segunda-feira, setembro 19, 2022

* Memórias d´ÓdR dos dias 19 de Setembro: O nascimento do padre Fonseca (1920)! A demissão do professor Joaquim Augusto de secretário da Junta (19343)! Bruno Brandão de prata no Torneio Aberto de Canoagem (1997)! Canoístas da ARCOR «desertaram» para Requeixo (2011)! A coligação a «dar música e à caça de votos (2023)! Óis da Ribeira a perder...placas e identidade (2016)! PS divulga imagens de 32 candidatos (2017)! Juntos ao lado do PSD a convidar votos de eleitores óisdaribeirenses (2027)! David Soares venceu nacional de 1ªs pagaiadas (2020)! Arruada do «Juntos Por Águeda» em Óis da Ribeira (2021)! A campanha do CDS + Independentes em Óis da Ribeira (2021)! Bloco de Esquerda fez campanha eleitoral em Óis da Ribeira (2021)!

Os padres António Nunes da Fonseca
e Frafncisco Júlio Granjeia Pinto

1 - ANO 1920: NASCIMENTO DO PADRE
ANTÓNIO NUJNES DA FONSECA: O padre António Nunes da Fonseca paroquiou vários anos em Santo Adrião de Óis da Ribeira e S. Miguel de Travassô e nasceu há precisamente 102 anos, a 19 de Setembro de 1920, na freguesia de S. Pedro do Bunheiro, na Murtosa. 
Faleceu a 22 de Dezembro de 2008, aos 88 anos e em Cedrim do Vouga, no Arciprestado de Sever do Vouga.
Filho de Domingos Nunes da Fonseca e Maria Custódia da Silva, frequentou o Colégio de Ermesinde e os Seminários de Vilar, de Santa Joana Princesa e do Cristo-Rei, nos Olivais (Lisboa), sendo ordenado presbítero em 29 de Junho de 1945, na igreja de Pardilhó, por D. João Evangelista de Lima Vidal, Arcebispo-Bispo de Aveiro.

O padre Fonseca ainda sacerdotou, na sua paróquia natal, a de Monte (Arciprestado da Murtosa), depois de sair de Óis da Ribeira e Travassô, até 2005, e viveu os últimos anos da sua vida em Cedrim do Vouga, onde também paroquiou antes de, em 1969, chegar a Óis da Ribeira e Travassô, substituindo o padre Manuel Simões da Silva. Até 23 de Agosto de 1988, quando foi substituído pelo padre Francisco Júlio Grangeia Pinto, ainda hoje titular das duas paróquias.
- NOTA: A 9 de Novembro de 2008, poucas semanas antes da sua morte, esteve em Óis da Ribeira, participando nas cerimónias de bodas de ouro matrimoniais do casal Margarida Soares dos Reis e Santos e Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida - falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 88 anos. Supomos que a imagem principal deste post será (?) dessa data. Não estamos seguros de tal.


2 - ANO 1943: A (NÃO) DESTITUIÇÃO DO
SECRETÁRIO DA JUNTA DE FREGUESIA
: O professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha pediu a demissão de secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira na sessão de 19 de Setembro de 1943. Há 79 anos!
O executivo era presidido por Benjamim Siares de Freitas e incluía o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o professor invocou razões de saúde, que não lhe permitiriam exercer o cargo - que, afinal e por razões que não conhecemos, continuaria a exercer pelo menos até Novembro de 1945.
- NOTA: O professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha foi avô materno, entre outros, de Fernando Tavares Pires, que viria a ser secretário da Junta de Freguesia n mandato de 1990/1993. E, depois, presidente em cinco mandatos consecutivos, de 1994 até 2013.

Bruno Brandão


3 - ANO 1997: CANOÍSTA BRUNO 
BRANDÃO, DA ARCOR, COM PRATA 
EM TORNEIO ABERTO NACIONAL: O canoísta Bruno Brandão, da ARCOR, foi segundo classificado do Torneio Aberto Nacional de Canoagem.
A prova decorreu a 19 de Setembro  de 1997, no Alvor (Algarve), e o atleta do clube de Óis da Ribeira disputou a prova de C1, na distância de 2000 metros - ganhando a medalha de prata. 
O Torneio Aberto teve participação de mais de 500 atletas de todo o país, numa altura em que a ARCOR e o GICA assinaram um protocolo de cooperação para aproveitamento comum dos recursos dos dois clubes.
 - NOTAOutro atleta da ARCOR, Marco Santos, na mesma data e prova nacional de canoagem, foi sexto classificado na final da prova de K1, mas em 200 metros.
Atletas da ARCOR que «desertaram»
para o Náutico de Requeixo


4 - ANO 2011: CANOÍSTAS DA ARCOR
«DESERTARAM» PARA REQUEIXO
: A Secção de Canoagem da ARCOR ficou sem 9 atletas, dissidentes, há precisamente 10 anos.
Abandonaram o clube com o treinador António José Gonçalves e para o Centro Cultural da Taipa e logo depois, em Outubro, foi criado o Clube Náutico de Requeixo, que, afinal (e agora já extinto) se viria a chamar Pateira Clube de Canoagem de Requeixo! E se extinguiu pouco tempo depois, talvez uma época após a fundação.
O treinador António José Gonçalves saiu e com ele foi um grupo de atletas da formação da ARCOR: Cíntia Espinhal (infantil), Sara Soares, Rafael Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Luís Santos (cadetes), Amílcar Pina, Manuel Tavares (juniores) e Miguel Tavares e Inês Espinhal (seniores). Outros, estiveram para sair. Pouco depois, saiu Arménio José.
«Não concordei com as imposições da direção e fiquei do lado dos atletas», disse António José Gonçalves, que tinha dois filhos (Rafael e Gabriel), na ARCOR, já transitados do GICA.
- NOTA: A direção da ARCOR era presidida por João Gomes e Sérgio Almeida era o vice-presidente e responsável pela Secção de Canoagem, na altura se mostrando surpreendido com a deserção.

5 - ANO 2013: A COLIGAÇÃO A DAR MÚSICA E À »CAÇA» DE VOTOS...: A comitiva laranja de Travassóis anda na caça ao voto, o que é natural: estamos nesse tempo e não admira! 
Ontem, visitaram a Tuna Musical, que por acaso é presidida por um candidato do PS, António Horácio Tavares, assinalado na foto com a rodinha de azul.
Germano Venade, que, é verdade, é o nº. 2 da lista, e Manuel Capitão, que é nº. 3 e o barbas, estão no quadrado arroxeado. Vêem-se ainda os psd´s Aurélio Reis e João Ferreira, lá mais atrás. Aqui do lado direito, outros dois laranjas: Pedro Soares, da actual AFOR (de t.shirt para o verde) e António Reis (de azul bebé), dirigente da Tuna e que é o 34º. dos 64 candidatos da lista da coligação. De cócoras, Gil Branco, o 52º. dessa imensa lista de travassoisenses que quer vencer as eleições de 29 de Setembro. E olhem que não falta assim tanto tempo para esse dia!
Quem ali aparece com ar preocupado, é o candidato a presidente da Junta, Sérgio Neves, no rectângulo amarelo e com carinha de «puto», à direita de Sofia Marques, a nº. 2 da lista.

- NOTA: As eleições viriam a ser ganhas pelo PS de Mário Ramos Martins, que teve 698 teve 698 votos (51,10%), sendo 182 de Óis e elegendo 5 candidatos. O PSD 577 (41,73%), sendo 227 de Óis e elegendo 4 candidatos.


6 - ANO 2016: ÓIS DA RIBEIRA A PERDER PLACAS E IDENTIDADE: Anos a fio, esteve uma placa identificativa de Óis da Ribeira, na ladeira que do Surpel desce de Espinhel para Óis da Ribeira. Ficava mais ou menos onde se vê a placa azul que se vê ali à direita, como se vê na foto de baixo. Pois bem, tiraram a placa!
É bem verdade que, durante anos seguidos, ainda no tempo da administração Fernando Pires, esteve reduzida a uma pequena tira (a que se vê na foto), como o d´Óis Por Três reclamava a 12 de Junho de 2011, referindo que já mais de um ano antes tinha sido levantada a questão. Mas, do mal o menos, ainda se viam bem as letras Ó-I-S D-A R-I-B-E-I-R-A!
Agora não se vê nada. Não há placa, pura e simplesmente. Desapareceu.
É assim, a bocadinhos desta evidente incompetência, desta presumida maldade, desta deplorável ignorância ou deste claro parolo caciquismo que se se vai perdendo a identidade das comunidades.
Quem não souber, como saberá que ali no Surpel começa a antiga e mui nobre vila de Óis da Ribeira? Como se orientará?
- NOTA: Quanto a placas toponímicas e nos dias de hoje, basta(rá) lembrar a do largo do barqueiro Zebedeu. Caiu desapareceu e, de quem tem deveres para com o património público, ninguém se incomodou com o assunto.
Candidatos do PS de TravassÓis na apresentação de Óis da Ribeira. Maria Ascensão
Tavares é a quarta a contar da esquerda, entre Sofia Framegas e Júlia Melo
Os candidatos do PS de TravassÓis


7 - ANO 2017: PS DIVULGA IMAGENS DOS 32 CANDIDATOS DE TRAVASSÓIS: O PS de TravassÓis lançou nas redes sociais o panfleto com os seus 32 candidatos à Assembleia de Freguesia da (des)União. São 32 voluntários que se propõem, assim diz a candidatura, «com rigor, competência e lealdade» tudo fazer para «melhorar as nossas freguesias».
O projecto para tal ainda não é conhecido, e está a fazer-se tempo..., mas, sem quaisquer falsas modéstias, a rapaziada apresenta-se como «equipa multidisciplinar, agregando jovens e adultos mais experientes, todos com uma enorme vontade de contribuir para a mudança, para o desenvolvimento, com transparência e rigor, culminando no bem-estar da nossa União de Freguesias».
A «novidade», relativamente ao que o d´Óis Por Três foi adiantando nas últimas semanas e no que respeita a Óis da Ribeira, é a listagem de Maria da Ascensão Ferreira Tavares, debutante da política activa e a 32ª. candidata socialista.
A política, porém, tem «ninho» lá por casa: o marido, Daniel Pereira Marques, foi candidato do PS em 1982, em 2º. lugar da lista e eleito tesoureiro da Junta de Freguesia presidida por Isauro Santos. E foi de novo candidato em 1985 (7º.) e em 1989 (10º.), nas listas de Armando Reis. O sogro, António Marques, foi presidente da Junta de Freguesia de Espinhel.
É sobrinha de Fausto Ferreira Simões dos Reis, candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Reis (4º. lugar) e em 1985, na de Arménio Pinheiro da Silva (2º.). É prima de Maria da Luz Resende dos Reis, mãe de Alexandre dos Reis Resende Pires, o nº. 2 da lista socialista em 2013.
Outras afinidades haverá, que escaparão, todavia, ao d´Óis Por Três, assim como escapa a identificação dos candidatos na lista, pois os nomes são inelegíveis na imagem (acima) divulgada na net. Que pena!
- NOTA: Socialistas em 2013, Romeu Fernandes mudou-se para o Bloco  de Esquerda (nº. 1 da lista em 2021) e Ana Sofia Framegas para o Juntos por Águeda (PSD + MPT) e é eleita da actual Assembleia de Freguesia.Cartazes do PSD e do Juntos, aqui muito juntinhos, no largo da Igreja de Óis da Ribeira.Não são irmãos políticos, mas têm o mesmo objectivo: ganhar as eleições de TravassÓiS
O cartaz dos Juntos na Travessa dos Arais, ao
lado da casa mortuária de Óis da Ribeira

8 - ANO 2017: JUNTOS AO LADO DO PSD E
A CONVIDAR VOTO DE ELEITORES
RIBEIRENSES: A terra ribeirinha de Óis da Ribeira acordou ontem com o segundo cartaz do Juntos, colado na Rua dos Arais, de quem vai da Benjamim Soares de Frei-
tas. Dito de outra maneira, no Largo da Igreja, ao lado da Casa Mortuária.
O correspondente do d´Óis Por Três (obrigadinho, ó AJ...), algo malicioso (presumimos..) achou por bem, fotografá-lo enquadrado na imagem com o do PSD, o que também não traz nada de mal ao mundo, não comecem já para aí com coisas...
Também recebemos o rol de promessas
Lurdes Cadinha
Jacinto Viegas
e/ou declaração de intenções da rapaziada do Juntos, que valerá o que valerá e cada um tirará as suas conclusões. Foi distribuído porta a porta, em tempo dominical de anteontem.
O que mais chamou a atenção dos d´Óis Por  
Três foi o cardápio de fotos dos ilustres candidatos. Aos 5 ribeirenses já conhecidos (António Horácio Tavares, Sandra Santos, Sónia Tavares, Liliana Framegas e Manuel Soares), juntaram-se 6, nos seguintes lugares:
- 49: Jacinto Pires Viegas (e não Tavares, como erradamente aparece identificado no rol dos Juntos),
M. José Carvalho
estreante na política e pequeno empresário do sector da construção civil.
- 51: Maria de Lurdes Carvalho Cadinha, aposentada e catequista paroquial. Transferida do PS, de que foi candidata nas eleições de 2001 (4º. lugar).
- 52: Maria José dos Reis Carvalho e Santos, trabalhadora fabril. Transferida do PS, de que foi candidata (32º. lugar) em 2013.
- 60 - Fernando Jorge dos Reis Tavares, 48 anos, técnico fabril. Transferido do PS, de que foi candidato em 2009 (19º.) e em 2013 (26º.) e da LIOR em 2005 (11º.).
- 61: António Jorge dos Reis Brandão, de 45 anos, pequeno empresário da construção civil. Transferido do PS, de que foi candidato em 2001 (13º.), em 2009 (7º.) e 2013 (11º./26º.) e da LIOR, em 2005 (12º.).
- 62: Armando Figueiredo dos Reis, de 58 anos, operário fabril. Transferido do PS, de que foi candidato em 2009 (11º.) e em 2013 (20º.). Também foi da LIOR, em 2005 (5º. lugar).
Óis da Ribeira, portanto, tem 11 dos 75 candidatos da lista dos Juntos. Ou 11 e meio, se consideramos que Vasco Reis, ex-CDS e ex-PS, é natural de OR, embora residente em Travassô há mais de 50 anos. Grande representatividade!
- NOTA: Há candidatos de todos os gostos e que, para aparecerem em listas, mudam de candidatura de umas para outras eleições. 
David Soares vencedor e no pódio nacional das 1ª. Pagaiadas
David S. Soares

9 - ANO 2020: DAVID SOARES VENCEU
NACIONAL DAS 1ºS. PAGAIADAS:  O canoísta David Santos Soares, da ARCOR, venceu a prova de C1 cadetes da Final Nacional das Primeiras Pagaiadas. É mais um campeão nacional da ARCOR.
A prova decorreu hoje no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho e o atleta do clube de Óis da Ribeira fez o tempo de 12.02.92, conquistando também 33 pontos para a classificação colectiva. 
O segundo classificado foi Fábio Baptista, do Amora (com o tempo de 12.140, 27 pontos), e o terceiro foi Martim Leme do Darque, de Viana do Castelo (12.56.64, 21 pontos).
«Estou muito contente, a prova correu nem, com o segundo sempre ao pé, até ao fim», disse David Soares, considerando que «a chuva prejudicou um bocadinho, pois pôs a embarcação mais pesada e custou mais vencer».
O atleta do clube de Óis da Ribeira, nascido a 22 de Dezembro de 2004, considerou também que «após os resultados das provas de regatas em linha e fundo, treinei muito para a prova de hoje» e dedicou a sua primeira vitória nacional «a toda a gente do clube e aos meus pais».
- NOTA: Além de David Soares, a ARCOR esteve representado por mais dois atletas nesta final nacional, com as seguintes classificações:
- K1 Iniciados: Leandro Pinho Pereira, 10º. lugar,  com o tempo de 12.48.22 (9 pontos).
- K1 iniciadas: Carolina Moreto Castro, 7º. lugar, com o tempo de 13.02.97 (12 pontos).

O «Juntos Por Águeda» em arruada em Óis da Ribeira

As obras de ligação dos dois cemitérios de ÓdR,
na tarde de hoje, dia 19 de Setembro de 2021 

10 - ANO 2021: ARRUADA DO «JUNTOS POR ÁGUEDA» EM ÓIS DA RIBEIRA: A candidatura do movimento «Juntos Por Águeda» arruou hoje  em Óis da Ribeira, a espalhar a sua mensagem eleitoral para as autárquicas de 26 de Setembro de 2021.
A coligação agrega o Movimento Independente Juntos de 2017, o PSD e o MPT e, na prática, caminha eleitoralmente para a renovação do mandato dos actuais eleitos do executivo: o presidente Sérgio Neves, o tesoureiro Paulo Pires, ambos de Travassô, e Ondina Soares, de Óis da Ribeira.
Trio eleito nas eleições intercalares de 2019. Assim como Sara Silva, a actual presidente da Assembleia de Freguesia. E outros.
Entretanto, na sua página oficial de facebook, a candidatura diz-se estar «junto dos nossos cidadãos». E «no nosso território, que conhecemos bem».
E dá conta da ligação entre os dois cemitérios, trabalho iniciado em Junho de 2020. 
Há 15 meses!!! 
E que, à data de ontem e citando a própria candidatura, «ainda se encontra com a obra em curso». Na verdade está, como se vê na imagem da tarde de hoje, dia 19 de Setembro de 2021.
«Mais um obra concretizada após muitos anos. Só assim faz sentido. Cuidar do herdado, para deixar o legado», proclama a candidatura do Juntos Por Águeda em Óis da Ribeira e Travassô.
- NOTA: O «Juntos Por Águeda (PSD + MPT) teve maioria absoluta (7 eleitos), contra um(a) do PS, Júlia Melo, que não tomou posse e, entretanto, substituída por Alexandre Pires. E um do CDS/PP, Ricardo Almeida-



A campanha do CDS em Óis da Ribeira

11 - ANO 2021: A CAMPANHA DO CDS + INDEPENDENTES EM ÓIS DA RIBEIRA: A campanha eleitoral autárquica do CDS + Independentes andou hoje pelas ruas de Óis da Ribeira, promovendo a sua candidatura de 26 d Setembro de 2021.
O grupo liderado pelo enfermeiro Ricardo Almeida, que repete a candidatura das eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019 - quando eleito para a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira -, apresentou-se sobre o lema «A mudança somos nós».
«As nossas ações de campanha prosseguem na rua, em contacto de proximidade com a população, ouvindo os seus problemas e apresentando as nossas ideias e projetos!», disse Ricardo Almeida, destacando que «a onda de mudança estende-se a todo o lado!».
A caravana centrista de independentes andou pela vila de Óis da Ribeira «apreciando a natureza e contactando com a população!», procurado sensibilizá-la para o voto nas eleições do próximo domingo
«Parece que a história do «tsunami azul» é mesmo verdadeira! E já chegou à nossa União de Freguesias!», comentou Ricardo Almeida.
A lista, recorde-se, inclui os óisdaribeirenses Mariana Pinheiro (nº. 2), Gabriela Reis (5ª.), Aurélio Reis (7º.) e Jorge Élio Reis (quarto suplente).
- NOTA: O CDS + Independentes elegeu um candidato, Ricardo Almeida. O «Juntos Por Águeda (PSD + MPT) teve maioria absoluta (7 eleitos), mais um(a) do PS, Júlia Melo, que não tomou posse e, entretanto, substituída por Alexandre Pires.

A comitiva do Bloco de Esquerda na pateira e em Óis da Ribeira

Os três primeiros candidatos do BE na UFTOR,
nas autárquicas 2021: Catarina Reis (2ª.), Romeu 
Fernandes (1º.) e Sónia Vidal (3ª.)

- ANO 2021: BLOCO DE ESQUERDA FEZ CAMPANHA ELEITORAL EM ÓIS DA RIBEIRA: O presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, e Moisés Ferreira, um dos deputados eleito por Aveiro, estiveram ontem em Óis da Ribeira, em jornada de promoção da candidatura bloquista, liderada pelo óisdaribeirense Romeu Fernandes.
Os dirigentes e candidatos bloquistas salientaram «a importância da preservação ambiental e da luta pelo património natural», assumindo que a candidatura de Romeu Fernandes à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira «é a melhor garantia de que a poluição e as espécies infestantes continuarão a ter um combate incansável».
Imediatamente antes, os bloquistas estiveram no Parque Botânico de Vale Domingos, onde elogiaram aquela iniciativa popular, que, no seu entender, «tem transformado a aldeia onde se localiza, bem como a sua comunidade».
«Somos uma lista jovem, mas muito comprometida com a verdade e com as nossas gentes. A equipa que apresentamos a eleições é marcada por uma forte consciência social e ambiental, preparada para os desafios do século 21», considerou Romeu Fernandes, frisando que «o poder autárquico e as pessoas podem beneficiar da nossa dinâmica e coesão».
A nº. 2 da lista é Catarina dos Santos Reis, tradutora e de 39 anos, que «emigrou» da CDU e também tem relações familiares em Óis da Ribeira, de onde era seu avô paterno, Gomercindo Reis, pai do professor Nuno Reis (morador em  Travassô) e irmão dos já falecidos Valdemar (alfaiate) e Nilzalina Gomes dos Reis.
A terceira da lista é Sónia Vidal, de 21 anos e natural de Travassô, trabalhando como auxiliar de ação direta numa instituição da União de Freguesias. Vive em Travassô mas frequentou a já fechada Escola Primária de Óis da Ribeira e a ARCOR.
C. Fernandes
Gabriel Pires

Outros candidatos
de Óis da Ribeira !

A lista bloquista travassÓisense incluiu mais 3 candidatos de Óis da Ribeira, entre os 9 primeiros que foram anunciados pela imprensa de Águeda.
Os seguintes:
- CARLOS FERNANDES, nº. 5: Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), de 60 anos e trabalhador da construção civil, tio paterno de Romeu Fernandes. Já foi candidato 
Diana Moreira
da APU de Vital Santos, a actual CDU, em 1985 (4º. lugar), da CDU de Aníbal Saraiva em 2017 (8º.) e do Bloco de Esquerda do mesmo Aníbal Saraiva, em 2019 (10º. lugar). 
O tio Victor Fernandes da Silva foi candidato do PS nas primeiras eleições autárquicas, em 1976  e na lista de Isauro Santos, a vencedora (6º. lugar). 
- GABRIEL PIRES, nº. 8: Gabriel da Costa Pires, de 18 anos e estudante, filho de Ernesto Fernando de Almeida Tavares Pires e Ana Isabel Lopes da Costa.
É debutante da política, primo de Romeu Fernandes e neto materno de Danilo Soares da Costa, que foi candidato do PS em 1979 (11º. da lista), em 1982 (10º.) e 1989 (7º.). 
- DIANA MOREIRA, nº. 9: Diana Moreira Martins, licenciada em sociologia, de 29 anos e responsável de armazém, é comissária da coordenadora concelhia de Águeda e da distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda. É natural da Borralha e residente em Óis da Ribeira, casada com Romeu Fernandes.
É a segunda da lista de candidatos do Bloco de Esquerda para a Assembleia Municipal de Águeda nestas eleições de 26 de Setembro de 2021.  Foi, com Romeu e Rúben, uma dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis».
 O óisdaribeirense Rúben Joel Ferreira dos Santos, de 30 anos e licenciado e mestrado em engenharia química, quadro na CIRES, em Estarreja, foi inicialmente indicado como nº. 2 da lista, o que não se confirmou, por razões que desconhecemos.
- NOTA: o Bloco de Esquerda teve 39 votos nas duas freguesias da UFTOR, 16 dos quais em Óis da Ribeira. Não elegeu nenhum candidato.


Sem comentários:

Enviar um comentário