terça-feira, outubro 04, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 4 de Outubro: ARCOR adjudicou as obras do Centro Social e sede da Junta (2001)! Passaporte para Emília Bandeira (1929)! Os preparativos para a electrificação de Óis da Ribeira (1952)! O padre Albino Rodrigues de Pinho (1966)! Polidesportivo da ARCOR abandonado (2009)! Comissão Fabriqueira com contas no vermelho (2011)! As confissões do candidato Sérgio de TravassÓis (2013)! As obras da ponte nova (2014)! Os resultados eleitorais de Óis da Ribeira (2015)! A ponte nova tem a mesma largura da velha? (2016)! Draga na pateira mas há 2 semanas parada. Nem começou )2020)! Beatriz Oliveira sonha com os Jogos Olímpicos (2021)!

António Simões (administrador da Marvoense) e Celestino Viegas, presidente da ARCOR)
assinaram, há 21 anos, o contrato de adjudicação das obras do Centro Social e sede da
Junta de Freguesia. Aqui, ladeados pelos presidentes Castro Azevedo (da Câmara e à
 esquerda) e, à direita, Fernando Pires (da Junta  de Freguesia de Óis da Ribeira)
Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia

1 - ANO 2001: ADJUDICAÇÃO DAS OBRAS DA ARCOR E DA SEDE DA JUNTA: O auto de adjudicação das obras de construção do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi assinado a 4 de Outubro de 2001.
Uma quinta-feira de há precisamente 21 anos!
A associação, enquanto dona de obra, foi representada por Celestino Viegas, presidente da direção, e a Construções Marvoense, da Ventosa (Mealhada), a empresa adjudicante, por António Simões, seu administrador.
A empreitada, para aquela fase, outras teria (e teve), envolveu 149 713 962$00 - o equivalente, agora, a 1.022.466,98 euros, segundo o conversor da PORDATA. O que, basta olhar para os números, era (foi) um gigantesco desafio para a capacidade empreendedora da ARCOR (responsável por 80% dos custos e gestora da obra), da Junta de Freguesia (20%) e de Óis da Ribeira
Os custos finais, incluindo equipamentos, telas e arranjos exteriores, andaram na casa dos 1,2 milhões de euros - qualquer coisa, a valores actuais, como 1639.889,79 euros.
A entrada da Construções Marvoense em obra viria a ser no dia 26, seguinte, depois de, na véspera, dia 25, ter sido feito o primeiro descarregamento de ferro.
- NOTA: A movimentação de terras decorria já desde o dia 22, mais de 3000 metros cúbicos (segundo cálculos da época), para o que hoje são as caves dos três blocos do gigantesco edifício arcoriano.

Emília J. Bandeira

Juvenal
Encarnação

2 - ANO 1929: PASSAPORTE PARA EMÍLIA DE JESUS BANDEIRA: O Governo Civil de Aveiro emitiu a 4 de Outubro de 1929, há 93 anos, passaporte para Emília de Jesus Bandeira, que era natural de Óis do Bairro, freguesia de
Anadia, e vivia em Óis da Ribeira.
Costureira de profissão e solteira, era filha de Manuel Francisco Bandeira e de Maria de Jesus, tinha 26 anos, media 1,52 metros de altura, olhos e sobrolhos castanhos. Não sabia escrever e viajou sob responsabilidade dos patrões: o carpinteiro Juvenal Marques de Carvalho, de 27 anos, e a esposa, Maria da Encarnação Nabo, de 23 anos e costureira - que foram os responsáveis pela sua emigração.
O passaporte foi emitido para o Brasil, para os três e com destino à cidade de Santos, no Estado de S. Paulo. Mais nada sabemos dela. E muito menos dos patrões.
A cabine eléctrica



3 - ANO 1952: A ELECTRIFICAÇÃO
DA VILA DE ÓIS DA RIBEIRAO presidente da Câmara Municipal de Águeda, esteve em Óis da Ribeira há 70 anos para preparar a instalação da rede eléctrica da vila.
As negociações vinham a ser desenvolvidas com a União Elétrica Portuguesa (UEP), uma das antecessoras da actual EDP, a que foi pedido que apresentasse uma proposta para a construção dos ramais, como se pode ler no «Jornal da ARCOR» de 3 de Dezembro de 2002.
O presidente da Câmara era o dr. Fausto de Oliveira e a Junta de Freguesia liderada por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
A luz elétrica só viria a ser inaugurada em 1958, era o engº Gil Pires Martins o presidente da Câmara Municipal de Águeda.
- NOTA: A Junta era liderada por Aires Carvalho e Santos, que, a 17 de Novembro de 1957, quando era tesoureiro, substituiu Armando dos Santos Ala de Resende (o presidente), que na altura se ausentou para Angola. David Soares dos Santos era o secretário (e continuou neste cargo) e José Pinheiro das Neves assumiu as funções de tesoureiro. Era suplente, assim como António Marques dos Reis (da Zola).
Padre Albino R. de Pinho
Padre Albino


4 - ANO 1966: PADRE ALBINO
RODRIGUES DE PINHO: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 4 de Outubro de 1966, há 56 anos, passaporte para o padre Albino Rodrigues de Pinho - que, em data indeterminada dos anos 50 para princípios dos de 60 do século XX, foi pároco de Óis da Ribeira e Travassô, onde foi substituído pelo padre António Nunes da Fonseca.
O padre Albino nasceu a 5 de Maio de 1925, em Beduído, no Arciprestado de Estarreja, e foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1952, tinha 27 anos. Paroquiou, por exemplo e para além de Óis da Ribeira (onde cremos ter sido o antecessor do padre Viriato da Graça Bodas), também em Nariz e Verba, Nossa Senhora de Fátima (Mamodeiro), Vessada e Oiã, entre outras comunidades católicas. Foi também professor, Vigário Geral da Diocese de Aveiro e ecónomo do Seminário de Aveiro.
- NOTA: O padre Albino Rodrigues de Pinho baptizou, ministrou comunhão celebrou funerais de muitos óisdaribeirenses e faleceu aos 81 anos, a 24 de Março de 2007, após 12 anos de doença (convalescente). Residia em Salreu, em casa de um irmão, sendo o seu corpo enterrado no cemitério de Beduído, para onde, no dia seguinte, se realizou o seu funeral. RIP!!!


5 - ANO 2009: POLIDESPORTIVO
DA ARCOR ABANDONADO: Passámos hoje pelo polidesportivo da ARCOR e surpreendeu-me o estado de abandono em que se encontra. É profundamente lamentável - está vandalizado nas redes, com o piso cheio de agulhas e folhas de eucaliptos, gravetos e mais o que calha. As redes cheias de buracos e ervas em volta. Numa palavra, está desprezado! Fiquei com vergonha de ser de Óis.
Uma estrutura daquelas, que parece ser de boa qualidade, está ali abandonada e esquecida pela associação. E a população não o usa, que pena!
- NOTA: O polidesportivo da ARCOR, 13 anos passados, continua abandonado e, obviamente, mais degradado, O que é uma imensa pena, tal é a delapidação do património da associação.


6 - ANO 2011: COMISSÃO FABRIQUEIRA
COM AS CONTAS NO VERMELHO
: Lemos no facebook da Paróquia de Óis que Comissão para os Assuntos Económicos da Paróquia de Santo Adrião - a Comissão Fabriqueira, para falar mais rapidamente - esteve ontem reunida para ver como há-de tirar as contas do vermelho. E a expressão não é do d´Óis Por Três, é mesmo do padre Júlio.
Não sei o que resolveram, mas não estará longe, pela certa, um cortejo a bater-nos à porta, ou a Fabriqueira a bater na aldraba de casa, para pedir ajuda. Por mim, vou ajudar, directamente ou através da família. Até porque esta Fabriqueira está a fazer obra, coisa que não se via na Igreja há muito tempo.
- NOTA: As Comissões Fabriqueiras, todas elas, fazem bons trabalhos, sempre cm a colaboração do povo cristão de Óis da Ribeira. 

7 - ANO 2013: AS CONFISSÕES
DO CANDIDATO SÉRGIO DE
TRAVASSÓIS: O candidato da Coligação «Todos Somos Águeda», o segundo a contar da direita, comentou os resultados autárquicos das eleições de 28 de Setembro.
Diz dele, Sérgio Neves, na sua página de facebook:
«Sobre as autárquicas em Travassô e Óis, partimos de uma posição claramente inferior.
Formamos uma equipe exemplar na forma de ser e estar e que me orgulho a cada instante.
Fizemos uma projecto com uma atitude de futuro raramente encontrada
Atitude e presença em período de campanha que evidencia muita coisa
Tivemos menos 128 votos num universo de mais de 1300 votantes. Não ganhamos.
Podem contar comigo e com toda a equipa para representar de forma responsável, sensível, ativa, transparente e exemplar toda a gente nos próximos quatro anos.
Obrigado pela confiança apoio e atitude nesta campanha.».
- NOTA: A coligação PSD/CDS teve 570 votos (41,73%) e elegeu 4 mandatos. Perdeu para o PS de Mário Martins, do PS, com 698 votos (51,10%) e 5 eleitos. Votaram 1366 (64,10%) dos 2 131 inscritos. Nulos foram 33 (2,44%) e brancos 65 (4,76%). 

8 - ANO 2014: AS OBRAS
DA NOVA PONTE: As obras da ponte na tarde de hoje. Com este andamento e o número de homens que lá trabalham, nunca mais tempos ponte. E lá tivemos de voltar a lavar o carro, que se encheu de pó no desgraçado do desvio de terra que a Câmara de Águeda teima em não quer alcatroar, só por birrice pois a lei que o vice-presidente diz que a impede de pôr o alcatrão é a mesma que não impede o alcatrão na rampa que agora dá acesso à ponte, nem impedia no aterro, nem vai impedir nos futuros acessos. Deve ser para castigar a malta de Óis, só pode.
- NOTA: Birras de políticos sempre as haverá. Só que algumas ultrapassam todos os limites do bom senso.


9 - ANO 2015: OS RESULTADOS
ELEITORAIS EM ÓIS DA RIBEIRA
A Coligação Portugal à Frente (PAF) venceu as eleições legislativas em Óis da Ribeira hoje realizadas, somando 207 votos - contra os 120 do PS.
A votação foi algo surpreendente, face aos últimos 4 anos de governação do PSD e do CDS em legislatura de austeridade. PSD e CDS que formaram o dito governo.
E, mais que isso, pelo facto de a lista socialista incluir a ribeirense Carla Eliana Tavares como candidata a deputada pelo Círculo de Aveiro, não se sabendo neste momento se foi eleita, ou não. Depois se saberá, registando o d´Óis Por Três o facto de a candidatura nos ter passado despercebida!
A terceira força mais votada (38) foi o Bloco de Esquerda, seguindo-se a CDU (11), o PAN (4), o Livre e o PNR (3), o PPM, o Nós Cidadãos, o PDR e o PCTP/MRPP (2), o Partido da Terra e o AGIR (1), o PURP, o PPV/CDC e o Juntos pelo Povo não receberam qualquer voto.
- NOTA: O número de votos brancos foi de 20 e três os votos nulos. A mesa da voto foi presidida por Carla Costa.

10 - ANO 2016: A PONTE N OVA
TEM A MESMA LARGURA
DA VELHA?Alguém nos chamou a atenção para o facto de a nova ponte ir ter a mesma largura da actual, o que, a ser verdade, é uma asneira de todo o tamanho. 
Salvo melhor e mais autorizada opinião.
Realmente e como várias vezes foi alertado em reuniões da Câmara de Águeda com o povo de Óis, a nova ponte deveria ser mais larga, pois, aparentemente, dois camiões não se poderão cruzar nela. Ou um camião e um autocarro. Ou até algum tractor ou máquinas agrícolas mais avantajadas, como as que muitas vezes se vêem nos campos de Óis.
Fomos ver as fotografias recolhidas no sábado e a que mais proximamente pode identificar a largura da ponte nova é esta mestra de cimento que irá ligar as duas pontes. Irá? A imagem não dá para ver bem, mas a mestra vai direita à actual ponte. O que, a assim ser, confirma que terão a mesma largura.
Louvado seja Deus!!! Oxalá estejamos enganados.
- NOTA: As pontes ficaram com a mesma largura, como se sabe. E de outra maneira não podia deixar de ser.

Os jacintos na margem de Óis da Ribeira, junto ao hangar e na manhã de hoje, 4 de Outubro de 2020. A
 draga está lá, mas... parada há 2 semanas. Ainda não «trabalhou», desde que lá foi descarregada, a 21/09/2020


 
11 - ANO 2020: DRAGA NA PATEIRA  MAS HÁ 2 SEMANAS PARADA! NEM COMEÇOU: O d´Óis Por Três deu conta, a 21 de Setembro de 2020, amanhã se fazem duas semanas, do regresso da draga draga/ceifeira «Pato Bravo» à pateira.
Uma boa notícia!
O objectivo era (é), naturalmente, fazer a limpeza dos jacintos que infestavam a lagoa e também a prejudicam e enfeiam, para além de impedir as habituais actividades desportivas e de lazer que nela se desenvolvem.
O que acontece, infelizmente, é que, passadas estas duas semanas, a draga continua parada, nem sequer começou a trabalhar, portanto sem limpar os indesejados jacintos.
Isto acontece, porquê?
Que razão levou, então e a quem decide, a recolocar a «Pato Bravo» na lagoa, se foi, meramente, para estar parada e motivo de chacota de quem por ali passa e a vão olhando com desdém e incredubilidade.
As autoridades locais não sabem disto? Não vêem isto? Não ligam a isto? Não reclamam? Não protestam?
Foram eleitos, então, para quê?
Só para se prebendarem e continuarem, a cantar e rir e a assobiarem para o lado?
- NOTA: A draga é uma história já tão longa, que já nem dá para lhe apanhar as pontas. Assim como ela mesma não «apanha» os jacintos.
Beatriz Oliveira, atleta da ARCOR Canoagem, e André Veiros, do CC Ovar, no
 mundial de 2021, 8ºs. classificados de K2 mistos, juniores, de 500 metros
Beatriz Oliveira, da ARCOR Canoagem no pódio
de campeã nacional de K1, 200 metros, em 2021

Mariana: os
primeiros dias
da canoagem


12 - ANO 2021: BEATRIZ OLIVEIRA: PARTICIPAR NOS JOGOS OLÍMPICOS SERÁ UMA GRANDE CONQUISTA: A mundialista Beatriz Carvalho de Oliveira, atleta internacional da ARCOR Canoagem, disse ao d´Óis Por Três que «participar nos Jogos Olímpicos será uma grande conquista».
Actual campeã nacional de juniores, em K1 200 metros, disputou o último campeonato do mundo de sub-23 e juniores, realizado de 3 a 6 de Setembro de 2021, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, e, neste último escalão, foi 6ª. classificada da Final B dos 200 metros e 8ª. na Final A de K2 mistos, 500 metros, neste caso fazendo equipa com André Veiros, atleta do Clube de Canoagem de Ovar.
«Vou continuar a treinar e tentar obter melhores resultados, em outras provas internacionais, nomeadamente nos campeonatos mundiais e nos europeus», disse Beatriz Carvalho de Oliveira - que no próximo dia 28 de Outubro festeja 17 anos e, à conversa com o d´Óis Por Três, lamentou que a modalidade, a canoagem que de Óis da Ribeira e da ARCOR já teve um campeã do mundo (o Tiago Tavares), «não seja tão conhecida como muitas outras, no nosso país».

Cá estamos nós a falar dela, Beatriz! O d´Óis Por Três acompanha a ARCOR Canoagem desde 2005. Os seus êxitos e os seus atletas, campeões ou... não! Desde há 15 anos!
- NOTA: A entrevista, na íntegra, pode ser lida AQUI

4 comentários:

  1. Os três d'ois andam a gozar com o povo, pode ser que o povo comece a gozar com...

    "Podem contar comigo e com toda a equipa para representar de forma responsável, sensível, ativa, transparente e exemplar toda a gente nos próximos quatro anos."

    ResponderEliminar
  2. Antes de tentar enganar alguém, certifica-se que você não está enganando a si mesmo...

    É engraçado como a gente pensa que pode enganar os outros e a vida ou fugir das voltas que o mundo dá. É impressionante como tudo pode mudar num segundo, seja uma vida, uma história, um pensamento. Basta uma palavra, um sinal ou uma ação pra modificar por completo o que se achava que era o certo. Mas aí que nos enganamos, nada nessa vida é certo, e aí que está a graça de viver. Viver é uma aventura onde somente os corajosos são capazes de ir adiante, sem medo das metamorfoses. O que ontem era, hoje já não é. E o que hoje é, amanhã já não mais será. E se você acha que "vive", quando na verdade se esconde do mundo, do novo e das mudanças, sinto muito em dizer que você não está vivendo. Viver requer se desapegar do mundo material, desapegar das ideias fixas e estar sempre adepto às mudanças. Ser um amante sem medo das voltas que o mundo dá. Estar aberto ao novo sempre, ao que pode acontecer. A vida pode surpreender, seja ela de um jeito bom, seja ela de um jeito ruim. Mas isso cabe a gente decidir o que vai ser e como vai ser. E acredite, se seguir os outros e suas vontades não haverá erros, a surpresa será maior do que você espera.
    Como eu sempre costumo dizer, a vida é uma caixinha de surpresas, mas se você for um pouco mais corajoso e chacoalhar essa caixinha, verá que ela é repletas de deliciosos brindes se traulitadas e trauliteiros.

    ResponderEliminar
  3. Qual foi até ao momento, ou até no futuro o retorno ou bem da pateira em prol da comunidade? Responda a esta pergunta! Não pode, porque ninguém sabe! Até ao momento alguém se anda a servir e a receber a custa de todos as mais valias!

    ResponderEliminar
  4. Adoramos desmascarar os pais mandados s quando elas tentam enganar nos com qualquer sorriso ou palavra de mentiras de memórias.

    ResponderEliminar