quinta-feira, outubro 27, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 27 de Outubro: 1 - Os (não?) 50 anos da Tuna de Óis da Ribeira (1951)! 2 - Margarida e Manuel: o primeiro casamento da República (1910)! 3 - O atraso nas obras da ponte de Óis da Ribeira (1951)! 4 - O pedestal as urnas do Cemitério Velho e os eucaliptos dos baldios (1963)! 5 - O restaurante «Pôr do Sol» (1984)! 6 - As penúltimas Junta e Assembleia de Freguesia (2005)!| 7 - As cheias do Rio Águeda (2006)! 8 - ARCOR Canoagem homenageou os seus campeões nacionais (2009)! 9 - Os últimos autarcas da Freguesia de Óis da Ribeira (2009)! - 10 - Actuações do Grupo de Teatro Amador (GTA da ARCOR (2011) 11 - A Rua da Igreja vai ficar mais larga (2013)! 12 - Os jacintos continuam na pateira (2015)! 13 - ARCOR no Centro de Formação Desportiva (2016)! 14 - Trilho do Rio Águeda, o «PR9» até Óis a Ribeira (2019)! 15 - A delegação de competências para os trilhos pedestres de TravassÓis (2020)! 16 - Iniciação à canoagem e o sunset em kaiyak e sup (2021)!


 A Tuna em 1951. De pé, Serafim Reis, Eurico Tavares, Manuel Carvalho (Girão), Alfredo Tavares, 
Jacinto Matos, David Santos, Arménio Pires (de Travassô) e Óscar Matos. Ao meio, 
Sebastião Laranjeira (T), Armando Reis, Maia I (T), Hostilino Matos e Maia II (T). À 
frente, Aires Carvalho, José Maria Framegas, Edmundo  Reis e José Maria Costa.
Armando Reis e Hostilino Matos ainda são vivos!

Notícia de 27 de Outubro de 1951

Jacinto Matos


1 - ANO, QUAL É O ANO
 DA FUNDAÇÃO DA TUNA
QUE AGORA É ASSOCIAÇÃO 
FILARMÓNICA?: A Tuna Musical de Óis da Ribeira, a que agora chamam Associação Filarmónica, vai festejar 125 anos!
O que contas feitas, terá sido fundada em 1897.
Terá sido?
A 27 de Outubro de 1951, há precisamente 71 anos, a imprensa de Águeda publicou a notícia de que mostramos cópia - aqui ao lado.
Notícia que dava nota de que «é já no próximo domingo que se vai realizar o quinquagésimo aniversário da nossa Tuna, que há bons 50 anos tem lançado o nome de Óis da Ribeira».
Ora o próximo domingo de então era o dia 4 de Novembro de 1951. Há 71 anos, repetimos.
Se-teeeen-taaaaa e uuuuuum anos!!!
Ora, a questão que o d´Óis Por Três já algumas vezes pôs é linear: independentemente de quaisquer outras contas, se faria 50 anos em 1951, isso quer dizer que foi fundada em 1901. Como é que então a Tuna se assume como fundada em 1897? Quatro anos antes e quando o sempre indicado gundado?!
Já descontando as dezenas de anos em que pura e simplesmente não existiu - por exemplo entre 1961/62 e 1993!... e outros histos houve -, se calhar seria interessante que se fizesse juízo à história real e nos deixássemos de falácias.
Afinal, quando foi fundada a Tuna Musical a que agora chamam Associação Filarmónica de Óis da Ribeira? Boa pergunta!
Jacinto Pereira Matos, um dos seus fundadores e muitas vezes indicado como o seu primeiro maestro (ou regente, como ao tempo se dizia) teria apenas 20 anos. Nasceu a 20 de Novembro de 1877. 
A Tuna de Òis da Ribeira, reorganizada em 
1993, depois de 32 anos de silêncio


Os 31 anos de silêncio
da Tuna, até... 1993!

A pergunta começa por ter algumas respostas no próprio blog oficial da então Tuna Musical, quando diz, e citamos, que «após 31 anos de «silêncio», voltaram a ouvir-se os sons da Tuna», a 28 de Novembro de 1993.
«A apresentação oficial foi realizada a 28 de Novembro de 1993, sendo de registar que alguns dos seus executantes o foram já no passado. Trata-se, pois, do remoçar de uma velha ideia que os imponderáveis da vida forçaram a suspender», lê-se no blog oficial da instituição musical óisdaribeirense
Afinal, em que ficamos? Que idade real e efectiva tem a Tuna, que modernamente se cha ma Associação Filarmónica  Óis da Ribeira?
- NOTA 1 : Os dados históricos que aqui republicamos foram retirados de notícia editada no extinto blogue «Óis da Ribeira», de 22 de Outubro de 2011. Ver AQUI
- NOTA 2: O d´Óis Por Três (re)levanta esta questão por nenhuma razão especial. Apenas, para que se possa fazer uma qualquer análise, se alguém quiser fazer
 

O registo do casamento
de Margarida e Manuel
 
2 - ANO 1910: MARGARIDA E MANUEL, 
OS PRIMEIROS NOIVOS DEPOIS
DA REPÚBLICA: O casamento de Margarida e Manuel foi o primeiro  a ser celebrado na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira depois da implantação da República, a 27 de Outubro de 1910. 
Há 111 anos!
Margarida Gomes da Conceição tinha 26 anos, nascida a 25 de Março de 1884, e filha de Tomaz Ferreira da Conceição e de Mariana Gomes de Jesus, ambos jornaleiros e todos de Óis da Ribeira. Neta paterna de Raimundo Ferreira das Neves e Josefa Maria de Carvalho, neta materna de Afonso José Marques e de Maria Gomes de Jesus.
Manuel Soares dos Santos (Lopes), tinha 19 anos, nasceu a 13 de Fevereiro de 1891 e era filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima. Neto paterno de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília, neto materno de José Francisco da Silva e Josefa Ferreira Estima.
Exerceu funções públicas e políticas em Óis da Ribeira, nomeadamente como tesoureiro da Junta de Freguesia em três mandatos do presidente Benjamim Soares de Freitas - os de 1943/1945, 1946/1950 e 1951/1954.
O casal teve os filhos David, Deolinda, Isaura, Mirene e Zulmiro, já falecidos, e, ainda viva, Lurdes (de 97 anos). - Ver AQUI
-
Ponte de Óis da Ribeira

3 - ANO 1951: ATRASO NAS 
OBRAS DE CONSTRUÇÃO 
DA PONTE: Há 70 anos, as obras de construção da ponte sobre o rio Águeda iam atrasadas e o povo de Óis da Ribeira queixava-se.
«Com muita morosidade, prosseguem os trabalhos desta importante obra, que dignifica o Estado Novo», lê-se no «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2001, que agora relemos, citando uma notícia da imprensa de Águeda de 27 de Outubro de 1951. Já lá vão 70 anos.
O jornal arcoriano também acrescentava: «Pena é que ainda este inverno tenhamos que suportar a travessia do rio, durante o inverno, em barcos».
- NOTA: A ponte, como se sabe, só viria a ser inaugurada 7 meses depois, a 25 de Maio de 1952 e num dia memorável da comunidade óisdaribeirense. O dia em que as galinhas tiveram dentes.
O pedestal


4 - ANO 1963: O PEDESTAL DAS 
URNAS DO CEMITÉRIO (VELHO) E
OS EUCALIPTOS DOS BALDIOSA Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 27 de Outubro de 1963, deliberou pagar a Hermenegildo Viegas os trabalhos de construção do pedestal com placa para pouso das urnas no decorrer dos funerais do cemitério. 
Os trabalhos custaram 62$00 aos cofres da autarquia - o equivalente a 28,02 euros de agora, segundo o conversor da PORDATA. Para o mesmo pedestal, foi paga a Aníbal Pinheiro dos Reis (ferreiro) uma verguinha de ferro: por 27$00, seriam agora 11,46 euros.
A Junta de Freguesia era presidida por Armando dos Santos Ala de Resende, com o secretário Manuel Simões dos Reis (Manelzito) e o tesoureiro José Pinheiro das Neves. 
- NOTA: A Junta de Freguesia, na mesma reunião, deliberou convidar pessoal para a abertura de covas para a plantação de eucaliptos nos baldios, assim promovendo a sua valorização. Deliberou igualmente e sobre os baldios, proceder à sua demarcação.

5 - ANO 1984: O RESTAURANTE
«PÔR-DO-SOL»:  A foto é de 1984 (já lá vão 28 anos) e do «face» Pateira - A Maior Lagoa Natural da Península Ibérica
Os tempos era outros, mais faustosos, e até se faziam espectáculos dos Asas de Portugal - malta que fazia acrobacias aéreas de avião e, neste caso, sobre a pateira. 
Bem fez Luís Neves, gestor desta página do facebook, em as editar, para nosso gáudio.
- NOTA: O restaurante «Pôr-do-Sol» era, ao tempo, gerido por Dinis Tavares dos Reis - o seu construtor e fundador e entretanto já falecido. E ainda bem que, para memória futura, Luís Neves fez estes registos fotográficos (os dos aviões).



Manuel Almeida (Capitão), Fernando
Pires e Rui Fernandes (PSD)
Diamantino Correia
e Vital Santos (LIOR)


6 - ANO 2005: POSSE DAS PENÚLTIMAS JUNTA E ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ÓIS DA RIBEIRA:A penúltima Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi (re)eleita a 9 e empossada a 27 de Outubro de 2005. Há exactamente 17 anos e para um mandato que viria a terminar em 2009.
Fernando Tavares Pires era o presidente, Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) o secretário e Rui Jorge dos Reis Fernandes o tesoureiro, todos eleitos do PSD. O trio ainda viria a ser reeleito em 2009 e foi o último da última Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Fernando Pires tinha sido eleito PJ pela primeira vez em 1993 e já feito os mandatos de 1994/97, 1998/2001 e 2002/2005. O presidente da Assembleia de Freguesia era Manuel Soares (antigo PJ), com José Gonçalves Martinho, José António Pires, Germano Venade e Pedro Soares, também do PSD.
- NOTA: A Assembleia de Freguesia eleita nesse ano incluía dois candidatos da Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR): Diamantino Alves Correia e Vital de Oliveira Almeida e Santos.


7 - ANO 2006: AS CHEIAS
DE ÓIS DA RIBEIRA
: Cheia na pateira em Ois da Ribeira, 25 de Outubro de 2006. Pode não parecer, mas o que estão a ver é a estrada empedrada que vai do restaurante para o hangar de canoagem e capela de Santo António, frente às Codiceiras - foto do ribeireiro Luís Neves, com o nosso obrigado e um abraço.

- NOTA: As cheias, maiores e/ou menores, repetem-se regularmente e ainda bem.



Os campeões nacionais de 2009


8 - ANO 2009: ARCOR CANOAGEM
HOMENAGEOU OS SEUS NACIONAIS: A ARCOR realiza sábado um jantar de homenagem aos seus atletas de canoagem campeões nacionais. São eles, da esquerda para a direita, Emanuel Macedo, Luís Silva, Amílcar Pina, Andreia Fernandes, João Paulo Brinco (treinador), Inês Espinhal, Carlos Figueiredo, Hugo Macedo e Tiago Tavares
A iniciativa está marcada para as 19 horas, no Centro Social, e segue-se a actuação das Velhas Guardas de O Cancioneiro de Águeda, às 21.
- NOTA: A ARCOR Canoagem continua a ganhar títulos nacionais e, em 2016, até teve um campeão do mundo: Tiago Tavares.

Os últimos eleitos: Carlos Pereira, Carla Tavares e Luís Neves (PS),
Manuel Soares, Eugenia Martinho, Pedro Soares, Fernando Pires,
Manuel Almeida (Capitão) e Rui Fernandes (PSD)



9 - ANO 2009: OS ÚLTIMOS AUTARCAS DA FRGUESIA DE ÓIS DA RIBEIRA: Os últimos autarcas da Junta e Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira independente tomaram posse a 27 de Outubro de 2009. 
Há 13 anos e, não se adivinharia nesse tempo, que seria para o último mandato antes da União de Freguesias.
A cerimónia decorreu no salão nobre da nova sede (a actual sede da UFTOR) e foram empossados o presidente Fernando Tavares Pires, o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Jorge dos Reis Fernandes (da Junta) e, da Assembleia de Freguesia, o presidente Manuel Soares dos Reis e Santos e os vogais Germano Magalhães Venade, Eugénia Cristina de Oliveira Martinho e Pedro Miguel Estima Soares, todos eleitos do PSD, e, do PS, Carla Eliana da Costa Tavares, Luís Carlos dos Santos Neves e Carlos Manuel Pereira.
- NOTA: Foram os últimos eleitos da independente freguesia de Óis da Ribeira. desde 2013 agregada a de Travassô em forçada União de Freguesias.


10 - ANO 2011: ACTUAÇÕES DO
GRUPO DE TEATRO AMADOR
DA ARCOR: O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR actuou em Santa Catarina de Vagos, no dia 23 de Outubro, com a comédia “O Gato”, de Henrique Santana.
O grupo tem, entretanto, marcadas mais os seguintes espectáculos:
- 30 de Outubro, próximo sábado: Participação FESTAZ 2010 - 5º. Festival Nacional de Teatro, em Oliveira de Azeméis.
- 6 de Novembro: Actuação na Associação Recreativa e Cultural de Pó, no Bombarral.
- 13 de Novembro: Exibição no 10º. Festival do Grupo Semente, em Eixo.
- 20 de Novembro: Festival de Teatro de Milheirós de Poiares, em Santa Maria da Feira.
- NOTA: Bons velhos tempos, estes tempos do teatro amador da ARCOR. Como todos sabemos, o teatro «faleceu» em 202. Há 10 anos!


11 - ANO 2013: A RUA DA IGREJA
VAI FICAR MAIS LARGA: Já é possível antever como ficará a rua da Igreja, mesmo antes da demolição da casa da sra. Maria Eugénia Reis. ~
Fica mais larga, como mostra a foto.
O poste de electricidade que ali se vê no «meio» da rua vai naturalmente ser substituído pelo que está já colocado ao lado. É pena que a rua não seja alargada até ao largo do Cruzeiro, disseram-nos que não será.
Já se vê também, à direita, a casa de rés do chão que irá substituir a (ainda) residência da proprietária.
- NOTA: As obras de alargamento viriam a ser concluídas em Abril/Maio de 2021, mesmo em tempo útil das eleições autárquicas desse mesmo ano de 2021. A rua, oficialmente, é a Benjamim Soares de Freitas, benemérito da freguesia mas também conhecida por Carreira da Igreja.


12 - ANO 2015: OS JACINTOS
CONTINUAM NA PATEIRA
: "Chorando" sobre um manto de jacintos...». É assim que João Anjos legenda a foto dos jacintos acumulados junto ao pontão do recanto onde, já lá vão alguns anos, «moravam» alguns patos, que a extinta Junta de Freguesia de Óis deixou de alimentar e «fugiram» para a margem de Fermentelos.Poupando-nos este desgosto, fica o registo fotográfico captado na tarde do passado domingo, dia 25 de Outubro de 2015....
Então onda é que anda a porra da máquina «pato bravo»?...
- NOTA: A draga «Pato Bravo» tem andado por muito lado e, entretanto e por estes dias, regressou à pateira. Está ancorada frente ao hangar de canoagem.

13 - ANO 2016: ARCOR NO PROJECTO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DESPORTIVA: A ARCOR integra a parceria que acaba de formar o Projecto Náutico do Centro de Formação Desportiva de Águeda, criado no âmbito do Programa de Desporto Escolar 2013/17, que tem por objectivo «generalizar o acesso à prática desportiva e melhorar os desempenhos desportivos».
Os outros parceiros são a Câmara Municipal de Águeda, o Agrupamento de Escolas Águeda Sul, a CERCIAG e o Instituto Duarte Lemos (IDL), com envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem.
As inscrições de alunos já passam do meio milhar e os locais a usar para a formação serão o rio Águeda (no centro da cidade), e a pateira, em Óis da Ribeira.
- NOTA: Uma iniciativa de excelência, que, tanto quando julgamos saber, continua activa e com bons resultados. E não só desportivos.
A placa de inauguração do Trilho PR 9, com Edson Santos, Manuel Campos e Sérgio Neves
O PR9, de Águeda a Óis da Ribeira, está preparado
para pessoas de mobilidade reduzida

14 - ANO 2019: OTRILHO DO RIO ÁGUEDA, O «PR 9» ATÉ ÓIS  DA RIBEIRA: O óisdaribeirense-descen-dente Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, descerrou a placa comemorativa da inauguração do PR9 - o trilho pedestre que liga a capital do município ao parque da pateira de Óis da Ribeira.O momento, na manhã de hoje, dia 27 de Outubro de 2019. teve presença, também (ver foto) dos presidentes das Juntas de Freguesia das Uniões 
Apoio no coreto do parque da pateira, frente
ao hangar de canoagem da Arcor
de Freguesia de Recardães e Espnhel (Manuel Campos) e Travassô e Óis da

liga a capital do município ao parque da pateira de Óis da Ribeira.O momento, na manhã de hoje, dia 27 de Outubro de 2019. teve presença, também (ver foto) dos presidentes das Juntas de Freguesia das Uniões de Freguesia de Recardães e Espnhel (Manuel Campos) e Travassô e Óis da Ribeira  de acordo com a página oficial do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda, teve participação de «centenas de pessoas que passaram a sua manhã a praticar 
Hugo Costa, paracanoísta da ARCOR,
também participou no PR9
desporto e a conhecer o concelho.
O PR9 está adaptado para ser percorrido por pessoas com mobilidade reduzida (como se pode ver nas imagens) e a adaptação do percurso e a aquisição do equipamento Swiss Trac foram financiadas pelo Projecto LIFE Águeda.
- NOTA: O Município de Águeda., a esse tempo, passou a ter cinco percursos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente o Trilho do Rio Águeda, o Águeda Bike Park, o Cidade de Águeda, a Ecopista do Vouga – Águeda e o Bike Park à Pateira.
«Em Águeda, o Desporto é para Tod@s! Desporto é Vida!», considerou o vice-presidente Edson Santos.
Assinatura do protocolo: vice-presidente Edson Santos e presidentes
Jorge Almeida (Câmara) e Sérgio Neves (Junta da UFTOR)

O trilho do PR1 (a vermelho)

15 - ANO 2020: A DELEGAÇÃO 
DE COMPETÊNCIAS PARA OS 
TRILHOS PEDESTRES DE 
TRAVASSÓIS: A Câmara Municipal de Águeda protocolou a delegação de competências com as Uniões de Freguesias de Recardães e Espinhel (UFRE), Préstimo e Macieira de Alcôba (UFPMA) e Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) para assegurar a manutenção de trilhos pedestres naqueles territórios do município, num investimento total de 8.500 euros.
A assinatura decorreu a 23 de Outubro de 2020, na Câmara Municipal de Águeda, e o d´Óis Por Três desconhece o valor atribuído à UFTOR, que tem contemplados apoios para o PR1 – Trilho da Pateira ao Águeda (o de Óis da Ribeira, o mais antigo) e o PR5 – Trilho da Ponte de Ferro (em Travassô).
«O objetivo é, numa lógica de actuação de proximidade e de cooperação, conseguir que os trilhos sejam mantidos e limpos com regularidade, para que possam continuar a ser usados pela população e quem nos visita, seja de forma desportiva ou lúdica, e ligando os vários pontos de interesse turístico», afirmou Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda.
As UF comprometem-se a fazer a manutenção dos trilhos, controlo de vegetação e limpeza, pintura e manutenção das placas indicativas dos percursos e substituição de sinalética (ou seu reposicionamento) sempre que necessário.
O protocolo agora assinado é o quarto ou quinto deste ano. Isto, apesar da forma como a Junta de Freguesia, pela boca do seu presidente, recebeu a Câmara e Assembleia Municipal de Águeda na sessão de Óis da Ribeira, a 28 de Fevereiro de 2020. - Ver AQUI
- NOTA: Será descabido e/ou inoportuno perguntar se a delegante Câmara Municipal de Águeda «confere» as competências que «traslada» para as Juntas de Freguesia? Seia interessante saber!

O cartaz da abertura de iniciação
de canoagem na ARCOR
ARCOR Canoagem
em 2021

16 - ANO 2021: INICIAÇÃO À C ANOAGEM E O PATEIRA SUNSET EM KAYAK E SUP!: A ARCOR Canoagem continua expectante quanto à aprovação do projecto e início das obras de ampliação e requalificação do seu hangar de canoagem e, entretanto, prepara futuro, com a abertura da sua variante de iniciação à modalidade.
«Queres fazer um desporto ao ar livre!! Em Águeda ou Óis da Ribeira .. estamos cá para te receber!!!...», refere a secção náutica arcoriana, desafiando as crianças e jovens para que «apareçam e experimentem» a prática da modalidade.
«Se gostares.... fica!», desafia o clube náutico de Óis da Ribeira, apontando os polos da vila (a partir do seu hangar da pateira) e de Águeda (no Centro Náutico Bério Marques, em Paredes), como os locais para a iniciação e garantindo todas e as melhores condições técnicas e de segurança individual.
A iniciativa é aberta a (futuros) atletas com idades entre os 7 e os 8 anos, que são, diz a ARCOR Canoagem, «as idades em que se aprende mais facilmente».

A iniciação canoística vai ocorrer a partir das 18 horas das próximas segundas, quartas e sextas-feiras e, aos sábados e domingos, a partir das10 horas e no centro náutico de Óis da Ribeira (o hangar da margbem da pateira).
No caso do Centro Náutico Bério Marques, em Águeda, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (em Paredes), será em todos os dias úteis, a partir das 16 horas. Ao domingos, será partir das 10,30 horas da manhã.
Os interessados poderão inscrever-se através do email arcorseccaocanoagem@gmail.com.

Pateira Sunset
em kaiak e sup!


A ARCOR Canoagem, entretanto, vai organizar a iniciativa Pateira Sunset, marcada para o dia 30 de Outubro de 2021 e a partir da margem de Óis da Ribeira.
A actividade dessa tarde/noite (sunset) desse próximo sábado é «aberta a todos» e envolve a «navegação» em kaiak e pranchas de sup, partir das 18,30 horas, com monitorização e segurança a cargo da instituição náutica óisdaribeirense.
António Brinco, o atleta bi-olímpico que actualmente é vice-presidente do clube e coordenador da ARCOR Canoagem, lançou o convite/desafio: «Vem andar de kayak ou sup na pateira e desfrutar do melhor sunset do mundo!!».
- NOTA: Os participantes tinham direito a receber uma lanterna de cabeça a uma sandes de pernil e bebida, no final da experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário