quinta-feira, setembro 01, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 1 de Setembro: «Murmúrios da Pateira», o primeiro CD da Tuna (2005)! Cicloturismo da ARCOR até à praia da Vagueira (1985)! Militares de Óis da Ribeira e Fermentelos (1991)! Conclusão do hangar da ARCOR (2001)! Assalto à escola primária (2001)! Tiago Tavares entrevistado na RTP1 (2'10)! A valeta cheia de lixo e de ervas (2014)! O silvado que fica no centro da vila (2016)! O projecto Náutica Lazer da Pateora (2020)! O alrga,emto e o passeio da Carreira da Igreja! Goleada de 9 ruas a... zero!

A Tuna na apresentação, há 17 anos, do CD «Murmúrios da Pateira, o primeiro,
sob direção do músico, cantor e maestro Carlos Matos (Bigodes)
Capa do CD «Murmúrios da Pateira»
editado pela Tuna em 2005

1- «MURMÚRIOS DA PATEIRA, 
O PRIMEIRO «CD» DA TUNA: A Tuna Musical de Óis da Ribeira, a que agora chamam Associação Filarmónica, apresentou a 1 de Setembro de 2005, há 17 anos, o seu primeiro CD, denominado «Murmúrios da Pateira».
O maestro, instrumentista e solista/cantor era Carlos dos Reis Matos (o Bigodes), neto de Jacinto Pereira de Matos (um dos fundadores) e a gravação tinha sido feita em Maio desse mesmo ano, no salão cultural da ARCOR, onde também foi oficialmente apresentado, no decorrer do primeiro dia da Semana Cultural da Tuna. Há 16 anos!
O CD era (é) composto por 16 temas, com 1500 cópias editadas, e o então presidente da direção tunante, Hostilino Cardoso de Matos, filho do maestro, neto de Óscar Pereira de Matos e bisneto de Jacinto Matos, afirmou que iria «ficar na história da Tuna».
O espectáculo de apresentação pública envolveu uma homenagem a David Soares dos Santos, antigo músico tunante, então com 94 anos de idade e que faleceu 7 anos depois, a 16 de Outubro de 2012, com mais de 101 anos.
- NOTA: O segundo CD tunante foi gravado a 13 e 14 de Abril e apresentado a 21 de Setembro de 2013, denominando-se «Brisas d´Óis», já na direção do presidente António Horácio Tavares, que na altura disse «
dever-se ao maestro António Bastos e à qualidade dos músicos».



ARCOR: o primeiro
emblema oficial



2 - ANO 1985: O CICLOTURISMO DA 
ARCOR ATÉ À PRAIA DA VAGUEIRA: A ARCOR organizou, a 1 de Setembro de 1985, há 36 anos, um convívio popular que envolveu um passeio de cicloturismo até à Praia do Areão, em Vagos.
Os participantes pedalaram por Espinhel, Piedade, Perrães, Oiã, Águas Boas, Carris, Palhaça, Sôsa e Vagos, com carro de apoio e assistência técnica e levando farnel e material de entretenimento.
Era um tempo em que os dirigentes da ARCOR organizavam eventos para dinamizar o espírito associativo e, ao mesmo tempo, capitalizar receitas para a sua gestão.
A direção era presidida por Armando Alves Ferreira (falecido a 26 de Setembro de 2019), com o tesoureiro Diamantino Alves Correia, o secretário Manuel Duarte Marques Almeida (Capitão) e os vogais João Bernardino Dias Figueiro Viegas e Milton Juan Matos Gomez.
- NOTA: Diamantino Correia (presidente) e João Viegas (secretário) são elementos a actual assembleia geral da ARCOR.

Norberto Estima


3 - ANO 1991: OS MILITARES DE 1962
DE ÓIS DA RIBEIRA E FERMENTELOS:
  Os militares da incorporação de 1962 de Óis da Ribeira e Fermentelos reuniram-se a 1 de Setembro de 1991, há 31 anos, em mais uma já tradicional jornada de convívio.
A iniciativa, desta feita, associou os seus familiares directos e o programa incluiu a celebração de uma missa de sufrágio e romagem à campa de Norberto Estima Simões Pires, um dos incorporados daquele ano - natural de Espinhel, onde nasceu a 6 de Março de 1941, mas casado em Óis da Ribeira, com Clélia Soares da Costa, e falecido a 2 de Fevereiro de 1988, aos (quase) 47 anos.
O almoço foi partilhado na pateira e a tarde envolveu jogos populares e torneios de peão e malha, recordando os ex-militares seus tempos de escola.
- NOTA: Este tipo de encontros de saudade e memórias deixou e se realiza, por motivos que desconhecemos.
Notícia do «Jornal da ARCOR»
sobre as 
obras do hangar


4 - ANO 2001: ARCOR CONCLUIU A
CONSTRUÇÃO DO HANGAR
: A ARCOR concluiu, há 20 anos (no verão de 2001), as obras de construção do hangar de canoagem e lá instalou um sistema de aquecimento de água.
O novo equipamento arcoriano tinha sido iniciado na direção de Fernando Reis, em Abril de 2000, e as obras foram concluídas no mandato de Celestino Viegas, no verão de 2001, - depois do protocolo (contrato-programa) assinado pelo presidente António José Tavares com o Secretário de Estado do Desporto, Manuel Castro Almeida, a 26 de Junho de 1995 - com um subsídio de 3 000 contos, seriam agora 24.005,08 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Os custos dos trabalhos de 2001, segundo o «Jornal da ARCOR» de Setembro de 2001 (foto), «ultrapassaram os 1000 contos (5000 euros) - seriam agora 6.748,33 euros. 

As redes de água e saneamento, recordemos, tinham ficado sem saída (entubadas na parede) e os balneários tiveram de ser trocados - os femininos passaram a ser masculinos e vice-versa.
- NOTA: O hangar continua a aguardar as anunciadas requalificação e ampliação, desde há um puco mais de 2 anos. 
A escola primária



5 - ANO 2001: ASSALTO À 
ESCOLA PRIMÁRIA: A escola primária de Óis da Ribeira, agora infelizmente encerrada e abandonada, foi assaltada na noite de 1 de Setembro de 2001. Há 21 anos!
Os ladrões partiram os vidros de uma janela e, abrindo esta, entraram à vontade nas salas de aula do edifício, de onde roubaram 3 computadores. O que, pelos valores do tempo, não era coisa pouca, até por ainda não serem muito habituais em estabelecimentos de ensino.
Na saída, e para a facilitar, arrombaram as portas, de que arrancaram as fechaduras, e foram à vida deles.
O caso foi comunicado à Polícia Judiciária (PJ), mas desconhecemos os eventuais resultados da investigação.
- NOTA: Ainda desconhecemos estes resultados e a escola, de 3 salas e recreio, foi entretanto cedida pela Junta de Freguesia à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha para mela instalar uma creche de 92 a lugares, concorrente da ARCOR.



6 - ANO 2010: TIAGO TAVARES

ENTREVISTADO NA «RTP1»: O canoísta Tiago Tavares foi sexto classificado da Final B do Campeonato da Europa de Sub-23, que se disputou em Moscovo. na Rússia. E foi hoje vedeta na RTP1, entrevistado naquela cidade e com passagem no Jornal da Uma e no Telejornal das 20 horas. Falou da suas experiência na prova e retive uma afirmação: «Agora, já sabemos o que valemos».

Parabéns para ele.

- NOTA: Tiago Tavares, entre muitos outros títulos, sagrou-se, a 31 de Julho de 2016, campeão do mundo sub-23 em C1 200 metro, e, proba disputada em Minsk, na  Bielorrússia.

7 - ANO 2014: A VALETA CHEIA
DA LIXO E DE ERVAS
: Ontem falámos dos mal tratados espaços verdes do adro da Igreja, mas mesmo ao lado, a 20 metros, a valeta da rua Benjamim Soares de Freitas também está em estado de abandono.
Ao lado da funerária e do café do antigo presidente da Junta, a valeta está cheia de lixo e com ervas de dois palmos.
Olha-se para a valeta e percebe-se, sem ser preciso ser muito inteligente, que não é limpa há várias semanas, quem sabe se meses... E, indo pela rua abaixo, o que se vê é mais lixo e mais ervas.
Isto, traduzido em miúdos, quer dizer que a Junta da União de Freguesia de TravassÓis se está a marimbar em Óis da Ribeira e que o seu vogal ribeirense só está no executivo para ver andar os comboios.
- NOTA: O d´Óis Por Três, há 8 anos, questionava «se foi para isto que foi criada a União de Freguesias» e acrescentava que «mais valia que ficasse tudo como estava.


8 - ANO 2016: O SILVADO QUE
FICA NO CENTRO DA VILA
: A poucos metros do Largo do Centro Social e na Rua Benjamim Soares de Freitas (que todos mos ribeirenses mais conhecem por Rua da Igreja e, segundo os mais antigos, por Carreira da Igreja) fica este enorme silvado. Mesmo no centro da antiga vila de Óis da Ribeira.
As imagens tem datas diferentes: de ontem, a de cima; e de 2 de Fevereiro deste ano, a segunda. Em ambas, a vergonha é a mesma, continuada no tempo, e quem mais de deve queixar são os vizinhos, pois certamente que o espaço será procriador de pequenos animais e bichos que bem (ou mal) os devem incomodar e prejudicar.
O d´Óis Por Três quis saber de quem é o terreno, mas ninguém soube dizer. Que será de um senhor de Aveiro, que ali comprou (aos herdeiros) a casa que foi do sr. Armando Resende (foto de baixo). Casa que foi demolida há já alguns anos. Também nos disseram que o terreno esteve à venda, pelas Finanças, mas que não apareceu comprador.
O que também não aparece é gente, gente da coisa publica, que se interesse pelo interesse público e encontre uma solução para isto. Ao menos vai servindo de parque de estacionamento, na parte que está sem silvas.
- NOTA: O tereno foi comprado pelo vizinho António Carvalho (Carteiro),  que cedeu parte para o alargamento da rua Benjamim Soares de Freitas e construção de passeio. 


O colchão abandonado junto aos contentores do Cemitério Novo de Óis da Ribeira
Os contentores, o colchão e o monte de lenha

9 - ANO 2018: COLCHÃO E LENHA ABANDONADOS NO PQRQUE DO
CEMITÉRIO NOVO: A romagem de saudade ao Cemitério Novo, ao fim da manhã de hoje, deu para nova surpresa negativa: o depósito de um colchão no par-
que de estacionamento imediatamente a sul deste campo sagrado da comunidade ribeirense. De todas as religiões, crenças e políticas!
Está despejado junto aos contentores e lá nos disseram que por lá está há mais de duas semanas.
O «monstro» foi ali deixado por alguém sem grande escrúpulo, é verdade. Seja quem for. Mas a situação evidencia, uma vez mais, a letargia, a inércia, a inexistência, a desvergonha dos eleitos da Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A Junta, já sabemos, não existe,
Não foi eleita. Exactamente 11 meses depois das eleições autárquicas de 1 de Outubro de 2017.
Tem um presidente em regime unipessoal.
Os eleitos não se entendem. Nem querem.

Acusam-se e ostentam-se de mórbida felicidade.
Vêem nos outros os agreiros que os seus olhos não querem ver no seu comportamento próprio e inajustado.
Infelizmente, são estes os (des)eleitos que temos.
E que não querem largar o lugar.
Porque o largariam, de certo, por um mínimo de respeito que tivessem pelos leitores e pelos interesses das duas comunidades. Mas o que é isso para alguma gente?
?
Os estacionamento estão cheios de ervas gigantes
Estacionamento com
 ervas no... parque!

O espaço de de
sito do col-
chão situa-se rigorosamente no parque de estacionamento do Cemitério Novo e acumula com o montão de lenha de oliveira lá despejado por alguém.
O parque mostra-se cheio de ervas gigantes, que tapam os locais de estacionamento construído na Administração Pires. Ervas, em muitos casos e como se vê na imagem imediatamente acima, com mais de um metro de altura.
- NOTA de 2108: A isto e outros «istos», os eleitos dizem nada. Moita carrasco.
Ou dizem, mas apenas para acusar a outra parte partidária.
Elas e eles não foram eleitos para servir a comunidade. Apenas servem as suas vaidades e petulâncias e os interesses que os partidos ordenam. Ao menos, são bem mandadas e mandados! 

Actividades náuticas no rio, em Águeda, com embarcações do Náutica Lazer da Pateira
O projecto Náutica de Lazer da Pateira em Águeda e
no rio. Não na sua vocação: a pateira de Óis da Ribeira,
onde tem aparecido aos «bochechinhos»...

10 - ANO 2020: NÁUTICA LAZER DA 
PATEIRA NO RIO EM ÁGUEDA: A Câmara Municipal de Águeda anunciou ontem que «cerca de 1.300 pessoas participaram, no mês de Agosto, nas várias actividades náuticas no Rio Águeda, dinamizadas pela Câmara de Águeda, em parceria com o Centro de Formação Desportiva e
a ARCOR/Canoagem».
«Foi atingido o objectivo de dinamizar o Rio Águeda com actividades lúdicas e recreativas», referiu, a propósito, o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, que é neto do óisdaribeirense José Pires Viegas, já falecido.
João Brinco, o rosto do Projecto
Náutica Lazer da Pateira
O autarca acrescentou acreditar que «está aberto o caminho para que haja investimento privado neste tipo de dinâmica turística», sublinhando que «a Câmara estará disponível para ser parceira deste processo».A ARCOR Canoagem, entretanto, considerou que «os fins de semana foram os dias mais procurados para fruição do rio Águeda nas várias actividades disponibilizadas», entre as quais se contaram canoagem, sup paddle, vela e kayak, e que atraíram um público muito diversificado, dos 5 aos 70 anos, e até famílias, de Águeda e de outros concelhos».

«Este é um tipo de actividades para repetir ainda este ano», adiantou Edson Santos, enquanto João Brinco considerou que «foi um bom ponto de partida e que nos motiva a repetir».
Fernando Guimarães e Hugo Costa

Náutica Lazer
da Pateira !
O proponente (e outros) do projecto de orçamento participativo «Náutica de Lazer da Pateira», que é já de 2016, precisou que será «sempre afinando alguns detalhes». E, sublinhou João Brinco, «apresentando novidades nas próximas edições».
Talvez, quem sabe?, tenha sido por estes detalhes que o Náutica Lazer da Pateira, com aparato, circunstância e pompa apresentado a 16 de Julho de 2020, não tem sido «visto» nas águas da pateira. Só aos bochechinhos!
A ARCOR Canoagem e a sua equipa - João Brinco, Hugo Costa e Fernando Guimarães - tem, na verdade, andado por Águeda, a pagaiar e fazer pagaiar as 1300 pessoas que por lá apareceram em Agosto.
Quanto ao Projecto Náutica Lazer da Pateira, ficou com as sobras! E assim é que parece ser! Dizemos nós!
- NOTA: Como aqui por várias vezes temos dito, o Projecto Náutica e lazer da Pateira tem este ano, estado muito parado no hangar.
Obras na Carreira da Igreja da Rua Benjamim Soares de Freitas, em
Óis da Ribeira. Abençoadas eleições, que antes de ti obras trazes...

11 - 
O passeio está, finalmente, a ser concluído.
Já não era sem tempo.. Tempo de eleições! 


- ANO 2021: O ALARGAEMTO E PASSEIO DA CARREIRA DA IGREJA. GOLEADA DE 9 RUAS A... ZERO: As obras de conclusão do alargamento da Carreira da Igreja, na Rua Benjamim Soares de Freitas, em Óis da Ribeira, começaram hoje...Hoje mesmo, ao primeiro dia de Setembro, um pouquinho antes das eleições autárquicas locais, como o d´Óis Por Três previu e apostou ir acontecer.
Isto é (foi) «trigo limpo, farinha amparo». Assim acertássemos no euromilhões!!! 
Paradas há alguns meses e estando nós a pouquinhos dias das eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, era, na verdade, mais que expectável que os executivos camarário e travassÓisense - que a elas vaão concorrer... -, se decidissem, finalmente, por acabar o serviço, dando prioridade ao que há muito deveria estar acabado.
Prioridade é, por coincidência, o nome da empresa, da Mealhada, que está a rasgar o espaço do 
alargamento da Carreira da Igreja, preparando o asfaltamento que há meses é esperado.
Toca a rasgar a estrada
para, a votos, a asfaltar


Uma goleada de 9 ruas a
uma e com Aidos de fora !

«Tiveram início os trabalhos de regularização dos pisos para posterior pavimentação betuminosa, obra a cargo da Câmara Municipal de Águeda», anunciou, pressurosa e sempre atenta, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, anunciando os trabalhos da Rua Benjamin Soares de Freitas, na vila óisdaribeirense, e mais 6 arruamentos de Travassô - que para o nosso caso não interessam, mas já agora indicamos: Areal, Cal, Rego, Sobreiro, Rigueira e S. Caetano.
«Também estão previstos trabalhos na Ruas da Fonte, Rua da lapa e Rua da CP, numa fase posterior», proclamou a autarquia travassÓisense, na sua página oficial de propaganda, como AQUI se pode ver.
O d´Óis Por Três deu-se ao cuidado de reverificar a lista das ruas a intervencionar, na esperança, que vã se revelou, de alguma lhe ter passado e por lá, meio escondida (faz de conta, é como quem diz...), estar a Rua dos Aidos, em Óis da Ribeira.
Mas não, não está.
Está meio asfaltada, já desde o tempo da governação própria de Óis da Ribeira. Já lá vão mais de 8 anos! E assim vai continuar!
Esta é que nem em tempo de eleições!
- NOTA: Em verdade, em boa verdade vos dizemos: nada melhoa para se fazerem obrs ue se realizarem eleições!

Sem comentários:

Enviar um comentário