sábado, fevereiro 11, 2023

Óis da Ribeira em defesa pela saúde púbica! Explicação de Milton Matos!



A manifestação do MUSP na vila de Mourisca do Vouga. Milton Matos destacado
Milton Matos



Milton Matos, o óisdaribeirense-descendente que foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Águeda na autárquicas de 2021, veio ao d´Óis Por Três esclarecer que «o MUSP não é um movimento sindical nem tem afiliação a movimentos sindicais, tal como eu não sou sindicalista».
O Movimento de Utentes do Serviço Público (MUSP» «é um movimento de cidadãos activistas que luta pela defesa dos serviços públicos, a saúde, educação, transportes, justiça, etc.», explicou Milton Matos, que citámos no post «Óis da Ribeira em defesa da saúde pública»AQUI publicado a 2 de Fevereiro de 2023.
Milton Matos faz parte do MUSP e da direção nacional do movimento, que, como nos disse, «decidiu juntar-se ao dia de indignação e protesto promovido pela CGTP, tendo a nossa participação como mote a defesa do SNS que tem vindo ao longo dos anos a ser constantemente atacado».
«São exemplos disso a falta de médicos de família», sublinhou Milton Matos, acrescentando que «em Águeda é bastante preocupante esta questão, até porque, segundo se sabe, estamos prestes a perder mais 8 médicos de família, muito em breve, dois por aposentadoria e seis que já efectuaram o pedido de mobilidade».
«A delapidação de valências em hospitais, como é o caso do Hospital de Águeda, a sobrecarga dos profissionais (médicos e enfermeiros) dos serviços de urgência com turnos que podem chegar ás 24 horas, com tudo o que isso pode representar de negativo no atendimento aos utentes», são disso exemplo, disse Milton Matos, a este acrescentando «os encerramentos de especialidades nas urgências dos hospitais (por exemplo, a obstetrícia), o encerramento das unidades locais de saúde (em Águeda, temos o exemplo de Borralha, Préstimo, Macinhata…), os tempos de espera para obtenção de consultas… e poderia aqui continuar…».
O cordão humano em Aveiro

Mourisca do Vouga
e Aveiro em luta !


O MUSP, entretanto e a 8 de Fevereiro, juntou meia centena de utentes da Unidade de Saúde de Mourisca do Vouga associaram-se à iniciativa do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) de Aveiro, que exige melhores condições de saúde para os aveirenses.
A 9 de Fevereiro, na última quinta-feira, o MUSP associa-se a uma jornada de luta nacional da CGTP, em defesa do Serviço Nacional de Saúde, promovendo um cordão humano, do Hospital Infante D. Pedro à praça Melo Freitas, em Aveiro.

- NOTA 1: O d´Óis Por Três penaliza-se e desculpa-se pelo erro, involuntário quanto à (não) relação sindical de Milton Matos. Aqui fica a correção.
- NOTA 2: Agradecemos as felicitações de Milton Matos
 ao blog «pelo trabalho que tem feito em divulgar Óis da Ribeira e as sua gentes ao mundo!». É nossa obrigação e mais não fazemos por não sabermos e/ou podermos.
- NOTA 3: O MUSP pode ser consultado em https://www.facebook.com/musp.aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário