A escola primária de Óis da Ribeira, agora da Cruz Vermelha de Águeda |
Eugénio Pinheiro |
Elísio Pinheiro |
ÓdR há 78 anos! |
1 - ANO 1945,
há 78 anos !
Terreno da nova escola
com apoio de Pinheiro´s!
A construção de uma nova sala de aulas de escola primária, em Óis da Ribeira, foi apoiada por três óisdaribeirenses residentes de Viana do Castelo, todos da Família Pinheiro.
Trataram-se dos irmãos Eugénio e Elísio Pinheiro de Almeida e, deles primo, Modesto Tavares Pinheiro, que, respectivamente deram 500, 100 e 40 escudos. As verbas foram utilizadas para auxiliar os trabalhos de terraplanagem do terreno onde iria ser construído e o executivo presidido por Benjamim Soares de Freitas entendem exarar um louvor em acta da Junta de Freguesia
Os terrenos tinha sido cedidos por Manuel Soares dos Santos (Lopes), que era tesoureiro da Junta de Freguesia e, por troca, por João Simões Estima, de Espinhel (193,5 m2).
- NOTA: A escola, actualmente e como todos sabemos, foi cedida pela Junta de Freguesia da UFTOR, presidida por Sérgio Neves, à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa.
O Cruzeiro do Cabo |
- Ano de 1945,
há 78 anos !
O chafariz sem água e
o novo cruzeiro do Cabo
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 15 de Abril de 1945, há 78 anos, deliberou pedir apoio à Câmara Municipal de Águeda para vistoriar de água de abastecimento da Fonte do Cruzeiro.
O chafariz tinha sido construído com apoio de Jacinto Bernardo Henriques mas, por esta altura, estava há mais de dois meses sem água nenhuma, pelo que era necessário proceder aos trabalhos necessários para a captação - que tão necessária era para o consumo doméstico.
A sessão envolveu outros assuntos, nomeadamente a informação de estar concluído o novo cruzeiro da Rua do Cabo (actual Rua Manuel Tavares, frente ao café O Nelson) cujo custo atingiu os 600$00, de economias da autarquia. Isto sem contar com o serviço gratuito de carretos de areia e adobes.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Joquim Augusto Tavares da Silva e Cunha (professor) e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Sem comentários:
Enviar um comentário