
- «É, é.... - ripostou o Três - estou farto de ver filmes deles...».».
- NOTA: Não nos lembramos do fermento da piada, mas, aos dias de hoje, filmes é o que por aí não falta. Falta é o Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR!
Milton Gomez

Treinador Milton Gomez,
campeão distrital de futsal!


A «Pergunta d´Óis» nº. 84, há 15 anos, continuava o hábito de responder e perguntar por figuras e factos a vila de Óis da Ribeira.
Assim:
- O treinador de futsal de Óis da Ribeira que, nessa qualidade, foi campeão distrital foi Milton Gomez, ao serviço do Travassô. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem foi o atleta ribeirense que foi campeão de futsal, ao serviço do Barrô?».
- NOTA: Milton Juan Matos Gomez também foi director da ARCOR e jogador-treinador, vários anos, da equipa de futsal que disputou o Torneio Inter-Freguesias de Futsal.

Visto em um pouco
de todo o mundo !


O d´Óis Por Três, há 10 anos, falava de si mesmo, a 14 de Junho de 2012.
Assim:
O d´Óis Por Três foi hoje visto em pelo
ÓdR há 10 anos!
 menos 18 localidades do distrito de Aveiro, em 42 de Portugal e em países como o Brasil (Maceió, Baía, Vitória, Rio de
 Janeiro, Pelotas e Rio Grande), Estados Unidos (New Jersey, Florida, Califórnia e Novo México), Venezuela, França, Suíça, Luxemburgo, Andorra, Alemanha, Suécia, Holanda, Angola, Guiné-Bissau, Macau, Timor e Austrália.
É tudo, por hoje!
Estamos satisfeitos!».
- NOTA: Hoje, e há 10 anos passados, continuamos satisfeitos. Até que um dia, por alguma razão especial terminemos este sacerdócio que já vai em mais de 15.

Óis da Ribeira, a Igreja Paroquial, o parque de estacionamento e a rua
Benjamim Soares de Freitas. Em baixo, a entrada da sede da Junta de
Freguesia - agora da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
Sede da Junta de Freguesia
de Óis da Ribeira
ÓdR há
5 anos!

Os «vira-partidos»
de Óis da Ribeira - 1!

O d´Óis Por Três, há 5 anos e em ano eleitoral, iniciou uma ova rubrica: Os «vira-partidos» de Óis da Ribeira».
Como que diz, os «vira-casacas» da política e assim:
«O acto de trocar de partido em eleições autárquicas, obviamente para se ganhar acesso ao poder (ninguém concorre para perder...), é relativamente vulgar. Também em Óis da Ribeira. E com nomes e números se calhar algo surpreendentes. E esquecidos.
O d´Óis Por Três socorreu-se da revista «Óis da Ribeira | A História, as sedes e as Juntas» - editada em 2009, na altura da inauguração da sede -, para lembrar que as primeiras eleições autárquicas locais foram em finais de 1976, para a Junta e Assembleia de Freguesia do mandato de 1977/1979.
Em Óis da Ribeira, concorreram dois partidos a esse primeiro acto eleitoral - o PS e o CDS -, ganhando os socialistas liderados por Isauro Carvalho de Almeida Santos, com 212 votos, contra os 145 do CDS de Hernâni Framegas dos Reis. Isauro Santos tinha sido o presidente da Comissão Administrativa pós-25 de Abril.
Hernâni F. Reis
Mário Neves
A esse tempo, logo começou a «carreira» dos primeiros futuros «vira-partidos» da realidade política de Óis da Ribeira. Não querendo o d´Óis Por Três, obviamente, questionar as suas opções, recordamos os seus nomes - de resto, candidatos já todos afastados da vida política activa. Vejamos:

1 - Hernâni Framegas dos Reis foi o primeiro da lista do CDS e teve 145 votos, perdendo para o PS de Isauro Santos /212). Voltou a ser candidato, mas pelo... PSD, em 1989, para o mandato de 1990/1993, sendo o terceiro da lista liderada por Manuel Soares dos Reis e Santos. Eleito, foi tesoureiro do executivo. Já faleceu.
2 - Mário Pires Tavares das Neves foi o segundo a lista do CDS, a de Hernâni Framegas dos Reis. Voltou a ser candidato, mas pelo... PSD, em 1979, nas eleições imediatamente seguintes, quando foi sexto da lista de António Simões Pinheiro das Neves (84 votos), perdendo para o socialista Agostinho Tavares (212). O CDS de Fernando Reis recebeu 111 votos.
3 - João Bernardino Gomes Soares foi o terceiro da lista do CDS (de Hernâni Framegas dos Reis) em 1976 e 9º. da lista do PSD em 1979. Voltou ao CDS em 1982, sendo o 7º. da lista de Sesnando Alves dos Reis (130 votos),
perdendo para o PS de Isauro Santos (241).
4 - Orlando da Conceição Rino foi o 5º. da
João B. Soares
Orlando Rino
lista do CDS em 1976, mas nas eleições seguintes (em 1979) candidatou-se pelo PSD, sendo o 10º. da lista de António Neves. Actualmente, e desde há muitos anos, está emigrado no Brasil.
5 - Armando Tavares dos Reis foi o 7º. candidato do CDS em 1976 (de Hernâni Framegas dos Reis) e segundo nas de 1979, a de Fernando Reis (111 votos), perdendo para o PS de Agostinho Tavares. Mais tarde, em 1985 (120 votos) e 1989 (143), foi o primeiro da lista do PS, perdendo em ambas para o PSD de Manuel Soares dos Reis e Santos (252 e 273, respectivamente).


Armando Reis
O CDS «perdeu»
mais candidatos !

- O PS é mais... «conservador»

O CDS teve, assim, nada mais nada menos que 5 (em 7) candidatos de 1976 que posteriormente se apresentaram em listas de outros partidos: Hernâni Framegas dos Reis, Mário Pires Tavares das Neves, João Bernardino Gomes Soares (que regressou ao partido), Orlando da Conceição Rino e Armando Tavares dos Reis.

Apenas dois não mudaram de cor partidária: Jaime Pinheiro dos Reis (já falecido) e José Alberto Ramos Silva, marido da professora Maria José (Zézinha), que mora(m) em Fermentelos.
O PS não teve candidatos de 1976 que se «transferissem» para outros partidos e 5 (dos 9) reapresentaram-se em 1979: Isauro Carvalho de Almeida e Santos, Arlindo Reis Duarte de Almeida, Valter dos Reis Framegas, Alexandre Pinheiro de Almeida e Hercílio Alves de Almeida. Não se recandidataram 4: José Bernardino Gomes de Melo, Victor Fernandes da Silva, João Oliveira Marques e Firmino Almeida e Santos. Os estreantes foram Norberto Simões Pires Estima (já falecido), José Alves Ferreira, Manuel Ferreira (Serôdio, já falecido), Ernesto Alves de Almeida (falecido) e Danilo Soares da Costa.».
NOTA: Candidatos aqui recordados, já falecerem Hernâni Framegas dos Reis, Mário Neves, Agostinho Tavares, Fernando Reis e Isauro Santos, Orlando Rino (no Brasil), António Neves, Jaime Reis, Valter Framegas, Alexandre Pinheiro, Hercílio Almeida, José Bernardino Melo, Victor Fernandes da Silva, Joao Oliveira Marques, Norberto Estima, Manuel Ferreira (Serôdio) e Ernesto Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário