sexta-feira, abril 21, 2023

* ANO 1820, há 203 anos: João Pires Calvo, um dos grandes nomes de Óis da Ribeira! 2 - Ano de 1990: Futebol de 5 da ARCOR em torneio de Angeja! 3 - Ano de 1991: A primeira prova oficial de canoagem organizada pela ARCOR! 4 - Ano de 1992: Comissão de toponímica da Junta de Freguesia!

A placa evocativa no mural do Cemitério Velho

Ano 1820!

Registo do enterro de João Pires Calvo

1 - ANO 1820,

há 203 anos !
João Pires Calvo, um dos grandes nomes de Óis da Ribeira !

O óisdaribeirense João Pires Calvo, «um dos grandes nomes da então vila de Óis da Ribeira», foi sepultado no cemitério paroquial a 21 de Abril de 1820.
Há precisamente 203 anos!
João era filho de Manuel Pires Calvo e de Maria Lopes e casou com Silvestra Maria dos Reis, ao tempo considerada mulher «activa e muito esmoler». Faleceu Manuel aos 88 anos, de doença, e foi sepultado dentro da Igreja de Santo Adrião, como era hábito do tempo, para falecidos de famílias mais nobres, e numa cerimónia presidida pelo padre António José da Mota.
O casal teve dois filhos, pelo menos: Teresa (que não terá casado) e José, que casou com Ana Maria Soares e teve os filhos Joaquim (que foi juiz ordinário e escrivão da Câmara de Óis da Ribeira), José,Teresa, António, Manuel, Maria Rosa e Jacinto.
- NOTA: Os descendentes do casal Silvestra e João Calvo, e muitos eram..., algumas dezenas ou centenas, evocaram o casal no dia 26 de Maio de 1940, há 83 anos, descerrando na parede norte da nave da Igreja de Santo Adrião, ao lado do púlpito, a placa que aqui reproduzimos e que agora e transferida em data que desconhecemos, está no mural do Adro, na entrada para o Cemitério Velho.
Futebol de 5 da ARCOR (1990)


2 - ANO 1990,
há 33 anos !
Futebol de 5 da ARCOR
em torneio de Angeja !

A ARCOR participou, há 33 anos, num torneio de futsal realizado em Angeja.
Futsal que, ao tempo, era denominado futebol de 5 e tinha notícia no «Jornal da ARCOR», embora sem grandes pormenores. Referia, por exemplo, ue a partir de 21 de Abril (de 1990) iria participar no torneio e que se pretendia «o maior numero de apoiantes possível para esta nossa equipa». Equipa que, acrescentava a nota assinada por RF, supomos que Rui Fernandes, «concerteza se sentirá muito melhor e dará mais rendimento se tiver alguém na assistência a apoiá-la».
- NOTA: Os resultados desta participação não são conhecidos e o grupo arcoriano, entre outros atletas, incluiria os da imagem: Rui Fernandes e Carlos Marques (dirigentes), Nabais (de Barrô), Victor Melo e Sesnando Reis (presidente). Em baixo, Milton Gomez, Victor Melo (com o sobrinho Francisco à frente) e Carlos Samuel. Será assim?

3 - ANO 1991,
há 32 anos!

A primeira prova oficial
de canoagem organizada 
pela ARCOR !

A primeira prova oficial de canoagem organizada pela ARCOR - o campeonato regional de Aveiro - realizou-se a 21 de Abril de 1991, um domingo de há 32 anos e nas águas da pateira.
A prova teve paticipação de 6 equipas e a ARCOR, em termos colectivos, teve 67 pontos (4ª. classificada), à frente do GICA, de Águeda (40) e Orfeão de Vagos (11). O Recreio de Águeda foi o vencedor, com 100 pontos), seguido do SNADO, de Ovar (89) e do Sporting de Aveiro (79).
Invidualmente, Sérgio Soares e Filipe Gomes foram campeões regionais de K2 infantis, Sandra Almeida foi segunda em K1 damas seniores, Paulo Gomes e Júlio Prazeres, terceiros em K2 seniores. Sérgio Anjos e Horácio Soares foram terceiros em K2 cadetes, à frente de António Costa e Paulo Santos (4ºs.).
- NOTA: Também atletas da ARCOR, Nuno Azevedo foi sexto em K1 cadetes e Nuno Silva terceiro em K1 infantis.
A sede da JFOR em 1992

4 - ANO 1992,
há 31 anos !
Comissão de toponímica
da Junta de Freguesia !

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira reuniu a 21 de Abril de 1992 e, por unanimidade, aprovou as contas de 1991.
O presidente era Diamantino Alves Correia e Manuel Soares o da Junta de Freguesia, ambos do PSD,  tendo nessa mesma sessão sido criada uma comissão de toponímia, para atribuir nomes a alguns arruamentos de Óis da Ribeira. Era formada por Fernando Tavares Pires (secretário da Junta e eleito do PSD) e, membros da Assembleia e Freguesia, Leonildo Soares da Costa (PSD) e Armando Tavares dos Reis (do PS).
- NOTA: O objectivo do trio de comissários era apresentar propostas na sessão de Junho, a seguinte. Apresentou e foram aprovadas, sao o que hoje conhecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário