sábado, janeiro 14, 2023

A vila d´Óis da Ribeira nos dias 14 de Janeiro: Angelino Conceição, Danilo Costa, José Manuel e António Silva na Áustria (1973)! Ana Tavares Resende (1904)! Maria Anunciação Pereira (1957)! Professor Dinis Pires da Silva (1967)!

Publicidade da Flândria Portuguesa
(imagem dos anos 70)
ÓdR há 50 anos!


Um quarteto de trabalhadores óisdaribeirenses partiu a 14 de Janeiro de 1973, há precisamente 50 anos, para a Áustria, ponde se foram especializaram na sede da fábrica Flândria.
António Fernandes
Silva (Pedronha)
Angelino Gomes da Conceição,
António Fernandes da Silva 
(Pedronha), Danilo Soares da Costa e José Manuel da Conceição Alves, o quarteto, trabalhavam na A. Claeys Flândria Portuguesa, filial portuguesa da empresa austríaca e que se localizava no edifício que actualmente é a sede da Associação Empresarial de Águeda (a AID/AEA).
Os quatro frequentaram ocurso de especialização com aproveitamento e voltaram aos seus postos de trabalho da Flândria Portuguesa - que, em data que não sabemos precisar, passou a Stelber Portuguesa e encerrou em finais dos anos 80.
- NOTA: António Fernandes da Silva (Pedronha) morava na Ria Manuel Tavares (a do Cabo) e faleceu, de doença, a 8 de Novembro de 2006, aos 73 anos.
Ana Resende


- ANO 1904: ANA TAVARES
ESTIMA (RESENDE): Óis da Ribeira conheceu-a como D. Aninhas e nasceu a 14 de Janeiro de 1904, filha de Laura Sucena Estima, lavradora, e do então carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva, que viria a ser presidente da Junta e benemérito da freguesia (com nome atribuído à antiga Rua do Cabo, onde se situava a sua residência). Teve uma irmã gémea, Mariana, que viria a falecer no dia 24 seguinte, ano da bebé.
Outros irmãos, já todos falecidos, foram Alfredo, Joaquim e professora Maria Augusta Tavares da Silva.
Casou com José dos Santos Ala de Resende e o casal teve os filhos Maria Laura (farmacêutica) e Paulo Augusto. O neto João Paulo Resende Gomes, filho de Laura, foi presidente da direção da  ARCOR em 2022/12.  
Ana faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos e deixando viúvo José dos Santos Ala de Resende - que viria a falecer a 25 de Dezembro de 1983.

- ANO 1957: MARIA DA
ANUNCIAÇÃO PEREIRA: Mãe de Edmundo Pereira dos Reis, que foi regedor de Óis da Ribeira, Maria Anunciação Pereira faleceu a 14 de Janeiro de 1957.
Há 66 anos!
Casou e enviuvou de Fernando Bernardino dos Reis (pai de Edmundo), ambos de Óis da Ribeira, e casou em segundas núpcias com Custódio Lopes Correia, natural de Destriz e que, já ela viúvo e de um seu segundo casamento, foi pai de Diamantino Alves Correia. Era filha de António Simões de Carvalho e Ana Maria, todos de Óis da Ribeira. Avó paterna de Dinis (restaurante), Armando e Dália, que morou na Mourisca (já falecidos), e Clarice Tavares dos Reis.
A casa, à esquerda, que
foi do professor Dinis


- ANO 1967: PROFESSOR
DINIS PIRES DA SILVA: Natural de Óis da Ribeira, lecionou muitos anos na escola primária de Travassô.
Nasceu a 14 de Novembro de 1894, filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora e de Óis da Ribeira. 
Casou 4 de Julho de 1918, aos 22 anos e na Igreja Paroquial de Travassô, com Ana Sousa da Conceição, de 28, que nasceu na cidade de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (no Brasil), filha de pai argentino e mãe uruguaia, adoptada pelo Comendador João Pereira da Conceição e esposa, D. Marcina. O casal teve 3 filhos: Célia, Vasco de Sousa e Dinis (falecido em criança). Célia casou com o engenheiro Júlio da Conceição e tiveram duas filhas, a dra. Júlia Célia (já falecida) e Vera Lúcia.
Foi figura de destaque da vida política aguedense, para além do seu magistério de professor primário, de tal modo que a Junta de Freguesia de Travassô, os anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, onde viveu e faleceu - a 14 de Janeiro de 1967. Rua que vai da ponte do Rio Águeda até à estrada Águeda-Aveiro, já em Travassô e junto à pastelaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário