O benemérito Benjamim Soares de Freitas |
O relógio actual já não é o de 1954 |
A intenção de oferecer o relógio da torre e o telefone de posto público foi anunciada na sessão da Junta de Freguesia de 11 Julho anterior, precisamente por Benjamim Soares de Freitas - que era o presidente da autarquia - e sabe-se que, segundo o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, foi «no intuito de perpetuar o seu nome e bem-servir a sua terra, resolveu colocar a expensas suas, exclusivamente, um relógio na torre desta freguesia, que já se encontra instalado».
Sabe-se igualmente que «conjuntamente, requereu também a instalação de posto telefónico público» - que viria a ser instalado no estabelecimento comercial do sr. Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, «também a expensas suas pelo espaço de 4 anos». Onde agora é o Café Central, de Aníbal Saraiva, onde ainda se mantém em funcionamento.
- NOTA: O relógio da torre sineira e o telefone público foram oficialmente inaugurados a 13 de Março de 1955 e a freguesia viria a homenagear Benjamim Soares de Freitas, atribuindo o seu nome à rua da sua residência (a casa que hoje é de Fausto Ferreira Simões dos Reis), a que vai do Largo do Centro Social (Cruzeiro) até à escola primária.
2 - ANO 1886: FALECIMENTO DE LEONOR, UM(A)
DOS FILHOS DE JOSÉ CONSTANTINO DOS REIS: A primeira de 12 filhos de José Constantino dos Reis faleceu a 5 e Agosto de 1886, com apenas 17 meses - nascida a 29 de Março de 1885. Outros filhos do casal José e Maria Rosa Soares (da Maia) foram Joaquim, Maria, Manuel Maria, Ana, João, Sebastião, Maria Rosa, José Maria, Augusto, Fernando e Maria Celeste.
José Constantino dos Reis era agricultor e teve morte trágica, por afogamento num poço de Segadães, no dia 10 de Janeiro de 1905. Esteve na feira da Fontinha e seguiu para Mourisca do Vouga, deixando de ser visto. A família, estranhou o atraso do regresso, pediu apoio e foram diversas pessoas à sua procura - achando o corpo num poço próximo dos moínhos e lagar de Segadães.
O local era distante do caminho para a Mourisca do Vouga e nunca se soube o motivo que o lá levou. Por roubo, não terá sido: tinha duas moedas de 500 e 200 reis de prata no bolso e uma carteira sem nada. - Ver AQUI
- NOTA: Familiares descendentes moradores em Óis da Ribeira são, netos, os irmãos Maria de Lurdes Tobias (filhos de Augusto), os bisnetos e irmãos Paulo Rogério e Selda (netos de Sebastião) e o Steven Pires (neto de Fernando). Filha deste, é Maria Ascensão, esposa de Aurélio. Is filhos João e José Maria emigraram para o Brasil. Filho deste, foi o dr. Rúbens Pires dos Reis que, aos 86 anos, faleceu subitamente, na sua chegada de férias e a Óis da Ribeira, a meio da tarde de 3 de Outubro de 2014.
3 - ANO 1906: PRÉMIO BARÃO
O médico Albano Tavares da Silva e Cunha |
3 - ANO 1906: PRÉMIO BARÃO
DE CASTELO DE PAIVA PARA O
MÉDICO ALBANO TAVARES: O então futuro médico Albano Tavares da Silva e Cunha, ainda como aluno do 4º. ano da Escola Médica de Lisboa, foi galardoado com o Prémio Barão e Castelo de Paiva em Agosto de 1906. Há 116 anos!
O estudante óisdaribeirense obteve o prémio, que foi o único da cadeira de Cirurgia Operatória, daquela escola de ensino médico da capital portuguesa.
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 25 de Dezembro de 1866, era filho do lavrador José Tavares da Silva, lavrador desta vila, e de Maria da Graça da Silva e Cunha. Era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e, como médico, trabalhou em Portel - onde casou e por duas vezes enviuvou, ali falecendo a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos. A bisneta Maria Manuela vive em Vila Nova de Gaia.
Viria a concluir a licenciatura em medicina em 1897 e chegou a Óis da Ribeira a 31 de Julho desse anos, sendo festivamente recebido pelo povo, com foguetes e as Filarmónicas de Fermentelos e de Aguada de Cima.- NOTA: Sobrinhos-netos do dr. Albano Tavares são os irmãos Joaquim e José (já falecidos) Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires, filhos da sobrinha Neófita Alda, netos do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha.
ARCOR EM PROVAS
INTERNACIONAIS: A atleta Beatriz Gomes, da ARCOR e futura campeã do mundo, foi terceira classificada da Maratona Internacional do Rio Úmia, em Espanha e na prova de K1 cadetes, a 5 de Agosto de 1995. Também correram Pedro Carvalho 5º.) e Sérgio Soares (12º.) em C1.
- NOTA: A direção da ARCOR era então presidida por António José Tavares, actual presidente do conselho fiscal.
6 - ANO 2004: EMPARCELAMENTO
DOS CAMPOS DE ÓIS DA RIBEIRA: A Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Águeda promoveu, de 5 a 15 de Agosto de 2004, a exposição do projecto de emparcelamento do campo do Valbom, em Óis da Ribeira.
O objectivo era ser observado pelos proprietários interessados e no âmbito do projecto de Emparcelamento Rural Integrado de Águeda, Borralha, Recardães e Espinhel que, vá lá saber-se porquê, envolvia o território de Óis da Ribeira que fica imediatamente a montante da ponte e até aos Remoinhos (o referido Valbom, como se vê na imagem).
- NOTA: O projecto, passados quase 18 anos, nunca passou do papel, não sabemos a razão.
DA PONTE NOVA: As obras da ponte continuam, o que é muito bom sinal para as gentes de Óis da Ribeira e não só, e já se vê a armação de ferro que vai servir de tabuleiro final.
A imagem de cima, muito parecida com algumas outras já aqui publicadas, dá ideia da grandeza a ponte. É tirada do lado da ponte actual, do lado de Óis da Ribeira. A de baixo, mostra a base que servirá o dito tabuleiro e que nos dizem ir ter 8 metros de largura, incluindo os passeios.
Venha a ponte nova! Tão prometida e tão esperada.
A imagem de cima, muito parecida com algumas outras já aqui publicadas, dá ideia da grandeza a ponte. É tirada do lado da ponte actual, do lado de Óis da Ribeira. A de baixo, mostra a base que servirá o dito tabuleiro e que nos dizem ir ter 8 metros de largura, incluindo os passeios.
Venha a ponte nova! Tão prometida e tão esperada.
- NOTA: A ponte viria a ser aberta ao tráfego no dia 21 de Outubro de 2016 e oficialmente inaugurada um ano depois - a 14 de Outubro de 2017.
8 - ANO 2021: OS CANDIDATOS DA
«CDU» DE ÓIS DA RIBEIRA: A lista de candidatos da Coligação Democrática Unitária (CDU) para a Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR) é liderada pelo residente José Eduardo Simões e inclui os óisdaribeirenses António Simões Pereira e Paulo Jorge (Rosse).José Eduardo Festas Pereira Simões, natural de Águeda, onde nasceu a 5 de Fevereiro de 1950, é aposentado do Ar-Líquido e residente na Rua Manuel Tavares (Cabo). Não é novato em eleições de Óis da Ribeira. Foi líder da CDU nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019, repetindo candidatura de 1989, quando foi quarto da lista de António Simões Pereira.
- NOTA: O texto completo pode ser (re)lido AQUI
na pateira (foto da net)
NAS FESTAS DA PATEIRA: As festas da Pateira de 1995, em Óis da Ribeira, realizaram-se no dias 4, 5 e 6 de Agosto, com um festival de paraquedismo na tarde de domingo.
O programa começou na sexta-feira, dia 4, hoje se fazem 26 anos, com baile/festa popular com o conjunto típico «Mundo Novo». O sábado foi tempo para um convívio de emigrantes, durante a tarde, e uma noite musical com o grupo «Phase».
O domingo, dia 6, teve o grupo musical «Inops», que actuou durante a tarde e à noite, com a largada de paraquedistas a ocorrer pelas 17,30 horas.
Infelizmente, não temos qualquer imagem deste festival, pelo que, se alguém tiver e nos quiser enviar, pode fazê-lo pelo email doisportres2@gmail.com. Obrigados.