domingo, agosto 28, 2022

* Memórias d´ÓdR dos dias 28 de Agosto: A limpeza da pateira e aterro de Óis da Ribeira (2001)! O jardim de infância e pré-primária da ARCOR (1981) António Monteiro no Mundial de Maratonas (1999)! Óis da Ribeira e a reforma administrativa (2013)! Os cartazes eleitoras das eleições autárquicas (2021)


A limpeza da pateira há 20 anos, vista do lado de Óis da Ribeira
O aterro da ponte, há 20 anos, onde agora fica 
a chamada ponte nova de Óis da Ribeira



1 - ANO 2001: A LIMPEZA DA PATEIRA E O ATERRO: O Instituto Nacional da Água (INAG) deu luz verde, há precisamente 20 anos, para obras no aterro da ponte de Óis da Ribeira.
Os trabalhos a realizar deviam-se aos danos causados pelas cheias, que causaram milhares de contos de prejuízos aos lavradores, quer nos campos de Cabanões, quer principalmente nos de Óis da Ribeira - o que levou a vigorosa intervenção da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires junto da Câmara Municipal de Águeda.
O objectivo era controlar as cheias.
Hoje, como se sabe, tudo foi substituído pela nova ponte,  inaugurada a 14 de Outubro de 2017, depois de meses e meses de obras paradas.
- NOTA: O desassoreamento da pateira foi outro caso de há 20 anos, já que a CPU, uma empresa de Lisboa, deu como concluído o estudo para os trabalhos de desassoreamento da pateira - que, em futuro próximo, ia ser apresentado às Juntas de Freguesia ribeirinhas - as de Óis da Ribeira, Fermentelos e Espinhel.




2 -  ANO 1981: JARDIM DE INFÂNCIA 
E PRÉ-PRIMÁRIA DA ARCOR: A Direção Geral do Ensino Básico ( DGEB), há 40 anos, não aprovou a candidatura da ARCOR para a criação de um jardim de infância e, para mais tarde, o ensino pré-primário. O que era uma novidade em Óis da Ribeira.
A associação óisdaribeirense disponibilizara a sua sede (a cave da actual sede da Tuna / AFOR) e então também da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, mas a DGEB considerou-as sem as condições necessárias para o efeito.
A direção era presidida por Celestino Viegas e foi depois proposta a sala desocupada da escola primária, a  mais antiga. Também não foi aprovada. Curiosamente, em 2000 (?) e já na presidência de Fernando Reis, viria a ser aprovada para o jardim de infância. E em 2001, na de Celestino Viegas, aprovada a cave da sede para o ATL. 




- ANO 1999: ANTÓNIO MONTEIRO 
NO MUNDIAL  DE MARATONAS 
DE CANOAGEMO atleta António Monteiro, então da ARCOR, participou no campeonato do mundo de maratonas canoagem, disputado em Milão, na Itália.
A prova era decisiva para o apuramento de portugueses para os Jogos Olímpicos de Sidney 2000, na Austrália, e Monteiro fez equipa com Diogo Fazenda em K2, 200 metros, ficando a dois centésimos de segundo do apuramento, com o tempo de 33s.05. Individualmente, também disputou a prova de K1, na distâncIa de 500 metros, fazendo o tempo de 1m.42s.03 (ver amanhã).

Fernando Pires (JFOR), Agostinho Tavares e
Celestino Viegas (ARCOR) na escritura de
 cedência do terreno do Centro Social


3 - ANO 2010: AS SEDES DAS
JUNTAS DE FREGUESIA (Continuação)O protocolo de cedência do terreno do Centro Social, da Junta de Freguesia à ARCOR, ao tempo presidida por Fernando Reis, foi acertado a 30 de Agosto de 1999 e ratificado pela Assembleia de Freguesia a 28 de Setembro do mesmo ano. A escritura só viria assinada a 23 de Julho de 2004.
O acto decorreu no Cartório Notarial de Águeda, ao tempo dirigido por Cristina Gala, e foi assinada por Fernando Pires (presidente da Junta de Freguesia) e Celestino Viegas (presidente da direcção da ARCOR) e Agostinho Tavares (tesoureiro).
A cedência foi em regime de direito de superfície, por 50 anos. O registo foi feito na Conservatória do Registo Predial de Águeda a 6 de Agosto seguinte.
O acordo de desenvolvimento do projecto de construção do Centro Social e Cívico foi assinado entre a Junta de Freguesia e a ARCOR a 24 de Novembro de 2000. A autarquia assumiu 20% dos custos de construção da obra - cuja gestão foi entregue à ARCOR.

- NOTA: Continua. Texto e foto da revista da Junta de Freguesia.


4 - ANO 2013: ÓIS DE RIBEIRA E A REORGANIZAÇÃOO ADMINISTRATIVA:  O efeito das redes sociais tem destas coisas: a espontaneidade e a inclinação para a verdade. Diz o comentador Alberto Santos que «Óis da Ribeira merece a atenção que a reorganização administrativa lhe retirou, ao perder a sua identidade como freguesia».
Pois bem podia o comentador Santos perguntar lá em casa, para ficar bem informado, como é que os presidentes da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia (este também agente funerário) reagiram à proposta de reorganização administrativa.
Repare-se, também, no que diz o candidato do PSD, que os dois autarcas rejeitaram para se passarem para o PS, no qual foram vetados. No que depender dele..., diz ele.
- NOTA: Alberto Santos é filho de Manuel Soares, o então presidente da Assembleia de Freguesia e antigo presidente da Junta de Freguesia (mandatos de 1986/1989 e 1990/1993).

Cartazes do CDS e do Juntos por Águeda em frente à sede da UFTOR, em Óis da Ribeira

O cartaz do CDS + Independentes
para a Assembleia e Câmara Municipal 


5 - ANOS 2021: OS CARTAZES ELEITORAIS
DAS AUTÁRQUICAS LOCAIS: As eleições autárquicas estão a menos de um mês, a 26 de Setembro de 2021, e a as variadas candidaturas vão mostrando as suas caras ao povo eleitor óisdaribeirense.
O Largo do Centro Social da ARCOR e da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, teve o primeiro, o da coligação Juntos Por Águeda e desde ontem tem um do CDS + Independentes em forma dupla: de um lado, virado para a Rua Manuel Tavares, os candidatos à Junta de Freguesia. São os que se vêem na fotografia de cima.
O do CDS + Independentes já tinha (e tem) um a 50 metros, em frente ao fontanário e nas costas do que está no largo apresenta os seus candidatos à presidência da Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Águeda, respectivamente Miguel Oliveira e Antero Almeida.
Dá-se o caso de este advogado, que se «transferiu» do PSD, sendo vereador deste partido no mandato que está a terminar, ter raízes familiares em Óis da Ribeira: é casado com a também advogada Marisa Soares, filha do óisdaribeirense Manuel Cipriano de Almeida Gomes, já falecido e que foi casado em Barrô. Neta paterna dos também já falecidos Angelino Gomes e Generosa Henriques de Almeida.
Os 2 cartazes do CDS + Independentes

O CDS em eleições
em Óis da Ribeira !

O CDS nunca foi poder em Óis da Ribeira, embora, no tempo democrático, se tivesse apresentado 8 vezes a eleições.
A última foi nas intercalares de 24 de Fevereiro de 2019, quando, já em União de Freguesias, se apresentou com o candidato Ricardo Almeida, de Travassô, e uma lista que apenas incluía uma candidata de Óis da Ribeira (Sofia Fragoso).
A última candidatura do CDS tinha sido a de Albertino Soares, em 1997 - muito embora, em 2001, se tenha coligado com o PS de Aníbal Saraiva - que foi eleito (87 votos).
As candidaturas do CDS, em listas próprias, foram as seguintes:
1 - Ano de 1976, com Hernâni Framegas dos Reis: 145 votos.
2 - Ano de 1979, com Fernando Reis Duarte de Almeida: 111 votos.
3 - Ano de 1982, com Sesnando Alves dos Reis: 130 votos.
4 - Ano de 1985, com Arménio Pinheiro da Silva: 45 votos.
5 - Ano de 1989, com  Eugénio dos Reis Pinheiro: 37 votos.
6 - Ano de 1993, com Manuel Joaquim de Oliveira Dias de Carvalho (Beatriz):  110 votos.
7 - Ano de 1997, com Albertino Gomes Soares: 55 votos. 
8 - Ano 2019, com Ricardo Almeida: 174 votos.


Sem comentários:

Enviar um comentário