A Tuna Musical de Óis da Ribeira reorganizada em 1993 |
Bandeira da Tuna |
1 - ANO 1995: ENCONTO DE TUNAS
DO CONCELHO DE ÁGUEDA: A Tuna Musical, que agora, por votação e meia dúzia de pessoas, se chama Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, organizou, há precisamente 26 anos, o 1º. Encontro de Tunas do Concelho de Águeda.
DO CONCELHO DE ÁGUEDA: A Tuna Musical, que agora, por votação e meia dúzia de pessoas, se chama Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, organizou, há precisamente 26 anos, o 1º. Encontro de Tunas do Concelho de Águeda.
A Tuna era a Tuna, o encontro enquadrou-se nas comemorações do segundo aniversário do seu reaparecimento e o programa decorreu dias 25 e 26 de Outubro de 1995, como ontem aqui lembrámos, fazendo, no primeiro (um sábado) arruada pela freguesia, em saudação aos seus habitantes.
A 26, o domingo de há 26 anos, foi tempo para a celebração missa na igreja e romagem ao cemitério (às 10 horas). O encontro propriamente dito foi a partir das 15 horas, começando pela concentração no adro da Igreja e desfile das participantes em direção à pateira, onde decorreu o concerto.
Concerto participado pelas 3 Tunas de Águeda: a de Óis da Ribeira, a organizadora, e as de Mourisca do Vouga e de Valongo do Vouga.
Fazem-se hoje 26 anos, como o tempo passa!
As contas não batem certo, mas a Tuna já nos habituou a umas (pelo menos) estranhas datas.
A iniciativa comemorava o 2º. aniversário da renovação da Tuna. Se era o 2º. aniversário, quer dizer que foi renovada em 1993. Como é que então a direção de 2015 homenageou músicos pelos seus (deles) 25 anos de Tuna?
O maestro António Bastos e os três novos músicos |
Parabéns, de todo o modo e sem reservas!
Aniversários da Tuna
com novos músicos
O dia 26 de Novembro, em tempos recentes, tem em comum ser tempo de festejos de aniversários da Tuna entretanto «travestida» de Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Há 16 anos, em 2005, o presidente era Hostilino Cardoso de Matos e o jantar comemorativo decorreu no restaurante «Pôr do Sol». Em 2017 e na presidência de António Reis, foi no salão da ARCOR, com três novos músicos e o presidente da Câmara Municipal de Águeda (Jorge Almeida) a afirmar que «com tanta juventude e tantos amigos, está mesmo de parabéns», referindo-se aos 120 anos da Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
- NOTA: A Tuna / AFOR está a festeja 125 anos, hoje com uma arruada durante a tarde, amanhºa com missa e romagem a cemitério (10 horas), hastear das bandeiras na sede (11,30), mini-concrto (12,30) e almoço comemorativo (13). Hostilino de Matos faleceu a 22 de Novembro de 2022. O irmão Carlos a 12 do mesmo mês de 2022.
2 - ANO 1915: O CASAMENTO DO
BENEMÉRTO BENJAMIM SOARES
DE FREITAS: O então futuro benemérito Benjamim Soares de Freitas consorciou-se a 26 de Novembro de 1915 com Maria do Carmo Ferreira, ambos de Óis da Ribeira.
Há 107 anos!
Benjamim nasceu a 11 de Janeiro de 1884 e era filho do lavrador Joaquim António Soares de Freitas e Maria José dos Santos, governanta de casa. O casal não teve filhos e Maria do Carmo Ferreira faleceu a 17 de Março de 1952.
Benjamim Soares de Freitas foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 1943 e 1954.
BENEMÉRTO BENJAMIM SOARES
DE FREITAS: O então futuro benemérito Benjamim Soares de Freitas consorciou-se a 26 de Novembro de 1915 com Maria do Carmo Ferreira, ambos de Óis da Ribeira.
Há 107 anos!
Benjamim nasceu a 11 de Janeiro de 1884 e era filho do lavrador Joaquim António Soares de Freitas e Maria José dos Santos, governanta de casa. O casal não teve filhos e Maria do Carmo Ferreira faleceu a 17 de Março de 1952.
Benjamim Soares de Freitas foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 1943 e 1954.
- NOTA: Benjamim Soares de Freitas, já viúvo, faleceu a 8 de Março de 1961 e o seu nome foi atribuído à rua da sua residência, por, nos anos 50, ter oferecido à freguesia o telefone público e o relógio da torre sineira da Igreja de Santo Adrião.
3 - ANO 1989: PROVAS DE ATLETISMO
POPULAR NA ARCOR E EM ÓIS DA
RIBEIRA: A ARCOR organizou, a 26 de Novembro de 1989, há 33 anos, uma prova de atletismo popular que envolveu quatro escalões.
Os resultados foram os seguintes:
- Escalão A, menores de 13 anos: 1º.-Jorge Silva (GICA); 2º.-Nelson Melo (ARCOR); 3º.-Filipe Gomes (ARCOR).
- Escalão A femininos 1ª.-Maria José Ferreira; 2ª.-Fernanda Ferreira; 3ª.-Ana Ferreira, todas da ARCOR.
- Escalão B, dos 13 aos 17 anos: 1º.-Paulo Gomes; 2º.-Paulo Ferreira:; 3º.-Hernâni Pires, todos da ARCOR.
- Escalão C: 1º.-Rui Ribeiro; 2º.-Nuno Miguel; 3º.-João Branco, todos do GICA.
- Escalão C femininos: 1ª.-Olímpia; 2ª.-Cristina; 3ª.-Ana Alves, todas do GICA.
- Escalão D, maiores de 18 anos: 1º.-Mário Jorge; 2º.-Álvaro Estima; 3º.-Manuel Horácio, todos da ARCOR.
- NOTA: O que será feito destes então tão jovens atletas? Alguém nos pode ajudar? Pode(m) fazê-lo pelo email doisportres2@gmail.com.
4 - ANO 1995: TENTATIVA DE ASSALTO
AO ESCONDIDINHO E CAFÉ IMPÉRIO: Os estabelecimentos comerciais de Fernando Tavares Pires, o então presidente da Junta de Freguesia, foram alvo de uma tentativa de assalto na noite de 25 para 26 de Novembro de 1995.
Há 27 anos.
Os ladrões roubaram, na véspera, um automóvel em Oliveira de Azeméis mas, quando tentaram o assalto, foram surpreendidos pelo dono do Escondidinho e Café Império, e alguns amigos, tendo-se posto em fuga.
- NOTA: Os assaltantes fugiram a pé, vejam lá..., e deixando o carro e a ferramenta da tentativa de assalto abadas no local. O caso foi comunicado à GNR mas de nada valeu.
5 - ANO 2005: A PARAGEM DE
AUTOCARROS COM PASSADEIRA: «Ele há cada uma !!!
Um cliente cá do blog mandou-nos este exemplo da que ele chamou "moderna segurança rodoviária ribeirense": uma passadeira mesmo na frente da paragem de autocarros junto à escola primária.
Ora se a passadeira é para os peões, então como é que o bus vai parar na paragem, se não pode parar em cima dela? Ou a paragem é apenas um bibelot da rua e não serve para nada?!!!
Bem perguntado!!!».
- NOTA: Ora vão lá ver a passadeira nos dias de hoje e 17 anos passados. Nem vão acreditar.
6 - ANO 2006: A TUNA DE ÓIS
DA RIBEIRA HÁ 75 ANOS: A Tuna de Óis da Ribeira está em festa, o programa termina hoje, e nós, como nova homenagem, editamos aqui uma fotografia de há 75 anos, datada de 25 de Julho de 1931 e que retirámos do Site da Arcor. Uma anotação na foto refere que a Tuna «entrou ao serviço a 6 de Janeiro de 1930».
De pé, da esquerda para a direira: Óscar Matos (regente), Serafim Reis, David Soares dos Santos, Neca Resende, Manuel Carvalho (Girão), Edmundo Reis (regedor), Abílio Viegas e José Maria Framegas. Sentados, ao meio: Aires Carvalho, José Maria Costa, Virgilino Carvalho e Fernando Pires Soares. Sentados, no chão: José Maia, José Ferreira dos Reis (Zé da Luz/Olívia) e Alberto Almeida.
O único vivo é David Soares dos Santos.».
- NOTA: Evidentemente e corrigindo datas, os 75 anos são agora 91. David Soares dos Santos faleceu, entretanto, a 16 de Outubro de 2012, as aos 101 anos e 9 meses de idade. RIP!!!
7 - ANO 2011: PRÉMIO DA FUNDAÇÃO
DIONÍSIO PINHEIRO PARA ANDREIA
MARINA ALMEIDA MARQUES: A óisdaribeirense Andreia Marina de Almeida Marques foi uma dos quatro galardoados com o prémio escolar da Fundação Alice Cardoso Pinheiro e Dionísio Pinheiro, de Águeda, recebido a 26 de Novembro de 2011.
O prémio de há 11 anos reconhecia o mérito e esforço dos melhores alunos do ensino secundário de Águeda e o de Andreia Marina foi recebido pelo pai, Manuel Duarte Marques Almeida, o Capitão.
O prémio era constituído por uma medalha alusiva à Fundação (de série limitada) e uma importância pecuniária. Os premiados passavam a integrar a lista de Amigos da Fundação, por isso usufruindo de todos os direitos inerentes a amigos efectivos.
- NOTA: Andreia Marina é licenciada em medicina pela respectiva faculdade da Universidade de Coimbra e médica de medicina geral e familiar colocada na zona de Sintra.
POR VÁRIAS CORES POLÍTICAS: O comerciante Aníbal Saraiva foi o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nas eleições autárquicas de 2005, já lá vão 9 anos.
Não foi eleito, perdendo para o então presidente, Fernando Pires (PSD).
Aníbal Saraiva fica na história política de Óis como o primeiro candidato do Bloco de Esquerda na freguesia. No mesmo ano de 2005, foi o segundo da lista "bloquista" para a Assembleia Municipal de Águeda, mas também não foi eleito.
Mais fortuna votante teve 4 anos antes, quando foi candidato do PS nas autárquicas ribeirenses nas autárquicas de 2001, também a presidente da Junta de Freguesia, e foi eleito para a Assembleia de Freguesia - cargo que viria a exercer entre 2002 e 2005.».
Mais fortuna votante teve 4 anos antes, quando foi candidato do PS nas autárquicas ribeirenses nas autárquicas de 2001, também a presidente da Junta de Freguesia, e foi eleito para a Assembleia de Freguesia - cargo que viria a exercer entre 2002 e 2005.».
- NOTA: Aníbal Saraiva viria ainda a ser candidato da CDU em 2017, tendo então 27 votos (1,92%) na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira,
RIBEIRA INSCRITA NO INATEL: O então denominado Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira candidatou-se a filiação do Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres (Fundação INATEL) e foi aceite a 26 de Novembro de 2015. Há precisamente anos.A associação musical óisdaribeirense, entretanto chamada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), inscreveu-se como Centro de Cultura e Desporto (CCD) em Outubro de 2015, o mesmo ano, e a direção era presidida por António Manuel de Melo, com o vice-presidente Luís Carlos Neves, o secretário António Manuel Reis (actual presidente da direcção), a tesoureira Daniela Soraia Tavares e o vogal Gil Dinis Branco.
A Fundação INATEL atribui-lhe o nº. 6381.
10 - ANO 2016: ARCOR APROVOU
ORÇAMENTO, QUOTAS E
HOMENAGEM A TIAGO TAVARES: A assembleia geral da ARCOR, reunida sob a presidência do sr. dr. Paulo Alexandre de Medeiros Teixeira e Santos, juntou meia dúzia de associados (nem sequer todos os dirigentes) para votar o plano da actividades e orçamento para 2017.
Sem nenhuma surpresa, a 25 de Novembro de 2016 e com pouquíssima discussão, os 400 e tal mil euros foram aprovados como valor orçamental e serão seguramente executados pela próxima direcção, ou por esta, se esta não arranjar quem lhe suceda. Isto porque, ainda que embora sem data marcada, o mês que amanhã começa (Dezembro de 2016) será mês de eleições.
O sr. presidente da assembleia geral, o ilustre causídico sr. dr. Paulo Alexandre de Medeiros Teixeira e Santos, até fez questão de anunciar que esta seria a sua última AG. Enganou-se, porém, este ilustre associado nº. 666 (inscrito só para ser vogal da direcção, primeiro, e presidente da AG, depois) pois terá ainda pelo menos a assembleia eleitoral, que ele mesmo e nessa douta qualidade, no uso plenipotenciário das suas funções, terá de convocar e organizar. E outras, quem sabe... se candidatos não houver.
Outra deliberação tem a ver com a quotas da ARCOR. Eram de um euro por mês e passam a 15 euros por ano.
- NOTA: Nota dominante desta assembleia foi a homenagem a Tiago Tavares, campeão do mundo de canoagem. A manuelina direção do presidente Soares vai afixar placas alusivas do extraordinário feito desportivo deste ribeirense de eleição. Que é campeão do mundo, não esqueçamos.
- NOTA: Nota dominante desta assembleia foi a homenagem a Tiago Tavares, campeão do mundo de canoagem. A manuelina direção do presidente Soares vai afixar placas alusivas do extraordinário feito desportivo deste ribeirense de eleição. Que é campeão do mundo, não esqueçamos.
O maestro Tiago Abrantes dirigiu a Tuna/AFOR na Marcha dos «Camisas Verdes» |
Maestro António Bastos e Tiago Abrantes. Atrás e à esquerda, o presidente António Reis |
121 ANOS HOMENAGEOU OS
«CAMISAS VERDES»: A Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) comemorou ontem 121 anos no dia 25 de Novembro de 2018, com presença de muitos amigos e do presidente da Câmara Municipal de Águeda, o enfermeiro Jorge de Almeida, que teve de se retirar, por compromissos oficiais, e foi «substituído» pelo vereador João Clemente.
Notada foi a não presença da deputada Carlos Tavares, não por acaso presidente da Assembleia Geral da Tuna/AFOR e que andava pelos Algarves da sua política partidária, ao serviço do PS e nas jornadas parlamentares, certamente com muito mais interesse (para ela) que estar no aniversário da instituição da terra. Adiante...
As intervenções do aniversário não andaram longe do habitual, todas felicitando a qualidade da Tuna/AFOR, que Tiago Abrantes considerou «estar com bom nível», atribuindo tal facto «ao empenho dos músicos, da direcção e da dedicação do maestro António Bastos».
O concerto da Tuna/AFOR foi muito aplaudido e, no final, foi feita uma homenagem à extinta Orquestra Camisas Verdes, que foi de Casal de Álvaro e formada por músicos da Banda Alvarense, com a execução da marcha «Camisas Verdes», da autoria do capitão Amílcar Morais e que foi dirigida por Tiago Abrantes, filho de um antigo trompetista do grupo alvarense (Nuno Maia Abrantes).
- NOTA: Tiago Abrantes, que também é de Casal de Álvaro e professor de Clarinete no Conservatório de Música do Porto e executante do grupo «Clarinetes Ad Libitum», foi quem dirigiu a Tuna/AFOR, num momento particularmente emocionante das festas dos 121 anos da agremiação musical de Óis a Ribeira.
Notada foi a não presença da deputada Carlos Tavares, não por acaso presidente da Assembleia Geral da Tuna/AFOR e que andava pelos Algarves da sua política partidária, ao serviço do PS e nas jornadas parlamentares, certamente com muito mais interesse (para ela) que estar no aniversário da instituição da terra. Adiante...
As intervenções do aniversário não andaram longe do habitual, todas felicitando a qualidade da Tuna/AFOR, que Tiago Abrantes considerou «estar com bom nível», atribuindo tal facto «ao empenho dos músicos, da direcção e da dedicação do maestro António Bastos».
O concerto da Tuna/AFOR foi muito aplaudido e, no final, foi feita uma homenagem à extinta Orquestra Camisas Verdes, que foi de Casal de Álvaro e formada por músicos da Banda Alvarense, com a execução da marcha «Camisas Verdes», da autoria do capitão Amílcar Morais e que foi dirigida por Tiago Abrantes, filho de um antigo trompetista do grupo alvarense (Nuno Maia Abrantes).
- NOTA: Tiago Abrantes, que também é de Casal de Álvaro e professor de Clarinete no Conservatório de Música do Porto e executante do grupo «Clarinetes Ad Libitum», foi quem dirigiu a Tuna/AFOR, num momento particularmente emocionante das festas dos 121 anos da agremiação musical de Óis a Ribeira.
As obras da rede de saneamento de Óis da Ribeira entraram na Rua da Pateira |
A vala principal marcada até à Rua das Codiceiras |
12 - ANO 2018: SANEAMENTO DE
ÓIS DA RIBEIRA NA SEMANA 13: Os trabalhos de instalação da segunda fase da rede de saneamento (águas residuais) de Óis da Ribeira entraram hoje na 13ª. semana consecutiva, a cargo da empresa Construções Carlos Pinho, Limitada, de Arouca.
Iniciados a 3 de Setembro deste ano de 2018, junto à capela de Santo António, já estão abertas as valas principais das Ruas de Santo António, Manuel Tavares e Serrados, estão agora em andamento os trabalhos da Rua da Pateira e seguir-se-ão os da Rua Comendador António Bernardino (Berna) - a maior da freguesia, desde a escola até à da Pateira.
- NOTA: A imagem de cima mostra onde no domingo do dia 25 de Novembro de 2018 e fim de semana, estava parada a máquina da construtora que abre a vala principal, na Rua da Pateira e frente à casa de Amantino Carvalho, a seguir ao Café O Nelson. Vala que já está marcada no alcatrão até (ver na imagem de baixo) precisamente à Rua das Codiceiras.
Iniciados a 3 de Setembro deste ano de 2018, junto à capela de Santo António, já estão abertas as valas principais das Ruas de Santo António, Manuel Tavares e Serrados, estão agora em andamento os trabalhos da Rua da Pateira e seguir-se-ão os da Rua Comendador António Bernardino (Berna) - a maior da freguesia, desde a escola até à da Pateira.
- NOTA: A imagem de cima mostra onde no domingo do dia 25 de Novembro de 2018 e fim de semana, estava parada a máquina da construtora que abre a vala principal, na Rua da Pateira e frente à casa de Amantino Carvalho, a seguir ao Café O Nelson. Vala que já está marcada no alcatrão até (ver na imagem de baixo) precisamente à Rua das Codiceiras.
13 - ANO 2018: TIAGO MORGADO
NO QUADRO DE MÉRITO DO
CONSERVATÓRIO DE MÚSICA: O
óisribeirense Tiago Morgado foi premiado pelo Conservatório de Música de Águeda (CMA), entrando para o Quadro de Mérito do 2º. ano de 2017/18.
As boas notícias devem ser da das, ainda que já com algum pequeno atraso, mas, porém, sempre a tempo, por serem boas: é
Tiago Morgado |
Quem é Tiago
Soares Morgado?
Tiago Soares Morgado tem 12 anos, é aluno de clarinete e filho de Isabel Maria Lopes da Silva Morgado (que é dirigente da Tuna de Óis da Ribeira) e de Rui Miguel Soares Teixeira, residentes em Óis da Ribeira.
A cerimónia pública e oficial decorreu a 18 de Novembro, no Centro de Artes de Águeda e no decorrer de um espectáculo em que, para além da entrega dos diplomas de mérito e de conclusões de cursos do ano escolar musical de 2017/2018 (a 55 alunos, no total), decorreu também o Concerto de Santa Cecília, com actuações do Coro e da Orquestra do Conservatório de Música de Águeda.
Academicamente, Tiago Soares Morgado frequenta a Escola Bá-
sica 2,3 Professor Artur Vidal, em Fermentos, e é também catecúmeno das aulas de educação religiosa católica da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
- NOTA: «Parabéns, boas músicas e melhores notas!», sublinhava o d´Óis Por Três de há 4 anos. Parabéns que hoje renovamos.
A notícia da Junta de Freguesia sobre as não confirmadas obras na rede de águas da Rua Nossa Senhora de Fátima |
14 - ANO 2019: A AdRA NÃO CONFIRMA OBRAS ANUNCIADAS PELA JUNTA DE FREGUESIA: A AdRA não confirma a notícia avançada pela Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, anunciando para breve a renovação da rede de águas da Rua Nossa Senhora de Fátima.
«O arruamento em causa não está, neste momento, incluído em nenhuma empreitada», disse o engº. Fernando Vasconcelos, presidente do conselho de administração da AdRA - Águas da Região de Aveiro, a pergunta do d´Óis Por Três.
A notícia avançada pela Junta de Freguesia é de 24 de Outubro de 2019 e precisava mesmo (como se pode ver na imagem) que tal obra se «inseria na política de investimentos de renovação da rede de águas que tem vindo a acontecer na nossa freguesia».
Afinal, diz a AdRA, não vai haver obra alguma na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.
«Como muitos outros pontos da rede de abastecimento da AdRA, a deste local faz parte de uma lista que temos permanentemente sob avaliação quanto ao estado da mesma/urgência de intervenção», disse o engº. Fernando Vasconcelos, acrescentando que «o resultado desta avaliação poderá, a dado momento, despoletar uma intervenção/renovação da rede de abastecimento no local em causa».
«Se tal acontecer, oportunamente, serão informadas todas as partes interessadas - população, Câmara, Junta, órgãos de informação», concluiu o presidente do conselho de administração da AdRA.
- NOTA: A Junta de Freguesia da UFTOR anunciou uma (não) obra?! Olhem que novidade! Hoje, já nem estranhamos se obras se anunciarem para (não) serem feitas. É do hábito.
A junta da ponte do lado de Óis da Ribeira, com Cabanões ao fundo |
Pormenor da Junta |
- ANO 2021: «CUIDAR DO HERDADO PARA DEIXAR EM LEGADO»: AS JUNTAS DA PONTE DE ÓIS DA RIBEIRA: A 16 de Novembro de 2021, já AQUI falámos das juntas de ferro do tabuleiro da ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda, alertando para o facto de estarem partidas e soltas.
Referíamos-nos ás duas primeiras, as do lado nascente, o lado de Cabanões, as que que identificámos com imagens e alertámos que são um evidente perigo!
Comentámos e mostrámos, até, que uma delas já entra no tabuleiro da ponte e está solta no passeio.
Comentámos e mostrámos, até, que uma delas já entra no tabuleiro da ponte e está solta no passeio.
Outra junta da ponte
que está (des)juntar-se !
Leitora atenta, entretanto, fez questão de nos mandar mais duas fotos (as que hoje publicamos), precisando que são de outra junta, mas esta do lado poente, do lado de Óis da Ribeira.
Isto é, segundo a nossa conterrânea: às duas juntas de ferro que o d´Óis Por Três referiu (as do lado de Cabanões) junta-se mais uma, a do lado poente, o de Óis da Ribeira. Como bem se vê nas imagens.
São, então, três juntas em causa! Pelo menos!
E elas, as imagens, aqui ficam para que cada um as interprete como queira.
O d´Óis Por Três não sabe a que autoridades públicas deve lembrar a obrigação de cuidar da segurança da ponte.
Mas sabe que a pirâmide do poder, a sua base, começa nas Juntas de Freguesia e é à da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira que lembramos o seu dever. E lembramos também o seu propalado slogan: «Cuidar do herdado para deixar o legado».
Isto é, segundo a nossa conterrânea: às duas juntas de ferro que o d´Óis Por Três referiu (as do lado de Cabanões) junta-se mais uma, a do lado poente, o de Óis da Ribeira. Como bem se vê nas imagens.
São, então, três juntas em causa! Pelo menos!
E elas, as imagens, aqui ficam para que cada um as interprete como queira.
O d´Óis Por Três não sabe a que autoridades públicas deve lembrar a obrigação de cuidar da segurança da ponte.
Mas sabe que a pirâmide do poder, a sua base, começa nas Juntas de Freguesia e é à da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira que lembramos o seu dever. E lembramos também o seu propalado slogan: «Cuidar do herdado para deixar o legado».
- NOTA: Não é por nada e muito menos por embirração, mas se lá formos hoje (à ponte) confirmaremos que ninguém ligou patavina ao problema, assim se lesando o herdado para (não) deixar em legado. É a vida, diria o outro. É o destino.
Sem comentários:
Enviar um comentário