quinta-feira, fevereiro 02, 2023

Óis da Ribeira na defesa do serviço público da saúde !

 

Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Aveiro.
Milton Matos é o segundo, a contar da esquerda
O cartaz oficial



O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) de Aveiro vai realizar uma acção de protesto e defesa do serviço público de saúde, marcada para 9 de Fevereiro de 2023 - de hoje a uma semana. Milton Matos, filho/descendente de Óis da Ribeira, é um dos elementos da comissão organizadora.
«Os utentes têm todas as razões pa­ra estarem indignados, nomeadamente na defesa do serviço pú­blico da saú­de», explicou Mil­ton Matos, na conferência de imprensa que ontem se realizou à entrada do Hospital Distrital de Aveiro, no âmbito do «Dia Nacional de Indignação», convocado pela CGTP-IN.
O objectivo é «reclamar mais cuidados na escala de serviço dos médicos», disse Milton Matos.
Para o efeito, está a ser preparado um «cordão humano» de protesto, durante o qual os manifestantes procurarão reforçar o seu desagrado com «a forma como o sector da saúde pública tem vindo a evoluir».
A concentração dos manifestantes está marcada para a Praça Melo Freitas, Largo da Câmara Municipal de Aveiro, às 15,30 horas.

Milton Matos

O político e
o sindicalista !

Milton Matos da Conceição, de seu nome completo e de 45 anos, é natural do Carregal de Requeixo e morador em Mourisca do Vouga. Tem raízes familiares em Óis da Ribeira, de onde era natural seu falecido pai - José Maria da Conceição, que a comunidade óisdaribeirense conheceu como Zé Marechal.
O popularíssimo Zé Marechal, era filho de Vitória da Conceição, que faleceu relativamente nova e era vulgarmente conhecida em Óis da Ribeira como Vitorão, por ser mulher de grande envergadura física (invulgar para o tempo). Teria agora mais de perto de 115 anos e morou na Viela dos Morais. Foi companheira de João Cruz - lavrador e pescador, viúvo, que viria a falecer em Eixo, em casa de uma filha.
Milton Matos é militante do PCP há mais de 30 anos, faz parte da Comissão Concelhia de Águeda e trabalha nas área das novas tecnologias de informação, atualmente como técnico comercial. Foi o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Águeda nas eleições autárquicas de 2021 e está ligado ao movimento sindical, através da CGTP / Intersindical Nacional.

1 comentário:

  1. Viva! Boa Noite. Antes de mais felicitar a equipa deste blog pelo trabalho que tem feito em divulgar Óis da Ribeira e as sua Gentes ao mundo!
    Em abono da verdade tenho o dever de informar que alguma informação deste artigo não está correcta.
    A saber:
    O MUSP não é um movimento sindical nem tem afiliação a movimentos sindicais tal como eu Milton Matos não sou sindicalista.
    O MUSP é um movimento de cidadãos activistas que luta pela defesa dos serviços Públicos (Saúde, Educação, Transportes, Justiça etc.)
    Eu faço parte do MUSP e da Direcção Nacional deste Movimento.
    O MUSP decidiu juntar-se ao dia de indignação e protesto promovido pela CGTP tendo a nossa participação como mote a defesa do SNS que tem vindo ao longo dos anos a ser constantemente atacado. São exemplos disso a falta de médicos de família (em Águeda é bastante preocupante esta questão até porque segundo se sabe estamos prestes a perder mais oito médicos de família muito em breve, dois por aposentadoria e seis que já efectuaram o pedido de mobilidade), a delapidação de valências em hospitais (veja-se o caso do hospital de Águeda), a sobrecarga dos profissionais (médicos e enfermeiros) dos serviços de urgência com turnos que podem chegar ás 24 horas com tudo o que isso pode representar de negativo no atendimento aos utentes, os encerramentos de especialidades nas urgências dos hospitais (por exemplo a obstetrícia), o encerramento das unidades locais de saúde (em Águeda temos o exemplo de Borralha, Préstimo, Macinhata…), os tempos de espera para obtenção de consultas… e poderia aqui continuar…
    Um abraço e já agora subscrevam e divulguem https://www.facebook.com/musp.aveiro

    ResponderEliminar