segunda-feira, novembro 21, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 21 de Novembro: 1 -José Pires Estima assassinado no Brasil (1080)! 2 - O viajante Anacleto Pires da Silva (1901)! 3 - Manuel dos Santo Ala de Resende Neca (1906)! 4 - Cortejo de oferendas a favor do Hospital de Águeda (1943)! 5 - Homenagem da Escola Adolfo Portela ao Padre Júlio Granjeia (2005)! 6 - Os 112 anos da Tuna de Óis da Ribeira (2009)! 7 - As contas e as eleições na ARCOR (2010)! 8 - Os filhos da lama do desvio do aterro (2014)! 9 - Programa oficial dos 118 anos da Tuna (2015)! 10 - O «incompreensível desleixo» no parque infantil da pateira (2018)! 11 - Bolsa de estudo para o paracanoísta Hugo Costa (2019)! 12 - A ligação entre os 2 cemitérios de Óis da Ribeira (2019)! 13 - O perigo da ribanceira do Surpel (2020)! 14 - As actas da Junta de Freguesia da (nova) UFTOR (2021)!


José Estima com a irmã Erminda,  
o cunhado Jaime e os sobrinhos 
José Bernardino e Cândida


1 - ANO 1980: JOSÉ PIRES ESTIMA
ASSASSINADO NO BRASIL
: O óisdaribeirense José Pires Estima foi brutalmente assassinado em Novembro de 1980, em dia que o d´Óis Por Três não conseguiu precisar. A notícia chegou a Óis da Ribeira no dia 21 de Novembro desse ano.
Filho de José Maria Estima e de Leolinda Pires Soares, era empresário de ourivesaria/joalharia, na Tijuca, cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, o seu estabelecimento foi assaltado, quando lá estava, e foi assassinado pelos ladrões. 
Era irmão de Olívia (Zé da Luz) e de Erminda (Jaime), que moravam em Óis da Ribeira, e Fernando (em Aveiro), já todos falecidos. Filhos do primeiro casamento do pai. E também de Maria, António e Dinis Pires Estima, que também estavam emigrados no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.
- NOTA: Sobrinhos de José Pires Estima são Maria do Carmo, Maria Eugénia e José Augusto (emigrado no Brasil, em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul), filhos de Olívia, e Maria Erminda e José Bernardino dos Reis Estima (empresário que residiu no Porto e faleceu a 29 de Dezembro de 2021, quando era presidente da ARCOR), filhos de Erminda.
Anacleto Soares


2 - ANO 1901: O VIAJANTE 
ANACLETO PIRES SOARES: O comerciante óisdaribeirense Anacleto Pires da Silva foi um viajante do mundo e nasceu a 21 de Novembro de 1901. Há 121 anos.
Filho do estucador Diamantino Francisco da Silva, natural de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, governanta de casa e de Óis da Ribeira, foi baptizado a 1 de Dezembro, apadrinhado pelo agricultor Anacleto Pires Soares e a agricultora Rosa Pires Soares. Neto paterno de João Francisco e Feliciana Silva, de Fermentelos, e materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares, de Óis da Ribeira.
Teve pelo menos 4 irmãos: os gémeos Artur e Maria da Assunção, conhecida por Maria da Volta e que casou com José Maria da Conceição, de Recardães, e faleceu a 5 de Agosto de 1983, mãe de Zulamar (Zola), Ondina e Orlando Rino (que faleceu no Brasil, em Rio Grande). E Artur, que casou com Orência Vergara Maciel, a 30 de Julho de 1934, em Rio Grande, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil). Lá terá falecido a 10 de Fevereiro de 1995.
Também César Pires da Silva, sargento da Marinha, que foi casado com a cidadã francesa Cecile Florence Charlotte Guillaume e faleceu a 31 de Julho de 1971, donos da casa apalaçada que foi de Armando Resende e demolida há alguns anos, frente à de José Resende. E o professor Dinis Pires da Silva, que morou em Cabanões e casou a 4 de Julho de 1918, aos 22 anos e com Ana Sousa da Conceição, de 28, natural de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (no Brasil)
Anacleto casou a 13 de Agosto de 1924 com Mafalda de Bastos Estimado, de Valongo do Vouga, e foi um passageiro do mundo, passando por países como Espanha, França, Bélgica, Suíça, Holanda e Itália, Inglaterra, Irlanda e Suécia, Noruega e Marrocos.
Comerciante em Espinho, faleceu a 25 de Dezembro de 1982, aos 81 anos.
Manuel (Neca) dos Santos Ala de Resende 
e Maria da Luz P. F. dos Reis

3 - ANO 1906: MANUEL DOS SANTOS
ALA DE RESENDE (NECA): O óisdaribeirense Manuel dos Santos Ala de Resende (Neca), nasceu na noite de 21 para 22 de Novembro de 1906. Há 116 anos.
Filho de Manuel Maria Ala de Resende, comerciante de Águeda que casou em Óis da Ribeira com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, irmã do padre José Bernardino dos Santos Silva - futuro monsenhor, Neca Resende, com o era comummente conhecido, casou com Maria da Luz Pires Ferreira dos Reis, a 1 de Março de 1934.
O casal teve os filhos José Bernardino e Armando (já falecidoa), Maria Ascensão (Mariazinha, do sr. Fausto), Manuel Maria, Albano, António e os gémeos Laura e Rui Ferreira dos Santos Resende (emigrado na Alemanha) .
- NOTA: Neca Resende foi dirigente e porta-bandeira da Tuna de Óis da Ribeira. Faleceu a 17 de Dezembro de 1968, aos 67 anos e de doença.
Hospital Asylo Conde Sucena


4 - ANO 1943: CORTEJO DE OFERENDAS A FAVOR DO HOSPITAL DE ÁGUEDA: A sempre solidária comunidade óisdaribeirense mobilizou-se, há 79 anos, para participar no cortejo de oferendas que, a nível concelhio, se realizou a favor do Hospital Asylo Conde Sucena, de Águeda.
A participação foi preparada na sessão da Junta de Freguesia de 17 de Outubro de 1943, presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
- NOTA: Organizaram-se carros alegóricos e alguns óisdaribeirenses deslocaram-se para Águeda em barcos, rio Águeda acima, integrando-se no grandioso cortejo de solidariedade em favor daquele que é hoje o Hospital de Águeda, integrado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
Padre Júlio Granjeia


5 - ANO 2005: HOMENAGEM DA 
ESCOLA ADOLFO PORTELA 
AO PADRE JÚLIO: O Padre Júlio foi homenageado pela Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, onde deu aulas durante 24 anos e ajudou muitos adolescentes e jovens estudantes a serem melhores cidadãos, melhores cristãos e melhores portugueses - aprendendo com ele nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católicas.
O Padre Júlio é um excelente Homem, um bom Cidadão, um mediatizado Sacerdote, um pastor que deixou as montanhas para conduzir o seu rebanho por outros campos; por exemplo, o da informática, para tornar a Palavra de Deus mais próxima, mais íntima, mais adequada à sociedade moderna - que tantas vezes por aí anda distraída e não-temente.»
É pároco de Ois de Ribeira já lá vão uns bons pares de anos.
Pois que por cá continue outros tantos.
- NOTA: A notícia da homenagem podia, há 17 anos, ser vista no Site do Padre Júlio. «Nós não teríamos as palavras justas para justificar o gesto público que os seus companheiros de muitos anos lhe quiseram testemunhar. Vá lá ver!!!», escreveu o d´Óis Por Três.


6 - ANO 2009: OS 112 ANOS DA
TUNA DE ÓIS DA RIBEIRA: A Tuna, conforme aqui dissemos ontem e se vê no cartaz, está a comemorar o 112º.  aniversário. 
O programa já começa hoje, com a arruada na freguesia, saudando os habitantes. Amanhã, pelas 9 horas, realiza-se a missa solene a romagem ao cemitério, de saudade pelos dirigentes, músicos e maestros já falecidos. Segue-se a procissão de Santo Adrião, o padroeiro da paróquia, e, às 13 horas, será a vez do almoço comemorativo.
 - NOTA: A Tuna, agora Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, está a comemorar 125 anos e ontem organizou um concerto musical com o cantor Fernando Fernandes (FF). Pode ver-se AQUI

7 - ANO 2010: AS CONTAS E 
AS ELEIÇÕES NA ARCOR: A assembleia geral da ARCOR realizou-se na noite de 6ª.-feira e aprovou o plano de actividades e orçamento para 2011. Participaram 23 sócios e apenas um se absteve, alegando não ter suficiente informação sobre o documento, por ter chegado atrasado à reunião.
Novidade da sessão foi o anúncio da assembleia eleitoral para 30 de Dezembro e já se fala que há duas listas a preparar-se para discutir os votos. De uma sabe-se já quem é o líder, o dr. João Paulo Gomes. A outra, se há... não sabemos quem a lidera. A seu tempo se saberá. Saudemos a vitalidade do espírito associativo de Óis da Ribeira. Não nos lembramos de terem aparecido duas listas em eleições.
- NOTA: Confirmou-se a candidatura de João Paulo Resende Gomes, que presidiu ao mandato de 2011/2012, substituindo Agostinho Tavares.

8 - ANO 2014: OS FILHOS DA LAMA
DO DESVIO DO ATERRO: Uma «Tertúlia Literária» especial, há 8 anos, sobre o lama do aterro da ponte e e assim:
 «E não é que já estamos já a meio do
Inverno?!...», disse o Três.
- «Claro! Já dá bem para notar a diferença, pois até temos menos uma hora de sol...», comentou o d´Ois.
- «Exacto! E o próximo mês já será um mês de transição em que os dias simpáticos já serão muitos e em que também muda a hora!...», exclamou o Três.
- «É! O tempo continua a rolar... só não rolam algumas cabeças!...», respondeu o d´Ois.
«Como assim?!», perguntou o Três.
- «Eu sei lá!!! Bem podiam rolar as que mandaram acabar com o aterro e nos enfiaram aquele campo lavrado para passarmos de automóvel, ou de motorizada, ou de bicicleta, ou a pé, pelo desvio para Cabanões», disse o d´Óis.
- «Pois, mas esses andam de bons carros e em boas estradas, estão-se a marimbar para a malta d´Óis, não têm de passar no lamaçal», disse o Três.
- «São uns filhos da lama»
, concluiu o d´Óis.
- «Filhos de quem?», perguntou o Três.

9 - ANO 2015: PROGRAMA OFICIAL
DO 118º.  ANIVERSÁRIO DA TUNA: A Tuna de Óis da Ribeira está a comemorar o 118º. aniversário, no fim de semana de hoje e de amanhã.
Sabe-se agora o programa, publicado no dia 18 na sua página de facebook. Hoje, dia 21 de Novembro, sábado, então, será a vez da arruada na freguesa, com início marcado para as 14 horas.
Amanhã, 22 de Novembro e domingo, será o dia grande, com missa e romagem ao cemitério, em memória do dirigentes, músicos e sócios falecidos (10,15 horas), mini-concerto (12,15) e almoço comemorativo, no salão cultural da Arcor.
Entretanto, o presidente da direcção, António Melo, deu uma entrevista ao jornal Soberania do Povo, na qual fala de insuficiência de apoios para a aquisição de instrumentos, mas que o futuro da Tuna será tranquilo.
- NOTA: A entrevista pode ser (re)lida AQUI.
O parque infantil da pateira em Óis da Ribeira (foto António Tavares)
António Tavares


10 - ANO 2018: O «IMCOMPREENSÍVEL
DESLEIXO» NO PARQUE INFANTIL
DA PATEIRA: O fotógrafo amador António Tavares, de Espinhel, tem dedicado muito do seu tempo a foto-
grafar a pateira, pelos ângulos mais diversos. Há dias, sobre o parque infantil de Óis da Ribeira, fotografou e escreveu o seguinte:
«Há coisas que não se compreendem: foram retirados os baloiços do parque da Pateira, em Óis da Ribeira, para reparar, há mais de um mês, e até hoje, dia 19 de Novembro de 2011, não foram colocados no lugar.
Muitas famílias vão ao local diariamente, em especial nos fins de semana, e as crianças não tem onde se divertir, para além de que todo o parque carece de manutenção urgente.
É incompreensível que se tenha tão pouca consideração pelas nossas crianças, ou será que não tem orçamento para a grande obra?».
- NOTA: O d´Óis Por Três, há 4 anos, assinou por baixo, concordando com António Tavares, que é de Espinhel.
Hugo Costa recebeu bolsa de estudo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Hugo Costa e a bolsa de estudo da Santa
Casa da Misericórdia de Lisboa


11 - ANO 2019: BOLSA DE ESTUDO 
PARA O PARACANOÍSTA HUGO
COSTA, DA ARCOR: O paracanoísta internacional Hugo Costa, a ARCOR, foi premiado com uma bolsa de estudo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O atleta arcoriano (o terceiro da foto, a contar da esquerda), de 19 anos, está integrado no Projecto Esperanças Paralímpicas, enquanto Francisca Laia, Bruno Afonso e Marco Apura (também na foto) estão integrados no Projecto Olímpico e foram igualmente premiados com uma bolsa. Todos receberam a bolsa Bolsas de Educação dos Jogos Santa Casa, numa cerimónia OFICIAL que se realizou na terça-feira, dia 19 de Novembro de 2019, no Museu do Oriente, n cidade de Lisboa.
«Obrigado por acreditarem nos nossos atletas!», comentou a Secção de Canoagem da ARCOR.
As Bolsas de Educação são atribuídos pelo 7º. ano consecutivo e «permitem a atletas olímpicos, paralímpicos e surdo-olímpicos conciliar mais facilmente a actividade académica com a carreira desportiva».


Bolsas  de Educação
para desportistas

Este ano foram atribuídas mais 54 bolsas a atletas-estudantes e a cerimónia de entrega teve presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto (João Paulo Rebelo), do vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (João Pedro Correia), do presidente do Comité Olímpico de Portugal (José Manuel Constantino) e do presidente do Comité Paralímpico de Portugal (José Manuel Lourenço).
As Bolsas de Educação Jogos Santa Casa «são um programa pioneiro em Portugal de apoio às carreiras duais» e que pretende «incentivar os atletas nacionais a conciliarem a carreira académica com a desportiva, de modo a evitar quer o abandono prematuro do desporto de alto rendimento, quer dos estudos».
- NOTA: A edição de 2019 voltou a ter como assinatura "Vamos passar a chama aos campeões do Futuro" e atribuiu 54 Bolsas (44 a atletas olímpicos e 10 a atletas paralímpicos e surdo-olímpicos), num valor total de cerca de 130 mil euros. «Parabéns para Hugo Costa!», sublinhava o d´Óis Por Três.
O espaço onde, mais ou menos, ficará a passagem entre os dois cemitérios
A casa fica nas traseiras da Igreja e Cemitério Velho

12 - ANO 2019: A LIGAÇÃO ENTRE OS 2 CEMITÉRIOS
DE ÓIS DA RIBEIRA: A Junta de Freguesia chegou a acordo com os proprietários do quintal entre os dois cemitérios de Óis da Ribeira e vai proceder à abertura de uma ligação entre ambos. Ora aí está uma boa decisão, a merecer aplausos!
O executivo liderado por Sérgio Neves (eleito do PSD), consultado pelo d´Óis Por Três, não quis responder, esclarecer ou informar o que quer que fosse sobre este facto. Fechando-se em copas, vá lá saber-se porquê.
Efectivamente, a 14 de Novembro de 2019, há precisamente uma semana, pedimos que confirmasse (ou não) «o acordo eventualmente estabelecido com os proprietários da casa a nascente da Igreja de Óis da Ribeira e que permitirá a ligação entre os dois cemitérios».
«Em caso afirmativo e para correcta informação pública», pedíamos que nos indicasse os pormenores do eventual acordo, que pressupõe a referida e necessária ligação entre os dois cemitérios de Óis da Ribeira:


Nomeadamente, enviámos estas 5 perguntas:

1 - Quais são as obrigações e/ou contrapartidas assumidas por cada uma das duas partes?
2 - Quando será feita a demolição da casa?
3 - Quando será feita a ligação?
4 - Que área irá ocupar a ligação?
5 - Os pormenores que entenderem úteis.

O d´Óis Por Três perguntou o óbvio, o que tinha a perguntar, mas, moita carrasco..., o executivo presidido por Sérgio Neves não se deu ao trabalho, ou à delicadeza..., de responder.
Não fez mais, afinal e de resto, que o seu costume: não responde, não esclarece, não informa. Deixa levedar a especulação, sabe-se lá em nome do quê. Ou porquê.
Aparentemente, na verdade, tudo parece ser «secreto» para este executivo autárquico, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira não se sente «obrigada» a informar os seus eleitores - os que nela votaram, os que votaram noutros candidatos, a ninguém.
A casa e anexos a demolir

Casa e anexos demolidos 
e passagem pelo quintal

O d´Óis Por Três sabe, entretanto, que o acordo está apalavrado e que os proprietários do quintal cedem o espaço necessário para a ligação entre os dois cemitérios.
A Junta de Freguesia, como contrapartida, assume a demolição da velha casa (senhorial) e anexos, cuja área continuará propriedade dos seus actuais donos: o casal Maria Helena Pinheiro da Silva e José Alves Ferreira, moradores na Rua Nossa Senhora de Fátima.
A casa terá sido construída por Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos que, em Óis da Ribeira e em finais do Século XIX, casou com a óisdaribeirense Ana Pires Soares.
O casal teve os filhos César (oficial da marinha mercante), os gémeos Artur e Maria da Assunção (Maria da Volta, mãe de Ondina, Zola e Orlando), Anacleto e o professor Dinis Pires da Silva - que morou em Cabanões. Artur e Anacleto emigraram para o Brasil e não mais voltaram.
- NOTA: A casa e quintal foi vendida ao casal Carmen Pinheiro Estima/Alípio Fernandes da Silva, em meados da década de 50 do século XX, e herdada pela filha Maria Helena Pinheiro da Silva e marido, José Alves Ferreira.

A descida do Surpel e a ribança criada pelo desabamento de terras...
A ribança fica a um metro da estrada

13 - ANO 2020: O PERIGO DA RIBANCEIRA 
DA VARIANTE DO SURPEL: A variante do Surpel foi inaugurada a 13 de Novembro de 1999, há 21 anos, e disso AQUI fizemos eco.
A importância da variante foi então evidenciada, retirando de dentro do lugar de Espinhel o trânsito que por lá se atrofiava e constrangia os utilizadores.
Por alguma razão, a obra andou 17 anos para ser concluída, desde 1982. Alguma dificuldade houve.
E é muito utilizada, com muito trânsito diário.
Nomeadamente, durante as horas normais de trabalho!

9 708 viaturas,
571 por dia !

Os últimos dados oficiais conhecidos são já de 2018, correspondentes ao período de entre 15 e 21 de Maio.
E foram tornados públicos pela Câmara Municipal de Águeda e Governo quando a contagem de tráfego registou a passagem de 9 708 viaturas, uma média diária de 571 - naturalmente, repetimos, concentradas nas horas de trabalho. Ver AQUI
A operação de contagem está publicada no Portal de Dados Abertos da Administração Publica de Base de Dados do Governo, provavelmente já estarão algo desactualizados (já passaram mais e dois anos e meio sobre a operação...),.
Um leitor do d´Óis Por Três, entretanto, atento e registando a efeméride - a da abertura da variante ao tráfego -, levantou um problema: a ribança aberta na descida de Espinhel para Óis da Ribeira e mandou-nos as imagens que publicamos.
Ribança que terá sido provocada pelo desabamento de terras e que já ali existe há muito tempo. Dizem-nos que há mais de um ano. Talvez dois anos!
Mas nem que fosse há um dia.
A ribança está disfarçada pelo silvado e arbustos
mas tem vários metros de altura. Viatura que por
ali caia, imagine-se... a tragédia!

Uma travagem e um 
«mergulho» na ribança 

«O buraco é um perigo, uma simples travagem pode levar a cair uma viatura pela ribança abaixo e é alta, nem se faz ideia do que pode acontecer. Ninguém liga nada a isto», disse o nosso correspondente, devidamente identificado, acrescentando que «aquilo está ali aberto há meses e meses».
Não tínhamos dado por tal, nem por lá assamos regularmente, mas aqui fica o alerta. Dado até que, no sentido sul/norte, de Espinhel para Óis da Ribeira, o troço da variante é propício a grandes velocidades. E um acidente, com queda na ribança, pode ser trágico.
Alguém tem responsabilidade nisto. A Câmara Municipal de Águeda?
A Junta de Freguesia?
Não sabemos, mas é alguém, alguma instituição.
E são as locais que tem obrigação de estar na primeira linha.
Ao menos um sinalização vertical seria muito útil e preventiva.
Ao menos!
- NOTA: A situação continua muito... igual. Tal e qual.
A equipa do Juntos Por Águeda de TravassÓis 2021
A promessa de transparência para 2021/2024


14 - ANO 2021: AS ACTAS DA JUNTA
DE FREGUESIA DA (NOVA) UFTOR: O último propósito das 17 promessas eleitorais da lista «Juntos Por Águeda», a que, a 26 de Setembro de 2021, venceu as eleições autárquicas da UFTOR é, e citamos do seu manifesto da propaganda política e na rúbrica «Transparência», a  «publicação das actas do executivo e das Assembleias de Freguesia no site da União de Freguesias».
A ideia é generosa e bem intencionada mas também é... obrigatória (!!!...). É nada, afinal, que possa suscitar grande e transparente objetivo. Porém, é justo dizer, a Mesa da Assembleia de Freguesia da UFTOR, antes e agora presidida por Sara Raquel Pinheiro da Cruz Silva, tem regularmente e exemplarente cumprido o seu papel e obrigação. 
O que só lhe fica bem, bem entendido. Nem precisa de felicitações por cumprir a lei, que bem conhece. Todavia, merecendo-as! Pois, poder, podia... deixá-las na sombra de qualquer sítio e tapá-las ao povo.
O mesmo já não se pode dizer do executivo do presidente Sérgio Neves: a última acta publicada é a da sessão de 20 de Setembro de 2021.
Acta de antes das eleições!
Acta de há mais de 2 meses!
Acta de um outro executivo!
Não se realizaram mais sessões ordinárias, ou extraordinárias, do cujo dito executivo, que é o anterior e é o actual?
A relação ds actas publicadas

O (novo) executivo
ainda sem actas !

O executivo eleito a 26 de Setembro e empossado a 18 de Outubro de 2021 é o mesmo que resultou as intercalares de 2019 e certamente já reuniu depois da posse.
Quanto mais não fosse, pelo menos uma vez.
Reunido para preparar a proposta que apresentou na sessão extraordinária da AFTOR para a segunda modificativa ao orçamento de 2021 e a segunda revisão ao plano plurianual de investimentos de 2021 que se realizou a 8 de Novembro de 2021.
Pelo menos essa reuniu existiu. Ou não?
Mas nem essa se conhece e outras terá havido, normais ou extraordinárias.
Aqui, até a talho de foice se vem dizer que a última acta de sessão ordinária publicada foi a nº. 9, de 1 de Setembro de 2021. 
Há mais de 2 meses. Quase, quase 3!!!
Depois disso, apenas há actas das sessões extraordinárias nºs. 13 e 14, de 8 e 20 de Setembro de 2021.
Ambas anteriores às eleições e ambas do anterior executivo.
Nenhuma do actual.
Que, não por acaso, até é o mesmo!
Estes elementos foram retirados o site oficial da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. 
O executivo 2021/2024: tesoureiro Paulo
Pires, presidente Sérgio Neves e secretária
Ondina Soares. O mesmo de 2019/2021!

Reforço da publicação
de todos os documentos

A mesmo proposta de promessas políticas eleitorais de 2021 promete a transmissão das Assembleias de Freguesa on line.
O que é muito futurista mas que, vá lá saber-se porquê, não tem acontecido.
Ou aconteceu? Pode, indicar-nos o link?
Provavelmente tem havido falhas técnicas ou deficiências da moderna rede instalada - a fibra óptica que, ao que lemos algures,.... «devemos» à Junta.
O mesmo panfleto eleitoral 2021 acrescenta a «continuação das auditorias externas, bem como a publicação dos relatórios do auditor de contas à situação financeira e gestão da Junta de Freguesia».
Também não conhecemos sobre tal, embora se saiba que, «por cima de burra» (como o povo diz) se juntou algo a ver com isso á resma de papel de pelo menos uma AFOR. Mas nada achámos no site e às da AFTOR, como s lê nas suas actas, não vai ninguém!
Provavelmente, será descompetência nossa. Alguém nos pode indicar o link?
A terminar o rol de promessas do projecto político para o actual mandato e no que diz respeito a «Transparência», anuncia o executivo reeleito e, por arrasto e consequência, todos quantos integram a lista - e só no panfleto eleitoral aparecem  68 fotografias !!!..., ses-seeeen-taaaaa e oiiiiito!!- anuncia o «reforço da publicação de todos os documentos de gestão».
Reforço? 
Mas... onde estão eles?
E reforço a quê?
Quem nos indica os links?
Gostávamos de ver. E o povo (e)leitor também, temos a certeza!

- NOTA: Acabámos de consultar o sítio oficial do executivo do presidente Sérgio Neves e a última acta publicada continua a ser a da sessão de 20 de Setembro de 2021. Nem mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário