terça-feira, novembro 15, 2022

* Os dias d´ÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: José Carlos ganhou concurso de pesca! Sanear o... saneamento! Junta nova, hábitos velhos...

José Calos e o prémio

ÓdR há
15 anos!

José Carlos ganhou
concurso de pesca !


O d´Óis Por Três dava notícia, há 15 anos, da vitória do óisdaribeirense José Carlos Almeida no «campeonato de pesca desportiva da Associação Cultural de Surdos de Águeda».
Assim:
«A terceira edição do evento da ACSA foi disputada em cinco provas e durante o ano de 2007.
A notícia passou despercebida na imprensa de Águeda mas mão amiga fê-la chegar ao d´Óis Por Três e aqui dela fazemos eco, com muito gosto.
José Carlos Almeida é surdo-mudo de nascença e arrebatou os prémios de maior quantidade e o primeiro lugar por pontos. Foi o melhor, merecidamente!».
- NOTA: José Carlos Dias de Almeida, de seu nome completo,  mora na Rua dos Serrados e é filho de Zulmiro dos Santos Almeida e de Amélia Dias Figueiro, da Rua da Pateira.
ÓdR há
10 anos!

Sanear o...
saneamento!


O primeiro post do d´Óis Por Três que objectivamente, falou das coisas de Óis titulava-se «Sanear o saneamento», foi editado a 16 de Novembro de 2005, e lamentava-se das obras que decorriam e estava mal sinalizadas.
Há 10 anos comentávamos assim:
«O saneamento d´Óis é, aliás, um buracão enorme, já maior que o mais de um ano desde que começaram as obras, as valas, as valinhas e os valões que uns infatigáves rapazes, assim a modos que meio trapalhões, por aí tem andado a fazer e a voltar a fazer, com umas máquinas enormes, que metem medo e atrapalham o trânsito. Como se não tivessem mais nada que fazer!!! Os rapazes!!!».
Mal pensaríamos que, 7 anos depois, o saneamento de Óis ainda está por acabar e nem se faz ideia de quando tal acontecerá, se é que alguma vez acontecerá.
A Câmara de Águeda mudou de cor, exactamente nessa altura, e mudou também a responsabilidade regional do saneamento, que há um ano e tal (ou coisa que o valha) o município «passou» para a ADRA. Ou porque mudou ou porque não mudou, a verdade é que Óis apenas tem saneamento no eixo que vai da rua do Viveiro ao bairro alto, passando pelo largo do Cruzeiro e ruas Benjamim Soares de Freitas e Nossa Senhora de Fátima. As outras ruas, népia!!! E assim se passaram 7 anos de d´Óis Por Três. Ver AQUI

- NOTA: A rede de saneamento da vila de Óis da Ribeira viria  estar concluída em meados de 2020. A última fase começara a 3 de Setembro de 2018.
A rima de lenha de eucalipto depositado em terreno da Junta. A 30/40 metros há
 casas. Entre estas e a meda, há mato - que é bom combustível para incêndios 

ÓdR há
5 anos!!

Junta nova,
hábitos velhos...

«A Junta da (des)União de Freguesias de TravassÓis é nova, mas os hábitos são velhos. E nem as tragédias dos incêndios que este ano vergastaram e enlutaram  Portugal sensibiliz(ar)am os senhores autarcas», comentava o d´Óis Por Três há 5 anos.
Continuou:
«Há largos meses que, no logradouro da Junta de Freguesia junto ao polidesportivo da Arcor, está um montão de ramada de eucalipto que é um verdadeiro perigo. A uns 30/40 metros, há casas. E há pinhais. Há material combustível que, de um momento para outro, pode despoletar uma verdadeira tragédia.
A (desunida) Junta de Freguesia do veterano Mário Ramos Martins, socialista que já foi democrata-cristão e agora se apresentou como independente, fez alguma coisa para retirar este perigo de terreno que é seu?
Não! Nada se viu!
E não foi por falta de alertas.
O novo e inexistente executivo, liderado pelo social-democrata e debutante Sérgio Neves, a ver Portugal a arder e a morrer, no dia 15 de Outubro e seguintes, fez algum coisa?
Não! Nada se vê!
E o nº. 4 da sua lista, a do PSD, mora a 200/300 metros.
Não servindo as Juntas de Freguesia e os outros eleitos para, ao menos, não serem elas mesmas responsáveis pela segurança do que guardam no seu território (e naquilo que é seu, como é o caso), servem para quê?
Só para dar os tristes espectáculos que tem vindo a dar? 
- NOTA: A política é mesmo assim, não vale a pena lamentar qualquer coisa que seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário