sexta-feira, outubro 21, 2022

* Os dias d´OdR de há 15, há 10 e há 5 anos: Óis da Ribeira na Câmara Municipal! O relógio da torre de Óis da Ribeira! O que sou, o que valho! Jacintos «enchem» a pateira! A representatividade, a habilidade, o mais natural e a lógico...

Armando Resende
ÓdR há
15 anos!


Óis da Ribeira na
Câmara Municipal !


A «família» política ribeirense raramente teve representantes nos executivos da Câmara Municipal de Águeda. Não teve nenhum nos últimos 73 anos e nunca no período pós-25 de Abril. Há 73 anos, teve um, Armando Resende.
«Acaba de ser nomeado vogal substituto da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda o nosso conterrâneo sr. Armando dos Santos Ala de Resende. Desejamos que saiba cumprir o dever do seu cargo e pugnar pelo engrandecimento da sua terra, para no futuro lhe darmos os parabéns».
Águeda, 24 de Outubro de 1934
- NOTA: Passaram.se 15 anos, desde esta nota. Lembremos que Armando Resende foi, depois, presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, em 1941, 1955 (suspendendo o mandato em 1957, por se ausentar para Angola), 1960, 1962 (a 4 de Abril, substituindo Manuel Tavares), 1964 e 1968.
Era o proprietário do terreno onde construiu o Centro Social e da casa da Rua Benjamim Soares de Freitas (frente à do irmão José). Os actuais bancos da igreja paroquial também foram oferecidos por ele.
Benjamim Freitas


O relógio da torre
de Óis da Ribeira !


A «Pergunta d´Óis» nº. 243 falava do relógio da torre sineira de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim:
«- O relógio da torre da Igreja oferecido pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas (foto) foi entregue à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 26 de Fevereiro de 1956. Resposta à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: Sabe quem foi o ribeirense que foi o primeiro responsável por dar corda ao relógio da torre da igreja, logo em 1956? Diremos amanhã.
- NOTA: O relógio actual já não é o original, mas, sendo outro (que já teria 66 anos), ainda diariamente ajuda a comunidades óisdaribeirense.

O que sou, o que valho !

A «Tertúlia Literária» nº. 343 caricaturava o ego de cada um dos ribeirenses.
Assim:
«- «Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?», interrogou o d´Ois.
- «Saber responder, eu não sei... Mas que tu já pareces é um político a falar, lá isso pareces...», disse o Três
- NOTA: Personagens deste tipo existiam há 15 anos, é verade, mas também há 20 e hoje e por todo o sempre.


Pensamento 

Ribeirinho - 19!


Na vida tudo é relativo. 

Um fio de cabelo na cabeça é pouco, mas 

na sopa, é muito.
- Lógica: É destas sopas que gostamos menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário