Filho de Domingos Nunes da Fonseca e Maria Custódia da Silva, frequentou o Colégio de Ermesinde e os Seminários de Vilar, de Santa Joana Princesa e do Cristo-Rei, nos Olivais (Lisboa), sendo ordenado presbítero em 29 de Junho de 1945, na igreja de Pardilhó, por D. João Evangelista de Lima Vidal, Arcebispo-Bispo de Aveiro.
O padre Fonseca ainda sacerdotou, na sua paróquia natal, a de Monte (Arciprestado da Murtosa), depois de sair de Óis da Ribeira e Travassô, até 2005, e viveu os últimos anos da sua vida em Cedrim do Vouga, onde também paroquiou antes de, em 1969, chegar a Óis da Ribeira e Travassô, substituindo o padre Manuel Simões da Silva. Até 23 de Agosto de 1988, quando foi substituído pelo padre Francisco Júlio Grangeia Pinto, ainda hoje titular das duas paróquias.
- NOTA: A 9 de Novembro de 2008, poucas semanas antes da sua morte, esteve em Óis da Ribeira, participando nas cerimónias de bodas de ouro matrimoniais do casal Margarida Soares dos Reis e Santos e Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida - falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 88 anos. Supomos que a imagem principal deste post será (?) dessa data. Não estamos seguros de tal.
SECRETÁRIO DA JUNTA DE FREGUESIA: O professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha pediu a demissão de secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira na sessão de 19 de Setembro de 1943. Há 79 anos!
Atletas da ARCOR que «desertaram» para o Náutico de Requeixo |
4 - ANO 2011: CANOÍSTAS DA ARCOR
«DESERTARAM» PARA REQUEIXO: A Secção de Canoagem da ARCOR ficou sem 9 atletas, dissidentes, há precisamente 10 anos.
Abandonaram o clube com o treinador António José Gonçalves e para o Centro Cultural da Taipa e logo depois, em Outubro, foi criado o Clube Náutico de Requeixo, que, afinal (e agora já extinto) se viria a chamar Pateira Clube de Canoagem de Requeixo! E se extinguiu pouco tempo depois, talvez uma época após a fundação.
O treinador António José Gonçalves saiu e com ele foi um grupo de atletas da formação da ARCOR: Cíntia Espinhal (infantil), Sara Soares, Rafael Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Luís Santos (cadetes), Amílcar Pina, Manuel Tavares (juniores) e Miguel Tavares e Inês Espinhal (seniores). Outros, estiveram para sair. Pouco depois, saiu Arménio José.
«Não concordei com as imposições da direção e fiquei do lado dos atletas», disse António José Gonçalves, que tinha dois filhos (Rafael e Gabriel), na ARCOR, já transitados do GICA.
- NOTA: A direção da ARCOR era presidida por João Gomes e Sérgio Almeida era o vice-presidente e responsável pela Secção de Canoagem, na altura se mostrando surpreendido com a deserção.
Germano Venade, que, é verdade, é o nº. 2 da lista, e Manuel Capitão, que é nº. 3 e o barbas, estão no quadrado arroxeado. Vêem-se ainda os psd´s Aurélio Reis e João Ferreira, lá mais atrás. Aqui do lado direito, outros dois laranjas: Pedro Soares, da actual AFOR (de t.shirt para o verde) e António Reis (de azul bebé), dirigente da Tuna e que é o 34º. dos 64 candidatos da lista da coligação. De cócoras, Gil Branco, o 52º. dessa imensa lista de travassoisenses que quer vencer as eleições de 29 de Setembro. E olhem que não falta assim tanto tempo para esse dia!
Quem ali aparece com ar preocupado, é o candidato a presidente da Junta, Sérgio Neves, no rectângulo amarelo e com carinha de «puto», à direita de Sofia Marques, a nº. 2 da lista.
6 - ANO 2016: ÓIS DA RIBEIRA A PERDER PLACAS E IDENTIDADE: Anos a fio, esteve uma placa identificativa de Óis da Ribeira, na ladeira que do Surpel desce de Espinhel para Óis da Ribeira. Ficava mais ou menos onde se vê a placa azul que se vê ali à direita, como se vê na foto de baixo. Pois bem, tiraram a placa!
É bem verdade que, durante anos seguidos, ainda no tempo da administração Fernando Pires, esteve reduzida a uma pequena tira (a que se vê na foto), como o d´Óis Por Três reclamava a 12 de Junho de 2011, referindo que já mais de um ano antes tinha sido levantada a questão. Mas, do mal o menos, ainda se viam bem as letras Ó-I-S D-A R-I-B-E-I-R-A!
Agora não se vê nada. Não há placa, pura e simplesmente. Desapareceu.
É assim, a bocadinhos desta evidente incompetência, desta presumida maldade, desta deplorável ignorância ou deste claro parolo caciquismo que se se vai perdendo a identidade das comunidades.
Quem não souber, como saberá que ali no Surpel começa a antiga e mui nobre vila de Óis da Ribeira? Como se orientará?
Candidatos do PS de TravassÓis na apresentação de Óis da Ribeira. Maria Ascensão Tavares é a quarta a contar da esquerda, entre Sofia Framegas e Júlia Melo |
Os candidatos do PS de TravassÓis |
7 - ANO 2017: PS DIVULGA IMAGENS DOS 32 CANDIDATOS DE TRAVASSÓIS: O PS de TravassÓis lançou nas redes sociais o panfleto com os seus 32 candidatos à Assembleia de Freguesia da (des)União. São 32 voluntários que se propõem, assim diz a candidatura, «com rigor, competência e lealdade» tudo fazer para «melhorar as nossas freguesias».
O projecto para tal ainda não é conhecido, e está a fazer-se tempo..., mas, sem quaisquer falsas modéstias, a rapaziada apresenta-se como «equipa multidisciplinar, agregando jovens e adultos mais experientes, todos com uma enorme vontade de contribuir para a mudança, para o desenvolvimento, com transparência e rigor, culminando no bem-estar da nossa União de Freguesias».
A «novidade», relativamente ao que o d´Óis Por Três foi adiantando nas últimas semanas e no que respeita a Óis da Ribeira, é a listagem de Maria da Ascensão Ferreira Tavares, debutante da política activa e a 32ª. candidata socialista.
A política, porém, tem «ninho» lá por casa: o marido, Daniel Pereira Marques, foi candidato do PS em 1982, em 2º. lugar da lista e eleito tesoureiro da Junta de Freguesia presidida por Isauro Santos. E foi de novo candidato em 1985 (7º.) e em 1989 (10º.), nas listas de Armando Reis. O sogro, António Marques, foi presidente da Junta de Freguesia de Espinhel.
É sobrinha de Fausto Ferreira Simões dos Reis, candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Reis (4º. lugar) e em 1985, na de Arménio Pinheiro da Silva (2º.). É prima de Maria da Luz Resende dos Reis, mãe de Alexandre dos Reis Resende Pires, o nº. 2 da lista socialista em 2013.
Outras afinidades haverá, que escaparão, todavia, ao d´Óis Por Três, assim como escapa a identificação dos candidatos na lista, pois os nomes são inelegíveis na imagem (acima) divulgada na net. Que pena!
O cartaz dos Juntos na Travessa dos Arais, ao lado da casa mortuária de Óis da Ribeira |
8 - ANO 2017: JUNTOS AO LADO DO PSD E
tas. Dito de outra maneira, no Largo da Igreja, ao lado da Casa Mortuária.
O correspondente do d´Óis Por Três (obrigadinho, ó AJ...), algo malicioso (presumimos..) achou por bem, fotografá-lo enquadrado na imagem com o do PSD, o que também não traz nada de mal ao mundo, não comecem já para aí com coisas...
Também recebemos o rol de promessas
O que mais chamou a atenção dos d´Óis Por
- 49: Jacinto Pires Viegas (e não Tavares, como erradamente aparece identificado no rol dos Juntos),
- 51: Maria de Lurdes Carvalho Cadinha, aposentada e catequista paroquial. Transferida do PS, de que foi candidata nas eleições de 2001 (4º. lugar).
- 52: Maria José dos Reis Carvalho e Santos, trabalhadora fabril. Transferida do PS, de que foi candidata (32º. lugar) em 2013.
- 60 - Fernando Jorge dos Reis Tavares, 48 anos, técnico fabril. Transferido do PS, de que foi candidato em 2009 (19º.) e em 2013 (26º.) e da LIOR em 2005 (11º.).
- 61: António Jorge dos Reis Brandão, de 45 anos, pequeno empresário da construção civil. Transferido do PS, de que foi candidato em 2001 (13º.), em 2009 (7º.) e 2013 (11º./26º.) e da LIOR, em 2005 (12º.).
- 62: Armando Figueiredo dos Reis, de 58 anos, operário fabril. Transferido do PS, de que foi candidato em 2009 (11º.) e em 2013 (20º.). Também foi da LIOR, em 2005 (5º. lugar).
Óis da Ribeira, portanto, tem 11 dos 75 candidatos da lista dos Juntos. Ou 11 e meio, se consideramos que Vasco Reis, ex-CDS e ex-PS, é natural de OR, embora residente em Travassô há mais de 50 anos. Grande representatividade!
David Soares vencedor e no pódio nacional das 1ª. Pagaiadas |
David S. Soares |
9 - ANO 2020: DAVID SOARES VENCEU
- NOTA: Além de David Soares, a ARCOR esteve representado por mais dois atletas nesta final nacional, com as seguintes classificações:
As obras de ligação dos dois cemitérios de ÓdR, na tarde de hoje, dia 19 de Setembro de 2021 |
Trio eleito nas eleições intercalares de 2019. Assim como Sara Silva, a actual presidente da Assembleia de Freguesia. E outros.
Entretanto, na sua página oficial de facebook, a candidatura diz-se estar «junto dos nossos cidadãos». E «no nosso território, que conhecemos bem».
E dá conta da ligação entre os dois cemitérios, trabalho iniciado em Junho de 2020.
A campanha do CDS em Óis da Ribeira |
11 - ANO 2021: A CAMPANHA DO CDS + INDEPENDENTES EM ÓIS DA RIBEIRA: A campanha eleitoral autárquica do CDS + Independentes andou hoje pelas ruas de Óis da Ribeira, promovendo a sua candidatura de 26 d Setembro de 2021.
O grupo liderado pelo enfermeiro Ricardo Almeida, que repete a candidatura das eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019 - quando eleito para a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira -, apresentou-se sobre o lema «A mudança somos nós».
«As nossas ações de campanha prosseguem na rua, em contacto de proximidade com a população, ouvindo os seus problemas e apresentando as nossas ideias e projetos!», disse Ricardo Almeida, destacando que «a onda de mudança estende-se a todo o lado!».
A caravana centrista de independentes andou pela vila de Óis da Ribeira «apreciando a natureza e contactando com a população!», procurado sensibilizá-la para o voto nas eleições do próximo domingo
A comitiva do Bloco de Esquerda na pateira e em Óis da Ribeira |
Os três primeiros candidatos do BE na UFTOR, nas autárquicas 2021: Catarina Reis (2ª.), Romeu Fernandes (1º.) e Sónia Vidal (3ª.) |
- ANO 2021: BLOCO DE ESQUERDA FEZ CAMPANHA ELEITORAL EM ÓIS DA RIBEIRA: O presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, e Moisés Ferreira, um dos deputados eleito por Aveiro, estiveram ontem em Óis da Ribeira, em jornada de promoção da candidatura bloquista, liderada pelo óisdaribeirense Romeu Fernandes.
Os dirigentes e candidatos bloquistas salientaram «a importância da preservação ambiental e da luta pelo património natural», assumindo que a candidatura de Romeu Fernandes à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira «é a melhor garantia de que a poluição e as espécies infestantes continuarão a ter um combate incansável».
Imediatamente antes, os bloquistas estiveram no Parque Botânico de Vale Domingos, onde elogiaram aquela iniciativa popular, que, no seu entender, «tem transformado a aldeia onde se localiza, bem como a sua comunidade».
«Somos uma lista jovem, mas muito comprometida com a verdade e com as nossas gentes. A equipa que apresentamos a eleições é marcada por uma forte consciência social e ambiental, preparada para os desafios do século 21», considerou Romeu Fernandes, frisando que «o poder autárquico e as pessoas podem beneficiar da nossa dinâmica e coesão».
Diana Moreira |
Sem comentários:
Enviar um comentário