A quitação assinada pelo procurador Diamantino Francisco da Silva |
ÓdR há 48 anos! |
1 - EXROPRIAÇÃO DE CASA PARA A RUA DA PONTE: A Junta de Freguesa de Óis da Ribeira, na sessão de 21 de Janeiro de 1945, há 78 anos, tomou conhecimento pela informação do presidente Benjamim Soares de Freitas, de a Câmara Municipal de Águeda «ter sido conseguido da expropriação de parte da casa de Olívia Pires Soares, para assim proceder ao recuamento».
O objectivo era criar a actual Rua Jacinto Bernardo Henriques (ao tempo designada por Avenida da Ponte), ligando a então Rua do Viveiro ao enorme melhoramento que foi a construção da ligação entre as duas margens do rio Águeda.
A negócio foi intermediado por Diamantino Francisco da Silva, proprietário de Óis da Ribeira e, desde 18 de Novembro de 1944, o procurador de Olívia Pires Soares - que, tanto julgamos saber, era religiosa e ao tempo ausente no Brasil.
- NOTA: A casa (ou casebre) tinha sido herdada de sua mãe, Ana Alves de Carvalho, de Óis da Ribeira. Ficava mais ou menos em frente ao pequeno cruzeiro junta à fonte.
- NOTA: A vila óisdaribeirense, a esse tempo de há 138 anos e segundo o edital aqui reproduzido, tinha 50 eleitores e apenas 21 cidadãos elegíveis. O sacerdote titular da Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira era o padre Manuel Pires Soares.
Maria faleceu a 11 de Outubro do mesmo ano de 1903.
Firmino Santos |
Os arranjos musicais foram do professor Silas Granjo de Oliveira e José Pires Tavares foi o ponto de cena.
- NOTA: A estreia foi antecipada para o dia 20, devido a realização da festa de S. Sebastião, e decorreu no salão do restaurante Pôr do Sol, onde o grupo voltou a actuar no dia 15 de Março.
Antigas sedes da Junta de Freguesia e da ARCOR . Agora, da Tuna/AFOR |
Sedes que teriam entrada comum, o que veio a não ser autorizado pela Segurança Social e rectificado para a forma que hoje se conhece
- NOTA: Fernando Tavares Pires era o presidente da Junta de Freguesia e Fernando Reis Duarte de Almeida o da direcção da ARCOR.
Sem comentários:
Enviar um comentário