quarta-feira, agosto 24, 2022

* Os dias 24/08 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: A apanha de moliço e jacintos e as festas da pateira! A canoísta da ARCOR que foi vice-campeã do mundo! Percurso Pedestre de Óis da Ribeira! A proclamação do candidato Sérgio Neves & Companhia!


ÓdR há 15 anos!

A apanha de moliço
e jacintos e as festas
da pateira!

A «Tertúlia Literária» nº. 285, a do dia 24 de Agosto de 2007, há 15 anos, considerava sobre o (que já foi) dia de abertura da apanha de moliço na pateira.
Assim:
- «Então, amanhã é o 25 de Agosto, dia da abertura da apanha do moliço na pateira!..», disse o Três.
- «Moliço? Mas quais moliço?!... Já nem jacintos há.... foi tudo por água abaixo», disse o d´Ois.
- «Como as festas da pateira, não é?!», retorquiu o Três.
- «Ora, ora... Essas afogaram-se nos brios da malta nova...», disse o d´Ois.».
- NOTA: Infelizmente, os jacintos ainda infestam a pateira. Andam água abaixo, água cima. Já quando a festas, a política trata(rá) disso.



A canoísta da ARCOR que
foi vice-campeã do mundo!


A Pergunta d´Óis» nº. 185 falava de uma antiga atleta internacional de canoagem da ARCOR.
Assim:
«- A antiga atleta da ARCOR que foi vice-campeã do mundo da canoagem, em 2004 foi Beatriz Gomes - medalha de prata da maratona em K1 nos Mundiais de Bergen (Noruega). Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que foi o ribeirense que, em 2004, editou o CD «É tão linda a minha terra»? Diremos amanhã.».
- NOTA: Beatriz Gomes, além de muitos outros títulos internacionais e depoos como atletas de outros clubes, viria a ser a primeira portuguesa a conquistar um título absoluto de campeã do Mundo em canoagem, ao impor-se nos Mundiais de Maratonas, em Vila Nova de Gaia, a 20 de Setembro de 2009.

ÓdR há
10 anos!


Percurso Pedestre

de Óis da Ribeira !

O Percurso Pedestre da Pateira ao Águeda foi o primeiro trilho a ser implementado (PR1), e devidamente sinalizado, no concelho de Águeda. Já em Novembro de 2008 e foi tema do d´Óis Por Três de há 10 anos.
Assim:
«O percurso decorre por caminhos e veredas das freguesias de Óis da Ribeira e Espinhel, junto àquela que é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica – a pateira de Fermentelos –, e ao rio onde desagua, o Águeda. Sendo em circuito, pode ser iniciado em qualquer dos sítios por onde passa, muito embora se recomende que o ponto de partida seja junto à Pateira de Fermentelos, no Parque de Espinhel ou no Parque de Óis da Ribeira. - Ver AQUI
- NOTA: O aparecimento de muitos outros percursos pedestres, e não só em Águeda, tem feito decrescer a sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário