domingo, julho 24, 2022

* Memórias dÓis dos dias 24 de Julho: Obras da nova ponte paradas (2014)! Obras na Igreja (1927)! 4 mortos de Óis da Ribeira o Brasil (1928)! Pedro no Europeu (1998) e Monteiro apurado para o Mundial de Canoagem (1999)! A ARCOR Na Segurança Social (2001)!

 

A ponte nova, há 7 anos!

1 - ANO 2014: AS OBRAS DE 
CONSTRUÇÃO DA NOVA PONTE: As obras de construção da ponte nova de Óis da Ribeira estavam paradas a 24 de Julho de 2014, há 7 anos e já desde o dia 5 de Maio anterior.
A tempo, e n o dia-a-dia, apenas por lá se via um funcionário do empreiteiro.
A Europa Ar-Lindo, a empresa adjudicatária (a empreiteira) das obras, reunira com a Câmara Municipal de Águeda a 9 de Julho e segundo o então vice-presidente Jorge Almeida (actual presidente e de novo candidato), «ficou tudo definido, a estacaria seria para pôr na semana seguinte, mas foi quando fomos informados que a empresa estava em PER». 
«Nada podemos fazer, as obras continuam adjudicadas», disse o autarca camarário.
A ponte, com outro empreiteiro, só viria a estar construída e aberta ao tráfego a 14 de Outubro de 2017. Mais de 3 anos depois. E depois de muitos desarranjos, prejuízos, reuniões e pagas ás autoridades locais que foram responsáveis pela situação.
- NOTA: A ponte acabou por ser aberta ao público a 14 de Outubro de 2017, por Gil Nadais, o presidente da Câmara Municipal de Águeda.: A 

2 - OBRAS NA IGREJA DE SANTO
ADRIÃO DE ÓIS DA RIBEIRA: A Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi alvo de obras de restauração em 1927, há 94 anos, inauguradas a 10 de Julho quando se realizou a festa de S. Sebastião.
A notícia colhemo-la do «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2002: «Temos, enfim, as célebres obras concluídas, das reparações da Igreja, muros do cemitério e adro, a torre e a igreja acabam de passar por uma transformação regular».
O templo foi «coberto com telha tipo Marselha, pintado e retocado desde o galo (a cor deste não recomenda muito), até aos alicerces, parece obra a luzir de branco ao longe, por entre o verde das árvores que a rodeiam, relembrando o ano de 1867, em que foi aumentada e transformada», referia o JdA, reportando-se à parte externa.
Quanto à interna, «foi reparada e pintada nas forças do possível».
- NOTA: O telhado do templo foi substituído, não sabemos se este ou já outro, em Maio de 2014.
Olívia Carvalho

3 - ANO 1928: 4 MORTOS DE
ÓIS DA RIBEIRA NO BRASIL
: A comunidade óisdaribeirense foi alarmada, a 24 de Julho de 1928, com um telegrama chegado do Brasil e dirigido a José Carvalho: o falecimento, no Brasil, de sua filha Olívia Pires de Carvalho, costureira, do marido e de seus dois filhos.
O marido seria António Agostinho Pires Soares e os filhos eram Maria de Lurdes, de 8 anos, e Mercedes, de 23 meses. Um deles, terá morrido de paludismo. José Carvalho, sufragando as suas almas, mandou celebrar missa e distribuiu esmolas aos pobres.
- NOTA: José Carvalho seria o dono da casa que hoje é dos herdeiros da Luís Soares de Almeida, na Rua Benjamim Soares de Freitas.
Pedro Carvalho

4 - ANO 1998: CANOÍSTA PEDRO CARVALHO
NO EUROPEU DA SUÉCIA
: O canoísta Pedro Filipe de Carvalho disputou, entre 24 e 26 de Julho de 1998, há 23 anos, o Campeonato da Europa de Juniores, em Kypoking, na Suécia.
O atleta de Óis da Ribeira e formado ARCOR - clube pelo qual agora é da classe de veteranos e ainda neste último fim de semana campeã nacional de várias distâncias do escalão (em C2 pela quarta vez consecutiva) - tinha sido apurado nas selectivas das Regatas de Décise, em França.
Já no europeu sueco, atingiu as meias finais, classificando-se em 5º. lugar a prova de K1 500 metros e 6º. lugar e K1 1000 metros.
- NOTA: Pedro Carvalho é agora atleta da classe Masters (veteranos) da ARCOR
António Monteiro

5 - ANO 1999: MONTEIRO APURADO
PARA O MUNDIAL DE ITÁLIA
: O internacional António Monteiro, da ARCOR, apurou-se para o Mundial de Canoagem de 1999, na selectiva que a 24 de Julho de 1999 se realizou em Mortágua.
O atleta arcoriano fez equipa com Diogo Fazenda e participou na prova de K2, em 1000 metros, mas não chegou a disputar o Mundial, por falta de apoio financeiro da Federação Portuguesa de Canoagem - nua altura em que sonhava apurar-se para os Jogos Olímpicos de Sidney 2000 - depois de ter participado nos de Barcelona 1992.
Já semanas antes, apurado para o Europeu de Velocidade da Croácia, não participou pela mesma razão: falta de apoio federativo.
- NOTA: António Carvalho é agora atleta da classe Masters (veteranos) da ARCOR.
M. Carmo RamosOS

6 - ANO 2001: REUNIÃO DA ARCOR
NA SEGURANÇA SOCIAL: A direção da ARCOR , presidida por Celestino Viegas, reuniu com a dra. Maria do Carmo Ramos, da Segurança Social de Aveiro e responsável pela obra da ARCOR, para analisar o projecto do centro social que a 14 de Maio estava incompleto, a 12 apresentava 14 insuficiências na candidatura e, corrigdo foi reentregue a 9 de Julho.
O dia foi também tempo de reunião com a dra. Rosa Maria, coordenadora das valências socias e para analisar queixas de alguns pais.
- NOTA: Os pais denunciaram insuficiências do funcionamento das valências sociais, na altura coordenadas por uma educadora que, entretanto, foi dispensada pela direção - que tinha sido empossada a 1 de Maio desse ano. O projecto foi aprovado.

7 - ANO 2011: VOLODYMIR DE
BRONZE NO EUROPEU DE FRANÇAVolodymir foi medalha de Bronze nos Europeus de França O veterano Volodymir Perekhodov (à direita), foi medalha de bronze no campeonato da Europa de Maratonas, que este fim de semana se disputou em Saint Jean de Losne, na França. O atleta internacional da ARCOR disputou a prova de K1 Veteranos C e representava o seu país-natal - a Ucrânia. Velry Shuftakin, também da ARCOR, não se pôde deslocar a França, para disputar o mesmo Europeu, por razões de natureza profissional. 

Sem comentários:

Enviar um comentário