terça-feira, agosto 16, 2022

* Os dias d´Ois a 16 de Agosto, há 15, há 10 e há 5 anos: Onde levava da vida do Repórter X! Estreia da peça «O Arcanjo Negro»! O «vai-e-volta» da draga «Pato Bravo»! A casa mais antiga de Óis da Ribeira! Política d´Óis - 2: O tio e a sobrinha que são comunistas!

 Maio


ÓdR há 15 anos!


Onde levava da vida
do Repórter X!

O d´Óis Por Três, há 15 anos e na quinta-feira de 16 de Agosto de 2007, continuava a gazetilhar com o impagável Repórter X.
Entendeu o fogoso óisdaribeirense, continuando a pensar que não lhe conhecíamos a identidade, comentar uma imagem do pôr do sol na pateira, em Ois da Ribeira, que considerámos «magnífico lugar e excelente retrato».
O mimoso comentário do Repórter X foi este: «Com tantas vénias qualquer dia começas a levar no c...».
- NOTA do 2x3, então: O RX escreveu mesmo a última palavra e até sem assentos e cedilha. Já se vê, pela sua linguagem, que tipo de gente é o Repórter X. E queria ele que nós publicássemos as suas porcarias...


Estreia da peça «O
Arcanjo Negro»!

A «Pergunta d´Óis» nº. 177, a de há 15 anos, voltava a falar do teatro de Óis da Ribeira em 2007.
Assim:
- A peça «O Arcanjo Negro», representada pelo Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, foi estreada a 12 de Março de 2005. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que comédia foi igualmente representada nesse dia? Diremos amanhã.»
- NOTA: A tradição teatral de Óis da Ribeira é transversal a pelo menos três séculos. Que pena a ARCOR o ter deixado «morrer» há 10 anos! Que enormíssima pena e perda.


O «vai-e-volta» da
draga «Pato Bravo»!


A «Tertúlia Literária» nº. 277 comentava a saída, da pateira, da draga «Pato Bravo».
Assim:
«- «Já sabes que a ceifeira foi para o rio, em Águeda?», perguntou o Três.
- «É, já sei!!!.... Assim que podem, os de Águeda sacam tudo às aldeias...», disse o d´Óis.
- «E os nossos políticos calaram-se?!», interrogou o Três.
- «É!!! Antes que dissessem asneira...», retorquiu o d´Óis.
- NOTA: Adraga tem andado num vai-e-volta que não se sabe se acaba. Por ora e quase sempre avariada, navega pela águas da pateira e a olhar pelos jacintos que por lá se multiplicam.
A casa construída em 1950

ÓdR há 10 anos!

A casa mais antiga
de Óis da Ribeira !

«A casa mais antiga de Óis, qual será?», pergunta o d´Óis Por Três de há 10 anos.
E tentava esclarecer, assim:
«Talvez ninguém saiba dizer mas o d´Óis Por Três lança a pista: esta casa da rua da Igreja (ou Benjamim Soares de Freitas), que é propriedade de Luís Almeida tem um uma indicação de 1850.
O destaque do ano na fachada da casa
A ser assim, terá 162 anos e alguns restauros. Não é conhecida outra casa 
com data anterior, pelo que a conclusão é evidente: é a mais antiga edificação urbana da antiga vila de Óis da Ribeira, embora já posterior à extinção do concelho (1834/35). Se alguém puder acrescentar algum dado, cá ficamos à disposição.
A foto de pormenor exibe a circunferência que está afixada na fachada principal da casa, precisamente no meio das 4 janelas.».
- NOTA: Aos dias de hoje e 10 amos passados desde este post de 16 de Agosto de 2012, é evidente que a idade da casa será agora de 172 anos. Luís Soares de Almeida faleceu a 25 de Julho de 2020, aos 94 anos. A casa será agora do herdeiro Armando Ferreira dos Reis (Chora), seu sobrinho.
A antiga e nobre vila de Óis da Ribeira

António Cadinha (tio)

Cristina Silva
(sobrinha)
ÓdR há
5 anos!


Política d´Óis - 2: O tio e a 
sobrinha que são comunistas!

As eleições de há 5 anos foram tema do d´Óis Por Três, na sua rubrica «Política d´Óis».
Assim: 
«A lista da CDU da TravassÓis é, afinal, toda de Óis da Ribeira, que nem é (não?) terra de comunistas. A eventual excepção é Vera Simões, porém ela mesmo neta de Óis da Ribeira, do falecido professor Dinis Pires da Silva. 
Pode concluir-se, então, que Óis da Ribeira é terra de comunistas? Não crê tal, o d´Óis Por Três, de resto a avaliar pelas votações nas duas 
Vera Lúcia
Simões
Carlos Fernandes
(Teco)
únicas vezes em que concorreu à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira: 7 votos em 1985 e 3 votos em 1989. Duas votações absolutamente residuais.

Carlos «Teco», 
o repetente!


Apenas um dos candidatos comunistas dessas duas eleições (de há 32 e 27 anos, respectivamente) aparece na lista este ano, liderada pelo ex-socialista e ex-bloquista Aníbal Marques Saraiva: Carlos, o «Teco»!
Carlos Alberto da Costa Fernandes, o Teco, enlistou-se em 1985 e já não apareceu nas eleições de 1989.  Em 1985, concorreram Vital de Oliveira Almeida Santos (1º. lugar da lista), João Paulo Martins Pires (2º,), José Laudelino Pires de Almeida (3º.) e ele, o Teco (4º.). Apenas 4 candidatos. Em 1989, concorreram 5 mas dois (o 3º. e o 4º.) não eram de Óis da Ribeira: António Simões Pereira (1º. lugar), José Cândido Gomes Lopes, ribeirense agora morador em Recardães (2º.), José Eduardo Festas Simões, marido de Vera Simões, a segunda candidata de 2017 (3º.), Joaquim José Tavares Ferreira (4º.) e José Laudelino Pires de Almeida, filho do Zé da Violante, o único ribeirense das duas listas e que há vários anos mora em Alquerubim (5º.).
Flávio Neves
Carlos Reis

Tio e sobrinha
na lista da CDU

A curiosidade maior da lista da CDU, na leitura do d´Óis Por Três, tem a ver com a existência de sobrinha e tio na lista: a candidata Cristina Maria Carvalho da Silva, de 36 anos, desempregada, quarta da lista, é filha de Maria de Lurdes, irmã do candidato António José Carvalho Cadinha, de 52 anos, empresário, sexto.
Maria de Lurdes Carvalho Cadinha, a mãe de Cristina e e irmã de António José, aliás, já tem rasto autárquico: em 2001 foi candidata do PS, em 4º. lugar da lista de Aníbal Saraiva, que agora lidera a lista da CDU. A filha Cristina. em 2009, foi 21ª. candidata da lista de Carla Tavares (PS).
Vital Pereira (Fox)

Lucília Santos

Estreantes na
lista da CDU !

Alguns dos 9 candidatos da CDU são literalmente estreantes em campanhas eleitorais da CDU.
1 - Flávio Paulo Coutinho das Neves, de 26 ano e fiel de armazém, filho de Paulo Augusto Almeida das Neves e neto de Maria Natália Almeida das Neves, bisneto de José Ferreira das Neves (Lodais). É o 3º. da lista.
2 - Carlos Manuel Almeida dos  Reis, de 61 anos, fresador, é o 5º. da lista e já foi candidato do Bloco de Esquerda em 2005: 7º. lugar no grupo de Aníbal Saraiva. É filho de Dinis Tavares dos Reis (do restaurante), que foi candidato do PSD em 1979, em 1993, em 1997 e em 2001. Sobrinho de Armando Tavares Reis, candidato em 1976 e 1979 (pelo CDS) e 1985 e 1989 (pelo PS). Sobrinho de Mário Pires Tavares das Neves, candidato do CDS (em 1976) e do PSD (1979, 1993, 1997 e 2001). Primo de Luís Neves, que foi 2º. candidato do PS em 2009, na lista de Carla Tavares. Primo de Nelson Neves, candidato do PSD em 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009.
3 - António José Carvalho Cadinha (acima falado). A esposa, Maria Olívia da Conceição da Silva Marta, foi 30ª. candidata do PSD em 2013.
4 - Maria Lucília Pereira dos Santos, de 51 anos, auxiliar de transportes e recentemente residente em Óis da Ribeira. 
5 - Vital de Carvalho Pereira, o Fox, de 33 anos, impressor gráfico, filho de Manuel Simões Pereira e de Maria Clarice Marcos de Carvalho. É irmão de Carlos Manuel Marcos Pereira, que foi candidato do PS em 2009, na lista de Carla Tavares, em terceiro lugar. Outro irmão, Sérgio Manuel Carvalho Ferreira, foi 16º. da mesma lista. O tio António Simões Pereira foi líder da CDU em 1989. A tia Maria Célia Simões Pereira foi 12ª. do Bloco de Esquerda em 2009, liderada por Aníbal Saraiva.
- NOTA de 2017: Estes dados podem conter algum erro e/ou omissões, de que nos desculpamos. Quaisquer indicações podem ser dadas para o email doisportres2@gmail.com. Obrigado(s).
- NOTA de hoje: Dois destes candidatos de 2017 já falecerem, entretanto: José Laudelino Pires de Almeida (a 13 de Agosto de 2019) e Carlos Manuel de Almeida Reis(a 7 de Dezembro de 2021). RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário