domingo, março 26, 2023

* ANO 1961: A restauração da Rua do Cabo! 2 - Ano 1978: Teatro de Óis da Ribeira apresentou «Casa de Pais»! 3 - Ano 1999: Assembleia da ARCOR adiada para mais 3 vezes! 4 - Ano 1980: O primeiro estudo epidemiológico sobre a deficiência em Portugal foi em Óis da Ribeira !


ÓdR há
62 anos!


A restauração
da Rua do Cabo!

A sessão da Junta  de Freguesia de Óis da Ribeira de 26 de Março de 1961 e pela voz do presidente Manuel Maria Tavares da Silva Tavares, de conta do compromisso da Câmara Municipal de Águeda em  mandar reconstruir a Rua do Cabo.
A condição era que o tempo melhorasse e permitisse as obras a realizar, numa altura em que, por consequência da chuvas dos últimos meses do ano anterior, o estado do arruamento não era o melhor. Bem pelo contrário.
Na mesma sessão, foi decidido que Fernando Pires Soares, encarregado de serviços da Junta de Freguesia (pai do futuro presidente Fernando Tavares Pires), fosse incumbido de proceder ao arranjo dos caminhos do Ribeiro e outros com necessidade de reparação.
- NOTAA então chamada Rua do Cabo veio anos depois (em data que não conseguimos apurar) a ter o nome de Manuel Maria Tavares da Silva, atendendo à sua benemerência e empreendedorismo com a freguesia.
Firmino Santos

- ANO 1978!
Teatro de Óis da Ribeira
apresentou «Casa de Pais»!


O Grupo de Teatro Amador de Óis da Ribeira apresentou, a 26 de Março, Dia de Páscoa de 1978, a peça «Casa de Pais».
O ensaiador foi Firmino Santos (foto) e, em palco, estiveram os actores amadores Porfírio Tavares Pires, Luís Tavares Gonçalo, Leonildo Soares da Costa, Manuel de Melo Ferreira (Tim-Tim), Maria de Lurdes dos Samtos Henroques Resende, Maria Bernardina dos Reis Framegas, Maria Celestina Dias Oliveira e Maria Cecília Carvalho (esposa do ensaiador e já falecida).
- NOTA: O programa incluiu uma comédia e Celestino Hnriques de Oliveira, cantou o «Fado da Bandeira», fartamente aplaudido. Repetiu-se no dia 22 de Abril e de novo no salão do restaurante« Pôr do Sol».


- ANO 1999!
Assembleia da ARCOR
adiada para mais 3 vezes!


A assembleia geral da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira foi convocada para 26 de Março de 1999, para analisar e votar as contas de 1998, mas foi adiada para 2 de Julho e depois para 3 de Setembro (não convocada) e, finalmente, para 10 de Dezembro.
Os presidentes dos órgãos sociais eram, respectivamente, Fernando Reis Duarte de Almeida (direcção), dr. José Bernardino Estima Reis (assembleia geral) e Jorge Manuel dos Reis Soares (conselho fiscal).
- NOTA: Os presidentes Fernando Reis Duarte de Almeida (a 66 de Novembro de 2019 e as 85 anos) e José Bernardino Estima Reis (a 29 de Dezembro de 2021 e aos 70 anos) já faleceram, ambos por doença RIP!!!

- ANO 1980!
O primeiro estudo
epidemiológico sobre a
deficiência em Portugal
foi em Óis da Ribeira !

O primeiro estudo epidemiológico sobre a deficiência em Portugal realizou-se em Óis a Ribeira, há precisamente 43 anos e no âmbito do Levantamento de Cidadãos Deficientes e Condições de Vida dos Cidadãos de Óis da Ribeira.
O trabalho teve, entre outras, a chancela da ARCOR e foi, segundo o dr. Luís Borges, médico do Hospital Pediátrico de Coimbra, «um trabalho que teve, de facto, muita importância».
O levantamento, o terreno foi executado por uma equipa de saúde pública deste hospital, coordenado pela médica Maria José Tovar e integrando 5 enfermeiras desta especialidade.
- NOTA: As enfermeiras eram estagiárias a Escola Superior de Enfermagem Ângelo da Fonseca, de Coimbra: Júlia Passos (de Valpaços), Maria de Fátima (de Ovar), Fernanda Coelho (de Viseu), NN e Irmã Adelaide Machado (da Congregação das Doroteias).

Sem comentários:

Enviar um comentário