quarta-feira, março 01, 2023

* HÁ 132 e 134 anos: A família de Manuel Filipe Soares!

 

A casa de Manuel Filipe Soares, agora
 de João Gomes, neto de José Resende
ÓdR há
em 1889!|

Manuel Filipe
Soares !

O cidadão óisdaribeirense Manuel Filipe Soares consorciou-se a 1 de Março de 1889, há 134 anos, com Guilhermina Estima de Carvalho, de Espinhel.
Dois anos depois e precisamente no mesmo dia, nasceu Amadeu, o filho primogénito.
Manuel Filipe nasceu a 27 de Abril de 1861, filho de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria de Freitas, ambos trabalhadores rurais. Neto paterno 
O registo de passaporte de Manuel Filipe
de Caetano Pereira e de Maria da Conceição, neto materno de Manuel Soares de Freitas  de Maria Felicidade, todos de Óis da Ribeira.
Guilhermina, de 23 anos e governanta de casa, era filha de Germano de Sousa, natural de Eixo, e de Josefa Maria Estima, de Espinhel. Os padrinhos foram o padre Joaquim Tavares da Silva e o lavrador Manuel Pereira da Conceição, ambos de Óis da Ribeira.
Manuel Filipe emigrou no Brasil em 1890, trabalhou no Rio de Janeiro e de lá regressou com meios de fortuna. Em 1908, construiu a casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas (ver data na foto abaixo), agora propriedade de João Gomes, neto de José Resende - que a tinha comprado aos herdeiros..
Casa de MFS

Amadeu Soares
casou com espanhola!

Amadeu, filho de Manuel Filipe e Guilhermina, nasceu a 1 de Março de 1891, às 15 horas de há 132 anos, um domingo e precisamente dois anos depois do casamento de seus pais.
Casou com Petronila Natália Rodrigues, cidadã espanhola então com 17 anos e natural de Albuquerque, em Badajoz (Espanha), filha de pai incógnito e de Joana Villa Rodrigues, a 16 de Novembro de 1912. E que faleceu a2 de Abril de 1961.
- NOTA: Amadeu foi, durante muitos anos, comerciante na cidade de Setúbal e enviuvou em Óis da Ribeira, a 2 de Abril de 1961. Faleceu a 15 de Fevereiro de 1962, na sua casa da Viela do Canto, que agora é propriedade de Mário Pires Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário