sábado, julho 30, 2022

* Memórias dÓdR dos dias 30 de Julho: Uma ponte nova para qualquer dia (2014)! Paróquia de Óis da Ribeira (1875)! Inauguração do Centro Republicano de Óis da Ribeira (1911! Campeões distritais da ARCOR (1995)! Jorge Élio Framegas eleito presidente da Tuna (1999)! Novos balneários do polidesportivo da ARCOR (2003)! Festa do Peixe da Tuna Musical (2011)! André Santos de bronze mo Mundial de Masters (2016)! O Chega nas eleições autárquicas locais (2021)!


Engenheira Manuela Pato e os presidentes
Jorge Almeida («vice» da Câmara) e Mário 
Martins (da UFTOR) em 2014

Os dias 30 de
Julho em ÓdR!


1 - O ATRASO DAS OBRAS DA NOVA PONTE d´ÓIS
: A paragem das obras de construção da nova ponte, entre Óis da Ribeira e Cabanões, foi motivo para exaltada reunião no salão da ARCOR, a 30 de Julho de 2014. 
Não há muito tempo: há 8 anos!
O então vice-presidente e actual presidente da Câmara Municipal de Águeda deu a cara pela paragem das obras, mas não garantiu data de reinício.
«Será o mais depressa possível», disse Jorge Almeida, na reunião dessa noite de 30 de Julho de há 8 anos. Uma reunião de vozes muito exaltadas e exclamações menos ortodoxas, na qual mentiroso foi palavra muito solta.
A Câmara, recordemos, tinha adjudicada a empreitada à empresa Ar-Lindo, de Braga, estava tudo muito certo, foi feito o desaterro, em Maio de 2014, e, de repente, saíram os homens da obra.
A Câmara Municipal deu por ela e a 23 de Julho: o empreiteiro está em PER - Plano Especial de Revitalização. Em pré-falência, por outras palavras.
Jorge Almeida, na exaltada reunião, deu a cara à centena de pessoas que se juntaram no salão da ARCOR. «Não trago a melhor notícia, mas já a sabem. Nas boas e nas más, cá estou, e esta não é boa».
Exaltaram-se e protestaram os populares, a várias vozes, debitando culpas ao «descuido camarário»: o de «adjudicar a obra a empreiteiro na falência».
«Vivo convosco a vossa mágoa e luto para que os prazos sejam os mais curtos possíveis», proclamou Jorge Almeida, que agora é o presidente da Câmara - Ver AQUI
- NOTA: A ponte viria a ser aberta ao tráfego no dias 21 de Outubro de 2016, pelo presidente Gil Nadais, como «vice» Jorge Almeida e a vereadora Elsa Corga.
O DG nº. 169/1875

2 - ANO 1875: TITULARIDADE DA
PARÓQUIA DE SANTO ADRIÃO
DE ÓIS DA RIBEIRA: O Diário do Governo nº. 169, de 30 de Julho de 1875, publicou o despacho que declarou sem efeito o requerimento do padre Joaquim Duarte da Rosa, que pedia a transferência da Paróquia de São Simão de Oiã para a de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
O pedido tinha sido formulado ao Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, através da sua 1ª. Repartição da Direção Geral dos Negócios Eclesiásticos.
O padre Ricardo Tavares da Silva era, ao tempo, o titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira. Por Óis da Ribeira continuou até pelo menos Junho de 1876, quando foi substituído pelo padre Venâncio Pereira.
- NOTA: As últimas cerimónias presididas pelo padre Ricardo Tavares da Silva foram o baptizado de José Maria, filho do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, ele irmão do barqueiro Zebedeu Alves da Costa. A 11 de Junho de 1876. O casamento de Maria Angélica dos Santos e João Tavares da Silva. Ela, de 32 anos, solteira e lavradora, filha de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia. Ele, de 54 anos, solteiro e lavrador, filho de João Tavares da Silva, de Travassô. A 29 de Maio de 1876. O casal, entre outros, viria a ter o filho e futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi dado à Rua do Cabo. O de Belarmina, filha de Maria Viegas, jornaleira, e pai incógnito, de 11 meses e 7 dias. A 8 de Junho de 1876.
A acta de constituição, há 111 anos, do
Centro Republicano de Óis da Ribeira

3 - ANO 1911: INAUGURAÇÃO 
DO CENTRO REPUBLICANO 
DE ÓIS DA RIBEIRA: O Centro Republicano de Óis da Ribeira foi inaugurado a 30 de Julho de 1911 e o seu primeiro presidente foi Silvério Marcos dos Reis, eleito por aclamação e, citando a acta oficial, «quem mais trabalhou para a fundação deste Centro».
A cerimónia teve participação da Tuna, que, como recordou o historiador Dinis Ramos nos seus 117 anos (em 2014), tocou a Marselhesa, o hino da Maria da Fonte e «A Portuguesa».
O também antigo presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu na altura o «importante papel» que os ribeirenses em geral e em especial os «tunos» do inicio do século XX tiveram no movimento republicano de Águeda, aquando da criação do «batalhão para defesa da República», tendo sido criado em Óis da Ribeira, e por elementos afectos à Tuna, o Centro Republicano de Vigilância».
- NOTA: O texto integral pode ser lido AQUI 
Ana Almeida
Liliane Framegas

4 - ANO 1995: ARCOR FOI CAMPEÃ
 DISTRITAL COM 10 TÍTULOS 
INDIVIDUAIS DE CANOAGEMA ARCOR venceu o campeonato regional de velocidade, em canoagem, nas provas disputadas a 30 de Julho de 1995, há 26 anos e nas águas da pateira, do lado de Fermentelos.
O clube de Óis da Ribeira somando 205 pontos sendo seguido pelo GICA (172) e Recreio de Águeda (129).  Depois, o Sporting de Aveiro (110), Saavedra Guedes (96), Ílhavo (94) e SNADO, de Ovar (87).
Sérgio Soares
Pedro Carvalho
Individualmente, os atletas da ARCOR alcançaram os seguintes títulos de campeões distritais:
- K2 cadetes, 500 metros: Pedro Carvalho e António Azevedo.
- K2 infantis, 500 metros: Ana Almeida e Liliane Framegas.
- K1 infantis, 500 metros: Liliana Framegas, campeã distrital, com Ana Almeida em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 infantis, 200 metros: Ana Almeida, campeã distrital, com Liliana Framegas em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 cadetes, 200 e 500 metros: Beatriz Gomes.
- K1 cadetes, 200 metros: Pedro Carvalho, com António Azevedo em terceiro lugar e Alexandre Souto em sexto.
- C2 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C2 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C1 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares. Em segundo, lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- C1 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares. Em segundo lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- NOTA: Liliane Duarte Figueiredo Framegas faleceu, precocemente e aos 38 anos, vítima  a 20 de Setembro de 2020. RIP!!!
Jorge Élio Framegas

5 - ANO 1999: JORGE ÉLIO ELEITO
PRESIDENTE DA TUNA O empresário Jorge Élio Framegas foi eleito presidente da direção da Tuna na assembleia era de 30 de Julho de 1999. Carlos Matos (Bigodes) era o vice-presidente, Porfírio Pires o secretário, Manuel Horácio Reis o tesoureiro e Manuel Carlos Oliveira o vogal
A AG era presidida por Milton Santos,  com os vogais António Azevedo Melo e Armando Neves. o Conselho Fiscal por António Morgado, com os vogais José Maria Gomes e José Tavares Pires.
- NOTA: Jorge Élio dos Santos Framegas é bisneto de Jacinto Pereira de Matos, ferreiro e um dos fundadores da Tuna. Foi no seu mandato que foi restaurada a sede da Tuna da Rua Adolfo Reis, cedida pela Junta de Freguesia. O edifício que agora, e desde 17 de Novembro de 2007, infelizmente degradada e abandonada pela Junta de Freguesia. Já lá vão 15 anos!


6 - ANO 2003: OBRAS DOS NOVOS
BALNEÁRIOS DO POLIDESPORTIVO 
DA ARCOR: As obras de construção dos actuais balneários do polidesportivo da ARCOR começaram a 30 de Julho de 2003. Há 19 anos!
A 1 de Junho de 2002, tinham-se iniciado as obras de conclusão dos balneários- ao tempo com uma cobertura em chapa, a do tempo da direção de Fernando Reis. Com assentamento de tijoleira no chão e paredes, num trabalho executado por Milton Gomez e António Fernando Fernandes, durante vários fins de semana. O projecto viria a ser suspenso, por se considerar oportuno alterar o interior e a cobertura, que passou a ser em laje e com redes de água (quente e fria) e de saneamento. Foram também acimentados os espaços laterais do campo - a norte, nascente e sul. Como se vê na foto de cima. Estas obras, começaram a 30 de Julho de 2003. O vereador Pinto Galvão, da Câmara Municipal de Águeda, viria presidir à cerimónia da abertura dos balneários, a 25 de Outubro do mesmo ano. O programa incluiu jogos de futsal entre dirigentes e pais e mães e crianças da ARCOR, antes do beberete festivo, que decorreu na ARCOR. 
- NOTA: O presidente da direção era Celestino Viegas. O polidesportivo da associação está, infelizmente, há vários anos degradado e abandonado por sucessivas direções da ARCOR. 

7 - ANO 2011: FESTA DO PEIXE
DA TUNA NA PATEIRA: A Tuna Musical, agora designada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, realizou, no último fim de semana há 11 anos, a sua já tradicional Festa do Peixe.
O evento decorreu na margem da pateira - onde sempre foi, até 2019 e depois interrompido pelo efeito da COVID 19 - e nos dias 30 e 31 de Julho de 2011, junto ao coreto e hangar de canoagem, e com música ambiente permanente e o seguinte programa:
- Dia 30, sábado: Peixe frito a sair (a partir das 16 horas e até ao final da noite) e actuação do conjunto «Renascer» (22).
- Dia 31, domingo: Missa campal (10 horas) e concerto da Tuna (15,30). A organização teve peixe frito na hora, a partir das 11,30 desse dia. Festa sem peixe nem é festa do... peixe.
- NOTA: A edição deste ano decorre nos dias 30 (hoje) e 31 de Julho de 2022 (amanhã).

8 - ANO 2016: ANDRÉ SANTOS
DE BRONZE NO MUNDIAL DE MASTERS DE CANOAGEM: O canoísta André Santos (na foto ao lado), então atleta da ARCOR, foi 3º. classificado do escalão Master 35-39 anos da Taça do Mundo de Maratona de Canoagem.
A prova realizou-se esta tarde, na vila minhota do Prado, em Vila Verde, Portugal. André Santos é atleta do clube de Óis da Ribeira há 8 anos e desde há vários que exerce, simultaneamente, as funções de treinador da modalidade.
- NOTA: André Roberto Coelho dos Santos, natural de Paradela (Espinhel), é agora atleta Masters da Associação de Canoagem de Cacia, em Aveiro, depois de muitos anos ter defendido as cores da ARCOR.
Maria do Rosário Cadinha e
André Ventura, líder do CHEGA
M. Rosário
C. Cadinha

9 - ANO 2021: O CHEGA NAS
AUTÁRQUICAS LOCAIS: O partido CHEGA entregou as suas listas de candidatos a 29 de Julho de 2021, no Tribunal de Águeda. 
O d´Óis Por Três notou que a óisdaribeirense Maria do Rosário Carvalho Cadinha integra duas listas: para a Câmara e para a Assembleia Municipal.
«Missão cumprida! Entrega das listas dos candidatos aos órgãos autárquicos, no Tribunal de Águeda. O CHEGA chegou a Águeda!», comentou Sónia Antunes, coordenadora da concelhia do partido de André Ventura e também dupla candidata: segunda na lista da Câmara (com o líder Rui Melo) e terceira da Assembleia Municipal (com Jorge Pereira)..
Os dados que recolhemos da imprensa local, que citamos, permitem-nos adiantar que é candidata em sexto lugar nas duas listas. E que o partido não concorre na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - onde há quatro: Juntos Por Águeda UFTOR (liderada por Sérgio Neves), PS (por Júlia Melo, que ainda não anunciou nomes mas é, ela mesma, a sexta da lista socialista da Assembleia Municipal), a do Bloco de Esquerda (de Romeu Fernandes) e o CDS + Independentes (de Ricardo Almeida).
- NOTA: O Chega, em Óis da Ribeira, teve 7 votos para a Câmara Municipal (o candidato era Milton Matos, filho de José Maria da Conceição, o Marechal, já falecido as de ÓdR natural) e 8 para a Assembleia Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário