terça-feira, dezembro 06, 2022

* Os dias d´Óis de 7 de Dezembro de há 15, há 10 e há 5 anos: Aqui nasceu o Centro da ARCOR e a sede da Junta de Freguesia! A localidade da pesca ilegal na pateira d´Óis! Projeto «Liga-te à Pateira» em votação pública!

ÓdR há
15 anos!

Aqui nasceu o Centro
da ARCOR e a sede da Junta de Freguesia!

O d´Óis Por Três de há 15 anos fazia memória do local onde foi construído o centro social da ARCOR e a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - agora da UFTOR.
Assim:
«A gente já nem se lembra, mas a verdade é que este era o sítio onde hoje se ergue, grandioso e altaneiro, o Centro Social da ARCOR e a sede da nossa Junta de Freguesia de Óis da Ribeira!!!
Não dever ter sido fácil a tarefa de quem teve de arranjar meios para o construir e, por isso, o trio deste blog presta-lhes aqui sincera e merecida homenagem!!! É com gente desta que a nossa terra pode ir mais e mais longe!!!
- NOTA: A actual rotunda fica no local onde se vêem, no lado esquerdo, os bancos (oferecidos por Elísio Pinheiro de Almeida, óisdaribeirense que residia em Viana do a) e a árvore - que era uma amoreira.


ÓdR há 10 anos!

A localidade da pesca
ilegal na pateira d´Óis!

A notícia da detenção de dois pescadores, quiçá, foi a razão para o aparecimento do nome da nova freguesia, resultante da agregação: Pateira de Óis», anotava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
E explicava:
«É assim que um jornal identifica a localidade onde, a 1 de Dezembro, a GNR cometeu essa façanha - enquanto muita outra gente anda por aí a roubar pessoas e a assaltar casas, lojas, escritórios e fábricas, continuando impunes perante a lei e a rirem-se dela e das forças policiais.
Tristezas legislativas à parte, salvemos o nascimento da nova localidade: Pateira de Óis. Só que não parece que fica muito bem. Para se chamar Pateira de Óis, deveria ser com freguesias ribeirinhas da lagoa. Ora o que os nossos autarcas fizeram foi aprovar a agregação com Travassô.».
- NOTA: Agregação, é como quem diz. Melhor diríamos: uma colonização protegida, apoiada e sustentada pelos eleitos de Óis da Ribeira. Ou estaremos enganados?


A pateira vista do ar (em cima) e o percurso do projecto «Liga-te à Pateira» (em baixo)

A pateira e as suas margens

Há 5 anos!
Projeto «Liga-te
à Pateira» em
votação pública!


O d´Óis Por Três, há 5 anos, a anunciava que «o projecto «Liga-te à Pateira» está em fase de votação pública até 22 de Dezembro de 2017».
Assim:
«A candidatura foi apresentada ao programa Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 (OPJP 2017) e o projecto envolve uma ligação entre a vila de Óis da Ribeira e Requeixo, pela margem da pateira e rio Cértima.
Os proponentes são Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arêde e o ribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires.
A ser aprovado, como de deseja, ligará duas freguesias de concelhos diferentes (o de Águeda e o de Aveiro), por percurso pedestre, com requalificação das margens, plantação de árvores autóctones e criação de locais de contemplação da pateira - que é a maior lagoa natural da península ibérica.
O voto poderá ser efectuado através da página opjovem.gov.pt ou por SMS gratuita, para o 4310 e com o seguinte texto: 170 [espaço] e número do Cartão de Cidadão, composto pelos 12 dígitos alfanuméricos.».
- NOTA: O filme promocional da 
candidatura foi apresentada ao programa Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 pode ser revisto AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário