quarta-feira, maio 31, 2023

1 - ANO 2002, há 21 anos: Câmara «deu» 50 000 euros para o Centro social da ARCOR! 2 - Ano de 1946: Obras na sede da Junta de Freguesia! 3 - Ano de 1959: Abusos nos portos da pateira e arranjo de vários caminhos! 4 - Ano de 1964: Visita presidencial da Câmara de Águeda! 5 - Ano de 2002: ARCOR/Óis da Ribeira com derrota no futsal! 6 - Ano de 2003: ARCOR/Óis da Ribeira com vitória no futsal do Inter-Freguesias! 7 - Ano de 2013: Os passadiços e os «erros» na pateira !!

O Centro Social da ARCOR e sede da União de Freguesias da Travassô e Óis da Ribeira
Milton Gomez, Filipe Magueta, Celestino
Viegas e Castro Azevedo na ARCOR
ÓdR há
21 anos

1 - ANO 2002,
há 19 anos !
Câmara «deu» 50 000 euros
para o Centro social da ARCOR!


A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, em 2002, há precisamente 21 anos, um apoio de 50 000 euros à ARCOR.
Seriam agora 72 000!
O objectivo foi comparticipar as obras de construção do centro social, então em execução (na segunda e decisiva fase, iniciada a 22 de Outubro de 2001) e cujos custos, segundo o «Jornal da ARCOR», na altura já passavam do 78 000 contos. Seriam agora, segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como 560 000 euros.
- NOTA: O presidente da Câmara Municipal de Águeda era Manuel Castro Azevedo, que no dia 13 de Junho seguinte (foto) visitou as obras, sendo recebido pelo presidente Celestino Viegas e o vogal Milton Gomez, com o engº. Filipe Magueta, das Construções Marvoense - a empresa construtora do centro social.
Benjamim Soares
de Freitas


2 - ANO 1946,
há 77 anos!
Obras na sede da
Junta de Freguesia!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há 77 anos construía a sua sede, que se localizava mais ou menos onde é a rua que vai para a ponte, mais ou menos em frente ao fontenário.
A leitura do livro «Óis da Ribeira - A História, as sedes e as Juntas» permite ao d´Óis Por Três que a sede se localizava numa casa que tinha sido de Ana Alves de Carvalho e depois da filha, que se chamou Olívia Pires Soares.
Tinha sido expropriada (a casa) pela Câmara Municipal de Águeda, por 1000$00 e a 18 de Novembro de 1944, que foram entregues a Diamantino Francisco da Silva, procurador de Olívia - que, supomos, estava ausente no Brasil.
Há 77 anos, precisamente, a casa andava em obras, com o pintor José Marcos dos Reis e o carpinteiro Invêncio Viegas, que  assentavam madeiras, portas e janelas. A madeira foi toda oferecida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva.
A sede seria oficialmente inaugurada a 7 de Setembro de 1947 e demolida em Novembro de 1951, por causa das obras de cons-
trução da ponte e pelo espaço passando a actual Rua Jacinto Bernardo Henriques (Rua da Ponte).
- NOTA: O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era, em 1946, o benemérito Benjamim Soares de Freitas e o executivo incluía José Maria Estima (o secretário) e Manuel Soares dos Santos (Manuel Lopes, o tesoureiro).

Aires Santos

3 - ANO 1959,
há 64 anos !
Abusos nos portos da
pateira e arranjo de
vários caminhos !


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida da 31 de Maio de 1959, deliberou tomar posição oficial e impedir que alguns utilizadores alugassem um porto de recolha de moliço da pateira e utilizassem um segundo.
Ou mais. Sem pagar a utilização.
O que era um abuso, assim se considerava há 64 anos.
O executivo autárquico óisdaribeirense era presidido por Aires Carvalho e Santos, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário David Soares dos Santos.
- CAMINHOS: Ainda na mesma reunião, a Juta de Freguesia deliberou também mandar fazer pequenas reparações nos caminhos das Areias, dos Espinheiros e do Valbom - que estavam «algo deteriorados».

Caminho das Arroteias
nos tempos de hoje

4 - ANO 1964,
há 59 anos!
Visita presidencial da
Câmara de Águeda !

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 31 de Maio de 1964, há 59 anos, fez saber que o presidente da Câmara de Águeda iria visitar a freguesia no dia 2 de Junho seguinte e elaborou uma lista de pedidos.
O presidente camarário municipal era o engº. José Bastos Xavier e da visita falaremos a 2 de Junho, dentro de dias e em mais pormenor.
O executivo óisdaribeirense desse tempo era presidido por Armando Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia e, para essa reunião, convocou os proprietário de motores de rega para os informar de que era expressamente proibida a condução de águas pelos caminhos, em regadeiras.
Os três proprietários convocados foram Fernando Reis Duarte de Almeida, José Valentim Pinheiro Estima e Manuel Soares dos Reis (Locas), também avisados de que onde houvesse lugar a travessia de águas devia esta ser feita com canos subterrâneos, de maneira a que o caminho estivesse sempre transitável e não condicionasse o trânsito.
- BACELINHOS: A esposa de Manuel Soares dos Reis, Maria do Carmo Simões dos Reis 9Taipeira) foi quem o representou e aproveitou a oportunidade para reclamar que o caminho do Bacelinho para as Arroteias estava muito apertado, condicionando trânsito, devido ao cômoro que existia da parte de cima.
A equipa ARCOR/JFdÓdR de 2002

5 - ANO 2002,
há 21 anos !
ARCOR/Óis da Ribeira
com derrota no futsal!

A equipa de futsal da ARCOR, representando a freguesia de Óis da Ribeira, perdeu (1-4) com a de Belazaima do Chão, no Torneio Inter-Freguesias de Águeda.
O jogo realizou-se a 31 de Maio de 2002, há precisamente 21 anos e decorreu no pavilhão da ABARCA, em Barrô.
A equipa óisdaribeirense chegou a estar a ganhar (1-0) mas os belazaimenses, que tinham uma equipa que na altura disputava o campeonato nacional da modalidade, superiorizaram-se após os primeiros 15 minutos de jogo.
- NOTA: A ARCOR/OdR, orientada por Milton Gomez, alinhou com Carlos Samuel, Luís Tavares, Otelo Melo (1), Afonso Almeida, Sérgio Soares, Milton Rino, Luís, Daniel Marques, Jorge Marques, Ricardo e Pedro.
A equipa ARCOR/JFdOdR de 2003


6 - ANO 2003,
há 20 anos !
ARCOR/Óis da Ribeira
com vitória no futsal
do Inter-Freguesias!

A equipa de futsal da ARCOR, representando Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, venceu (2-0) Recardães na jornada de abertura da 6ª. edição do Torneio Inter-Freguesias de Futsal de Águeda.
O jogo decorreu a 30 de Maio de 2003, há precisamente 20 anos, no pavilhão gimnodesportivo de Belazaima do Chão.
- NOTA: A equipa ARCOR/OdR, treinada por Miltom Gomez, alinhou com Carlos Samuel; Luís Tavares, Sérgio Soares, André Ferreira (um golo), Milton Rino (1), Luís Ferreira, Ricardo Ferreira, Miguel Souto, Luís Carlos e Óscar Almeida (gr).
A notícia na imprensa de Águeda

 
7 - ANO 2013,
há 10 anos!
Os passadiços e os
«erros» na pateira !

O d´Óis Por Três, há 10 anos, citavaa imprensa regional para informar que «a oposição passou-se para os jornais, para ganhar palco».
«Ou o que é que se passa? », interrogava o blogue, acrescentando que «gostou de ver e reproduz com a devida vénia».
O texto era de Luís Neves e o d´Óis Por Três comentava que «o que não deixa de ser curioso é reparar que o assunto teria cabimento nas Assembleias de Freguesia, desde logo quando se pensou em fazer tal obra». 
Curioso também era que, pelo que se lê, as senhoras autoridades locais não foram ouvidas, pelos vistos, nem chamadas na elaboração do projecto que o mau tempo pôs abaixo de 19 para 20 de Janeiro deste ano. 
- NOTA: «Soube-se tarde, mas ficou a saber-se», concluía o d´Óis Por Três, publicando a imagem da notícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário