terça-feira, setembro 06, 2022

* Os dias 6 de Setembro d´ÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: Folclore Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro em ÓdR! Advogado, economista e empresário de ÓdR! Caras, corações e saldos bancários! A paragem dos autocarros está bastante suja...Os objectivos estratégicos dos candidatos dos Juntos!

 


ÓdR há 15 anos!
Folclore Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro em ÓdR!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, dava notícia de um festival de folclore em Óis da Ribeira.
Assim: 
«O Grupo Folclórico Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro (Mealhada) vai actuar em Óis da Ribeira na tarde do próximo domingo, no âmbito das Jornadas Culturais e Desportivas da Junta de Freguesia.
A actuação está marcada para as 16 horas, dia 9 de Setembro, no coreto do parque de lazer da pateira.».
- NOTA: O domingo indicado era o dia 9 de Setembro de 2007. A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Fernando Pires.

Advogado, economista
e empresário de ÓdR !

O d´Óis Por rês de há 15 anos e na sua «Pergunta d´Óis» nº. 198, respondia à anterior e sobre uma personalidade de Óis da Ribeira.
Assim:
«- O ribeirense que é proprietário de uma empresa de importação de ferro, aço, cimento e madeira, no Porto, é o dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca). Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: a que edição correspondem as Jornadas Culturais e Desportivas de Óis da Ribeira 2007? Diremos amanhã.
- NOTA: José Bernardino Estima Reis era licenciado em direito e economia e filho de Jaime Pinheiro dos Reis e Erminda Soares Estima, da Rua Manuel Tavares (a do Cabo). Faleceu, d doença, a 29 de Dezembro de 2021, quando era presidente da direção da ARCOR.

Caras, corações e
saldos bancários !

A «Tertúlia Literária» nº. 298, a de há 15 anos, gracejava sobre caras, corações e saldos bancários !
- «Quem vê caras, não vê corações, conheces este ditado popular?!...», indagou o d´Ois.
- «Conheço esse e um outro: quem vê caras não vê saldos bancários nem progresso na terra...», respondeu o Três.».
- NOTA: Saldos bancários não andarão muito bem por alguns sítios que todos os óisdaribeirenses conhecem. Haja Deus!!!
ÓdR há 10 anos!
A paragem dos autocarros está bastante suja...

O d´Óis Por Três de há 10 anos falava da (não) limpeza das paragens dos autocarros.
Assim:
«A ida ao cemitério, no último sábado, deu para «estacionar» na cobertura da paragem de autocarros do largo da Igreja, o que, imaginem, aconteceu pela primeira vez. 
E não gostei muito de ver o lixo depositado debaixo do banco (lixo visivelmente de muitos dias...) e os vidros sujos de restos de cartazes que em alguma altura lá estiveram afixados. O que dá uma fraca imagem da freguesia. Nota-se bem o resto de cola e de papel fixos no envidraçado - o que lhe dá um aspecto de desmazelo muito grande.
O d´Óis Por Três é de opinião que não custava nada à equipa de trabalho da Junta de Freguesia passar por lá e limpar o espaço, já que afinal é um espaço onde muita gente deve parar, à espera de transporte e o local é muito visitado, pois é o centro da freguesia, com a igreja lá mesmo ao lado e também a capela mortuária, nos dias dos funerais.».
- NOTA: Não podemos garantir, mas se lá voltarmos hoje, a situação não diferirá muito da relatada há 10 anos. Não apostamos, mas...
Candidatos do JUNTOS; José Garcia (4º. lugar da lista), Marta Morais (3ª.), Mário
Martins (1º.), António Horácio Tavares (2º.), Filipe Almeida (5º.) e Sandra Santos (6ª.)

Sandra Santos
ÓdR há
5 anos!


Os objectivos estratégicos
dos candidatos do Juntos !

As eleições autárquicas de há 5 anos foram farto tema para o d´Óis Por Três desse tempo.
A 6 de Setembro de 2017, escrevíamos assim:
A candidatura do JUNTOS - Movimento Independente da União de Freguesias de TravassÓis «viajou» nas redes sociais com nova mensagem aos «caras(os) amigas(os) de Travassô e Óis da Ribeira» e um pormenor curioso: ao quinteto de há dias, juntou uma candidata a enfeitar o ramo.
Trata-se de Sandra Santos, que trabalha na ARCOR e reside em Águeda e que, em termos de representante dos interesses ribeirenses, se junta a António Horácio Tavares, o nº. 2 da lista dos «Separados do PS» - os independentes Juntos - e que se tornou viral por, numa Assembleia de Freguesia e a propósito de assunto de agenda, ter dito, com a maior das naturalidades, que «eu nem sou de Óis». Coisa irrelevante, naturalmente. Não é d´Óis mas está lá por Óis.
O dinossáurico candidato Mário Martins, já bem lonvejo na sua experiência autárquica local, afirma na sua declaração em rede social, que, e citamos, «somos uma candidatura independente, que conta com a minha experiência, adquirida ao longo dos últimos mandatos, aliada a uma nova e motivada equipa». Muito bem! Sobre a nova equipa, já falámos AQUI, nem vamos repetir que os três primeiros candidatos da lista (os putativos membros do executivo) são eleitos actuais. Renovação, enfim.
«JUNTOS pretendemos - diz o candidato travassonense - tornar esta União de Freguesias num local ainda melhor para viver», fazendo-o e prometendo que a «trabalhar em sintonia com a equipa da Câmara Municipal liderada por Jorge Almeida, temos a garantia de que serão realizadas as obras importantes que marcarão o futuro da nossa União de Freguesias».
O candidato acrescenta e conclui que «JUNTOS vamos melhorar e desenvolver objectivos estratégicos, empreendedores e inovadores nas áreas da saúde, educação, reabilitação, turismo e associativismo».
O d´Óis Por Três vai ficar a esperar para... ver qu
e «objectivos estratégicos» tem Mário Martins na sua manga eleitoral.».
- NOTA: O d´Óis Por Três esperou com paciência de esperar com paciência e viu o que todos os óisdaribeirenses viram: a barracada que «deu» nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019. Só não viu quem não quis.

Sem comentários:

Enviar um comentário