O DL 172 de há 149 anos |
1 - ANO 1873: CONCURSO PARA
Os últimos sacramentos que ministrou em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- BAPTIZADO: O de José Maria, filho do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, irmão do barqueiro Zebedeu Alves da Costa. A 11 de Junho de 1876.
- CASAMENTO: O de Maria Angélica dos Santos e João Tavares da Silva. Ela, de 32 anos, solteira e lavradora, filha de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia. Ele, de 54 anos, solteiro e lavrador, filho de João Tavares da Silva, de Travassô. A 29 de Maio de 1876. O casal, entre outros, viria a ter o filho e futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi dado à Rua do Cabo.
- FUNERAL: O de Belarmina, filha de Maria Viegas, jornaleira, e pai incógnito, de 11 meses e 7 dias. A 8 de Junho de 1876.
Jaime Reis (foto actual) |
2 - ANO 1980: CONCURSOS E DESPORTO
O programa teve apoio da Comissão Municipal de Turismo de Águeda e envolveu os dias 2, 3 e 4 de Agosto de 1980, com cartaz desportivo no sábado e domingo.
Jaime Reis foi o vencedor do concurso de pesca, seguido de António Prazeres, Casimiro Estima e Dionísio Prazeres. A prova de ciclismo foi ganha por António Joaquim, por se apresentar com o veículo mais antigo.
Quanto à prova de apanha de moliço, venceu Miguel Marcos dos Reis, que tinha, imagine-se... 80 anos! Seguiram-se João Tavares dos Santos (2º.), Ernesto Almeida, Jorge Soares, António Estima e António Joaquim.
O parque onde ficava a casa demolida |
3 - ANO 1984: DEMOLIIÇAO DE CASA
O edifício e anexos ficavam no local onde hoje se situa o parque de estacionamento em frente à residência de Armando Resende e o proprietário estava então emigrado no Brasil. Fazia esquina com o largo da Igreja e a Rua Benjamim Soares de Freitas.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Isauro Carvalho e Santos com o secretário António Framegas Fernandes da Silva e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.
A maquete do Cento Social da ARCOR |
5 - ANO 2001: ARCOR REUNIU COM ANTIGOS PRESIDENTES E AUTARCAS: A direção da ARCOR convidou os seus ex-presidentes e os da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira para uma reunião de trabalho sobre o centro social e sede da autarquia, realizada a 3 de Agosto de 2001, há 20 anos!
O objectivo, para além da mobilização em favor das obras, era pacificar o ambiente associativo arcoriano - muito tenso nos então últimos anos desse tempo.
A oportunidade foi aproveitada para se mostrar e apreciar a maquete do centro social, que já tinha sido publicamente apresentada a 1 de Julho e o então presidente da direção arcoriana (Celestino Viegas) falou das diligências que decorriam, no âmbito do concurso público - cujas propostas tinham sido abertas a 2 de Julho (anterior).
- NOTA: Tempos de união da comunidade, em favor da comunidade óisdaribeirense.
António Fernando |
ANTÓNIO FERNANDO ALMEIDA: O óisdaribeirense António Fernando Framegas de Almeida faleceu a 3 de Agosto de 2010, há 11 anos, vítima de um trágico acidente na estrada do Surpel, que liga Espinhel a Ois da Ribeira.
A iniciativa é promovida pela associação e está marcada para as 19,30 horas, no salão cultural, esperando-se e desejando-se a participação de muitos ribeirenses, e não só, para vitoriar e aplaudir o jovem campeão do mundo.
O primeiro campeão do mundo de Óis da Ribeira! O primeiro campeão do mundo de todos os desportistas de Águeda!
Os actores amadores do Juntos e do PS abandonaram o palco na representação do dia 5 de Abril de 2018, repetindo actos políticos anteriores |
O autor é desconhecido mas muito populares são os actores que interpretam esta surpreendente peça da lírica política popular local.
O enredo anda à volta de um grupo de 9 rapazes e raparigas profundamente apaixonados pelo poder local e que, por esse amor, lutam e incendeiam desbragadamente, em lancinantes momentos de paixão e de drama, de suspense e intriga palaciana.
As juras são imensas, até tresloucadas são algumas declarações, e, entre traições e algumas mentirolas, o desejado poder local continua dividido e suspenso, em suspense e solteiro e sem saber para que lado pender.
Por que amor se deixará enlear o pequenino poder local?
Por Sérgio, o príncipe eleito, que algumas damas de companhia e cavalheiros não quer na sua corte! Nem o querem?!
Por Mário, o príncipe emérito, que o poder não quer deixar, a ele agarradinho como lapa?
Por Júlia, a noiva debutante que Sérgio rejeita e ela não ama?
Por quem, desta corte espartilhada e diminuída, impaciente e jogadora, se prenderá d´amores o príncipe eleito? E prenderá?
Terá este de abdicar do trono e do reino, cedendo-o ao rival enamorado da mesma dama, para salvar a democracia popular, dando-o de bandeja aos seus arqui-inimigos?
Por quem se decidirá a corte de eleitos neste comovente drama da política autárquica local?
NA LISTA DO «JUNTOS» DE TRAVASSÓIS: Paulo Gomes, em 5º. lugar, é o segundo óisdaribeirense a integrar a lista do Juntos por Águeda para as Eleições Autárquicas 2021 da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Depois do segundo de Ondina Soares, actual secretária da Junta de Freguesia.
O d´Óis Por Três «achou-o» no cartaz oficial e a sua candidatura (em lugar putativamente elegível), na prática, substitui Sérgio Almeida, actual mesário da AFTOR. Sobre Paulo Gomes, valerá a pena aqui deixar o seu histórico em eleições autárquicas locais.
Assim, vejamos:
- ANO de 1997: Candidato do PS, em 5º. na lista liderada por António José Tavares (93 votos). Venceu o PSD de Fernando Pires (341) e também concorreu o CDS de Albertino Soares (55).
- ANO de 2005: Candidato da LIOR - Lista Independente de Óis da Ribeira, em 7º. lugar na lista de Diamantino Correia (123 votos). Venceu o PSD de Fernando Pires (334) e também concorreu o Bloco de Esquerda de Aníbal saraiva (30),
- ANO de 2009: Candidato do PSD, em 9º. lugar da lista de Fernando Pires, que venceu (277 votos). Também concorreu o PS de Carla Tavares (220).
- ANO de 2021: Candidato do Juntos Por Águeda, em 5º. lugar da lista de Sérgio Neves.
- ANOS de 2017 e 2019: Presidente da mesa de voto nas eleições autárquicas (normais e intercalares) da UFTOR.
- ANO de 2021: Presidente da Mesa de Voto nas Eleições Presidenciais.
- NOTA: O texto completo pode ser (re)visto AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário