sábado, março 18, 2023

* ANO 1990: Cortejo dos Reis com música de tunos! 2 - 1936: José Pinheiro foi internacional de remo! 3 - 1945Cruzeiro do Cabo custou 600$00 !

Tunos na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira
ÓdR e Tuna
em 1990!

Cortejo dos Reis com música de tunos!

Um grupo de antigos elementos da Tuna de Óis da Ribeira abrilhantou, a 18 de Março de 1990, um cortejo de oferendas a favor das obras da igreja - que rendeu qualquer coisa como 1 500 contos.
Seriam agora, segundo o conversor da Pordata, qualquer coisa como 19 000 euros.
Algum tempo antes e já todos na casa dos 50 para 60 anos, tinham-se encontrado em convívio com músicos mais jovens da freguesia e, entusiasmados, entenderem participar no cortejo.
Nuno Reis, agora músico profissional em Lisboa, escreveu sobre isso, há alguns anos, e dizia lembrar-se muito bem de o grupo «ter feito uma arruada pelas ruas da freguesia, uma romagem ao cemitério e uma missa em homenagem aos tunos desaparecidos e nomeadamente ao maestro Óscar de Matos».
- NOTA: Após isso, e com pormenores que agora não virão ao caso, foi o processo de refundação da Tuna, em 1993, este ano de se farão 30 anos.
José Pinheiro

- ANO 1936!
José Pinheiro foi
internacional de remo!


O remador José Pinheiro foi atleta internacional e nasceu em Óis da Ribeira a 18 de Março de 1936.
Hoje festeja 87 anos, em Viana do Castelo, onde reside.
José Framegas Pinheiro de Almeida é filho de Alexandre Pinheiro de Almeida e de Arménia Framegas de Almeida, ambos já falecidos (e que moraram na Rua Manuel Tavares, a antiga do Cabo), representou o Náutico de Viana do Castelo e foi várias vezes campeão nacional, ora de Yolle de 4 ou de 8, nos escalões de juniores (1956) e seniores (várias épocas). Também foi campeão nacional de fundo (em 1957) e de Shell de 8. Disputou os Jogos Luso-Brasileiros (em 1960) em Shell de 2 C/T (sendo segundo classificado).
- NOTA: José Piheiro também foi dirigente do Náutico e é irmão de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, que mora na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribera, e do já falecido Eugénio, que também morou em Viana e teve casa em Cabanões (hoje de um filho).
O Cruzeiro na actualidade


- ANO 1945!
Cruzeiro do Cabo
custou 600$00 !

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 18 de Março de 1945, há 78 anos, deliberou construir o agora denominado Cruzeiro do Cabo.
O presidente era Benjamim Soares de Freitas - que ficou encarregado de pessoalmente dirigir os trabalhos -, com o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes),
O custo foi 600$00, sem contar com os carretos de areia e os adobes (gratuitos). Fndos popupdos do orçamento da autarquia.
- NOTA: O cruzeiro foi assente em plataforma quadrangular de três degraus, um plinto paralelepipédico, uma coluna poligonal e, no cimo, uma cruz latina. Mantém a mesma estrutura

Sem comentários:

Enviar um comentário