quarta-feira, julho 27, 2022

» Memórias d´Óis dos dias 27 de Julho: ARCOR apresentou maquete do Centro Social (2001)! A casa do avô do padre/monsenhor José Bernardino (1880)! Irmão matou irmão por envenenamento (1991)! Os Fidalgos da Trofa na ARCOR (2002)! André Coelho e outros campeões nacionais de canoagem (2008)! Tiago Tavares o Mundial de juniores (2011)!

O centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia já construídos

A maquete apresentada há 20 anos


Os dias 27
de Julho 

1 - ANO 2001: MAQUETE DO CENTRO SOCIAL DA ARCOR E SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA:  a ARCOR apresentou a maquete do então futuro centro social (e sede da Junta de Freguesia) no decorrer da festa de encerramento do ano escolar, a 27 de Julho de 2001. 
Há precisamente 21 anos! O tempo voou!
O trabalho tinha sido executado por formandos de um curso de formação profissional do Centro de Formação Profissional de Aveiro, frequentado pela óisdaribeirense Tânia Neves de Almeida (ex-dirigente da ARCOR), e suscitou muita curiosidade e imensa surpresa aos participantes da festa, nomeadamente da parte de pais e familiares das crianças que então frequentavam as valências sociais da ARCOR. Surpresa, principalmente atendendo a dimensão da obra - que o Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, viria a considerar «maior que  freguesia».
A festa de encerramento do ano escolar arcoriano decorreu no salão do restaurante Pôr do Sol, literalmente cheio, e o presidente da direção da ARCOR era Celestino Viegas, três meses antes empossado e que, na oportunidade, exortou os convivas a colaborarem com a obra.
- NOTA: A obra foi considerada «maior que a freguesia» mas foi construída e paga, com saldo que (ainda) durou até 2022.
A casa licenciada em 1880
m
2 - ANO 1882: A CASA DO DR. JOSÉ 
SANTOS SILVA, AVÔ DO PADRE/MONSENHOR 
JOSÉ BERNARDINO: A Câmara Municipal de Águeda licenciou a construção da casa do cirurgião José dos Santos Silva, avô do futuro padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva. 
A autarquia regulou o prospecto e alinhamento da parede de uma casa que possuía a norte do actual Largo do Centro Social e uma outra ao lado, na entrada da Rua do Cabo (actual Rua Manuel Tavares), que o cirurgião pretendia demolir e reedificar. A licença foi emitida e a fiscalização entregue ao vereador municipal Manuel Francisco Claro.
O cirurgião Santos Silva foi pai de Maria José Santos Silva, líder local do Partido Progressista em finais do século XIX. A mãe do padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva e de Maria Bernardina, que casou com Manuel Maria Ala de Resende.
- NOTA: A imagem da casa foi obtida no dia do lançamento da primeira pedra do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. A 27 de Fevereiro de 2000. Foi demolida em 2003 e no ano seguinte o terreno (agora o parque de estacionamento) e quintal foram comprados pela ARCOR, aos herdeiros professora Cândida Tavares Ferreira e dr. Estima Reis (Zeca), ex-presidente da ARCOR, falecido a 30 de Dezembro de 2021.
José António A. Gomes

José António de
Almeida Gomes


3 - ANO 1991: IRMÃO MATOU
IRMÃO POR ENVENENAMENTO: A comunidade óisdaribeirense foi, há 31 anos, tragicamente surpreendida, pela morte de José António de Almeida Gomes, de 27 anos, vítima de envenenamento provocado pelo próprio irmão.
A morte, a 27 de Julho de 1991, não levantou suspeitas iniciais, mas conversas dos seus companheiros de trabalho levaram a PJ a deter o irmão, João Carvalho (ao tempo com 17 anos) - na tarde de 1 de Agosto.
O funeral foi até adiado para 2 de Agosto (depois da autópsia) e o João acabou por ser condenado a 16 anos de cadeia (citamos de memória), que parcialmente cumpriu numa penitenciária da área de Lisboa.
O Tribunal Judicial de Anadia concluiu que introduziu remédio do escaravelho na comida cozinhada pela mãe e que o José António levava para a fábrica (a Confersil) numa lancheira. Não a chegou a comer na totalidade, na hora do almoço, sentiu-se mal e foi levado para o Hospital de Águeda, onde acabou por falecer.
- NOTA: O João cumpriu pena e, actualmente, vive com a mãe, Juraci Almeida Gomes, em Óis da Ribeira, trabalhando numa empresa de Águeda
 

4 - ANO 2002: OS FIDALGOS DA 
TROFA NA FESTA DA ARCOR: O Grupo Folclórico Infantil Os Fidalgos da Trofa actuou em Óis da Ribeira a 27 de Julho de 2002, há 20 anos, na festa de encerramento do ano social da ARCOR.
O talentoso e gracioso grupo folclórico trofense, como lhe chamou o «Jornal da ARCOR», desfilou desde o Cruzeiro do Cabo até à cave do centro social, literalmente cheia e onde actuou «a grande nível, cm danças e cantares do folclore regional, magnificamente dirigidas pelo ensaiador José Madail».
A tarde de festa tinha sido de jogos, representações e muita alegria, com merenda partilhada, no parque da pateira, entre crianças, pais, familiares e colaboradoras da ARCOR - cuja direção era, ao tempo,  presidida por Celestino Viegas.
- NOTA: A ARCOR de há 20 anos estava empenhada na construção do centro social e, por isso mesmo, organizava sucessivos eventos para atrair apoios e promover e angariação de fundos.
André Coelho

5 - ANO 2008: ANDRÉ COELHO FOI
CAMPEÃO NACIONAL DE CANOAGEM: O canoísta André Coelho, da ARCOR, sagrou-se campeão nacional de K1 juniores a 27 de Julho de 2008. Há 14 anos!
A prova foi de 200 metros e disputou-se em Montemor-o-Velho, no agora Centro de Alto Rendimento (CAR), e o clube de Óis da Ribeira, nesse ano desportivo, teve os seguintes campeões nacionais:
- João Pereira e Alexandre Pires: K1 infantis, 2000 metros, dos Torneios Abertos.
- António Baptista; C2 cadetes, 2000 metros, dos Torneios Abertos, com Tiago Tavares.
- André Coelho: K1 juniores, 200 metros.
- Tiago Tavares: C1 cadetes, 200 metros, e C2 cadetes, 200 metros, dos Torneios Abertos, com António Baptista.
- NOTA: A tradição arcoriana de ter campeões nacionais de canoagem, anos desportivos atrás de anos desportivos.

6 - ANO 2011: TIAGO TAVARES
NO MUNDIAL DE JUNIORES
: Tiago Tavares, da ARCOR (o primeiro, da esquerda para a direita), partiu ontem para a Alemanha, integrado na seleção nacional júnior de velocidade, para disputar, no próximo fim-de-semana, o Campeonato do Mundo. Tiago Tavares correrá o C1 200 e o C1 500 metros. Ele e os companheiros que nos Europeus, recentemente, conquistaram duas medalhas, «têm agora o desafio de manter o nível mostrado na Croácia», como refere a FPC. A equipa seguiu com o técnico nacional Rui Fernandes e João Lourenço (técnico da FPC).
- NOTA: Tiago Tavares viria a vencer a Final B dos C1 200 metros e foi 8º. na Final B de C1 500. Ficou automaticamente apurado para o Europeu de 2012 - previsto para Montemor-o-Velho, no mês de Julho.
Carla Tavares

7 - ANO 2017: CARLA TAVARES CANDIDATA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ÁGUEDA: A ribeirense Carla Tavares, de 39 anos, é a candidata do PS à presidência da Assembleia Municipal de Águeda nas eleições autárquicas que se realizarão a 1 de Outubro de 2017.
Advogada e deputada na Assembleia da República, é também 1ª. secretária da Assembleia Municipal, depois de, nos dois mandatos anteriores, ter sido 2ª. secretária. É membro da Comissão Política Concelhia de Águeda e foi presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Aveiro. É membro da Comissão Política Nacional do PS, entre outros cargos relativos à sua qualidade de deputada socialista.
Localmente, foi candidata a presidência da Junta de Freguesia em 2009, exercendo o cargo de membro da Assembleia de Freguesia. Foi vogal da direção da ARCOR e é presidente da assembleia geral da Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
- NOTA: A eleição para candidata à presidência da Assembleia Municipal de Águeda ocorrera na tarde de domingo último, dia 23 de Julho de 2017, em reunião extraordinária da CPC do PS de Águeda.

Sem comentários:

Enviar um comentário