terça-feira, outubro 25, 2022

* Os dias d´ÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: Teatro da ARCOR renasce com «Palmira» de Romeu! Presidentes e poetas! Fazer falta em tempo próprio! Pensamento Ribeirinho - 23!O corte do abastecimento de água! Sérgio Neves na Assembleia Municipal! O voto de Júlia Melo!

ÓdR há
15 anos!

Teatro da ARCOR renasce
com «Palmira» de Romeu!

O Grupo de Teatro Amador da ARCOR estava, há 15 anos, a ensaiar a peça «Laurinda», de Romeu Correia (foto ao lado) e dirigida por Leonildo Costa.
Era o eu «renascimento» da época e dele falámos assim:
«O teatro tem tradição mais de centenárias em Óis da Ribeira, sendo notáveis as «rivalidades» da primeira metade do século XX, entre dois grupos locais, que «encenavam» qualidade e talento pelos palcos da região.
Herdeira dessas tradições, desde 1979, a ARCOR sempre tem apresentado peças, mas desde 2005 que tem estado arredada dos palcos. Agora, o grupo amador «renasce» das cinzas de Talma e ensaia a peça de Romeu Correia (foto), autor contemporâneo que leva para a cena aspectos curiosos e vivos da sociedade portuguesa e dos seus dramas.
O grupo, algo renovado em relação a anteriores representações, ensaia há algumas semanas e o espectáculo incluirá um acto de variedades, retomando uma tradição local bem viva e sentida pelos ribeirenses amigos do teatro.
- NOTA: A estreia da peça ainda não tinha data marcada, sendo previsível, no entanto e à época, que pudesse acontecer ainda este ano - quem sabe se na semana entre o Natal e o Ano.
Fernando Reis


Presidentes e poetas!

A «Pergunta d´Óis» nº. 247 há 15 anos, falava de presidentes e poetas de Óis da Ribeira.
Assim:
«- O presidente da ARCOR, na data do lançamento da primeira pedra do centro social, 20 de Fevereiro de 2000, era Fernando Reis. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o poeta popular de Óis da Ribeira que recentemente editou um CD? - Lembraremos amanhã.».
- NOTA: O Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida faleceu ontem, dia 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, de doença e no IPO, em Coimbra. RIP!!!

Fazer falta em tempo próprio!

A «Tertúlia Literária» nº. 347, a de 25 de Outubdo de 2007, há 15 anos, foi assim:
«- «Hoje só aqui venho para dizer para te dizer o sinto e como me sinto... Como se me tivessem metido uma mão gigante dentro do peito, arrancado o coração e o tivessem transformado numa folha de papel ridiculamente amarrotada e atirada displicentemente para o fundo do caixote do lixo, depois de deixar de fazer falta ou de ter interesse...», declamou o d´Ois.
- «Coitadinho... Como tu estás hoje...», retorquiu o Três.».
- NOTA: Tudo pode fazer falta ou ter interesse, desde que em tempo próprio. Principalmente, quando se trata de juízo.

Pensamento Ribeirinho - 23!

Já que você nasce
sem pedir e morre sem
querer, aproveite bem
esse intervalo.
- Lógica: Cruzes, canhoto!
ÓdR há
10 anos!

O corte do abastecimento de água!

A AdRA anunciou na imprensa de Águeda que ia interromper, temporariamente, durante no dia 25 de Outubro, o fornecimento de água.
Assim:
«A Óis da Ribeira e outras localidades de de Águeda, por causa de operações de manutenção no reservatório R2 de Águeda.
Avisar, fez bem.
O problema é que o anúncio nos jornais vem no dia 25 e o corte é para esse mesmo dia, mas entre as 00,00 e as 03 horas. Isto é, a antes de a notícia ser conhecida. Na melhor das hipóteses e quem receber os jornais nos apartados e os leia logo, lê-los-ia aí por volta das 9 horas da manhã. Acontece, porém na casa da maioria das pessoas, só se lê à noite, quando regressam do trabalho, pois os jornais são deixados durante o dia.
- NOTA: Foi o o que aconteceu em Óis da Ribeira e também na Trofa, em Lamas, Travassô e partes das freguesias de Valongo do Vouga, Segadães e zona alta de Paredes.

Sérgio Neves, à direita, tomou ontem posse como membro da Assembleia Municipal de
Águeda. Por inerência de funções, por ser presidente da Junta de Freguesia de Travassô e
Óis da Ribeira. Até quando?




Júlia Melo e Alexandre Pires, os 2 primeiros
socialistas da lista de TravassÓis










ÓdR há
56 anos! 








Sérgio Neves na Assembleia
Municipal! O voto de Júlia Melo!

«O presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, tomou ontem posse como membro, por inerência, da Assembleia Municipal de Águeda», anunciava o d´Óis Por Três de há 5 anos. acrescentando que 
«não tem, porém e ainda, executivo travassÓisense para governar nos próximos 4 anos autárquicos».
E mais:
«O juramento foi oficial: «Juro por minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas». Foi aplaudido e entre a assistência do salão nobre dos Paços do Concelho estava quem derrotou nas eleições de TravassÓis.
O que falta saber, agora, é se na próxima sexta-feira, dia 27 de Outubro, terá as mesmas palmas no palco eleitoral da sede da União de Freguesias, em Óis da Ribeira.
Pela frente, por trás e por todos os lados, terá a animosidade político-partidária dos juntistas (4 votos) e a verdura política da debutante Júlia Melo, eleita do PS (um voto).
A propósito desta, que tem andado de posse em posse das Assembleias de Freguesia do município - nas quais, seguramente, não achou tamanha discordância como a que ele mesma avaliza, patrocina e vota em TravassÓis -, seria curioso saber (se alguém quiser dizer...) se o seu voto é comungado pela juvenil companhia ribeirense da sua lista. É?
Ou se o usa pela sua deslumbrada impertinência para com quem (Sérgio Neves) não lhe terá dado prebenda executiva, ou não terá cedido às suas independentistas ambições de voto. Será assim?
Curioso será também saber (se quiserem dizer, por verdade...), se os os jovens socialistas de Óis da Ribeira (os da sua lista) participaram na decisão votante do PS e se concordam com o que a sua líder de lista tem feito.
Nunca iremos saber, claro.». 
- NOTA: Nem soubemos. Mas assim ia o PS, de eleição em eleição, com cada vez menos votos em Óis da Ribeira!

Sem comentários:

Enviar um comentário