quarta-feira, julho 26, 2023

1 - ANO 1854, há 154 anos: Rei D. Carlos autorizou obras na Igreja de Óis da Ribeira! 2 - Ano 1989, há 34 anos: Apanha de moliço em reportagem na Emissora Nacional! 3 - ANO 1996, há 27 anos: Jaime Martins foi vice-campeão nacional de pesca desportiva! 4 - ANO 2013, há 10 anos: ARCOR com novo site que pouco informa(va) e não... informa! 5 - ANO 2016, há 7 anos: Boas notícias do desassoreamento do rio em Óis da Ribeira! 6 - ANO de 2017, há 6 anos: Ano de eleições e de... boas notícias! 7 - ANO 2019, há 4 anos: Junta organiza a Festa da Pateira!

 

O diploma real de há 154 anos

OdR há
154 anos!


1 - ANO 1854,
há 154 anos!
Rei D. Carlos autorizou
obras na Igreja de Óis
da Ribeira !

O Diário do Governo nº. 165 publicou, a 26 de Julho de 1869, há 154 anos, o decreto real que permitiu à Junta Paroquial de Óis da Ribeira «utilizar 500$000 para ser aplicada nos reparos do respectivo templo». 
O Rei era D. Carlos I, O Diplomata, e o despacho era já de 10 de Julho, através da 5ª. Repartição daquele Ministério, cujo titular era o Bispo D. António Alves Martins.
O despacho, expressamente, diz «licença para distractar aos seus fundos a quantia de 500$000 reis para ser aplicada aos reparos do respectivo templo», lê-se mesmo quinhentos mil reis, com três zeros à direita do cifrão. Seriam 500$00, quando foi em 1911 foi introduzida esta moeda, em 1999 substituída pelo euro.
- NOTA: A Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira era, a esse tempo, sacerdotada pelo padre Manuel Pires Soares, que em finais de 1871 foi substituído pelo padre Anacleto Pires Soares, óisdaribeirense e até aí secretário da Junta Paroquial.
O plano da Emissora Nacional (RDP)

2 - Ano 1989,
há 34 anos !
Apanha de moliço em
reportagem na Emissora 
Nacional!

A apanha do moliço na pateira foi motivo de uma reportagem da Emissora Nacional, actual RDP, a 26 de Julho de 1989. 
Há precisamente 34 anos!
«É um espectáculo único no país», referia a a promoção do programa, precisando, ao pormenor, que «ao toque da alvorada de um sino, centenas de barcos moliceiros entregam-se afanosamente à recolha de algas, até ao meio dia», a isto de sucedendo «refeições, danças e descantes regionais, com grande animação e até ao pôr-do-sol».
- NOTA: O programa foi transmitido às 15 horas dessa quarta-feira de há 34 anos! Bons tempos, quando de Óis da Ribeira, e a nível nacional se falava por boas razões!

Jaime Martins


3 - ANO 1996,
há 27 anos !
Jaime Martins foi
vice-campeão nacional
de pesca desportiva!

O pescador desportivo Jaime Martins, da ARCOR, de Óis da Ribeira, sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis, no fim de semana de 26 e 27 de Julho de 1996.
Há 27 anos!
As provas finais decorreram no Rio Nabão, em Tomar, e Jaime Martins já se tinha sagrado vice-campeão distrital de Aveiro, nesse ano e na semana anterior, também em representação do clube de Óis da Ribeira, ao tempo presidido por Sesnando Alves dos Reis e que também já tinha, relembremos, a Secção de Canoagem (que ainda, e muito bem, sublinhe-se...,  se mantém activa).
- NOTA: A ARCOR, já agora e para que se refresquem memórias, teve outras modalidades desportivas, entretanto «mortas» no tempo. Por exemplo, o futebol de 11 (torneios populares, alguns dos quais venceu), o xadrez (que disputou provas distritais oficiais), atletismo (provas de Direção Geral dos Desportos e populares) e o futsal (representando Óis da Ribeira em vários Torneios Inter-Freguesias), andebol, ténis e cicloturismo. E outras, talvez!

Site da ARCOR, há 10 anos!

4 - ANO 2013,
há 10 anos !
ARCOR com novo site
que pouco informa(va)
e não... informa!

A ARCOR reabriu o seu site oficial a 25 de Julho de 2013, há precisamente 10 anos, e, na altura, o d´Óis Por Três, escrevia que «a expectativa é que a esta versão não aconteça o mesmo que aconteceu às anteriores: que fique parada, esteja quieta e
O site da ARCOR a 26 de Julho de 2023
apareça sem notícias».
A série de sites arcorianos então disponível, era já «pelo menos a terceira, ou talvez a quarta» e o d´Óis Por Três expectava o desejo que, e citamos-nos, «seja uma janela aberta para a comunidade, dando conta da vida associativa, principalmente por via dos ribeirenses que vivem fora de Óis da Ribeira».
Agora mesmo fomos consultar o site arcoriano e confirmámos o que já se sabia: os posts nem sequer são datados, o que leva a que nunca saibamos a sua verdadeira e útil actualidade. 
- NOTA: O comentário de há 10 anos continua perfeitamente actual: o site oficial da ARCOR continua a publicar postagens raramente e sem data - o que as torna inúteis e até... despropositados. É verdade que tem outro meio de informação nas redes sociais: a página oficial de facebook, que é mais ágil e apelativa e regularmente actualizada. Mas porque não actualizar e datar o site oficial?
O rio Águeda em frente às Areias, em Óis da Ribeira, com o Freixoeiro do lado de Travassô, na tarde
de 14 de Julho de 2016... Nem se vê a água, em mais de 40 metros de... «rio»...
O que deveria ser leito de água é, afinal, um caminho pelo qual transitam o mais diverso tipo de viaturas agrícolas e até, dizem-nos, carros de namorados,  a... namorar. O caminho, dentro do rio, é paralelo ao paredão que vai do porto do Zebedeu, imediatamente a juzante da ponte, até ao  paredão velho


5 - ANO 2016,
há 7 anos!
Boas notícias do
desassoreamento do
rio em Óis da Ribeira!

O último fim de semana de Julho de 2016, há 7 anos, deu para ver muitas coisas de Óis da Ribeira que andavam perdidas na memória do d´Óis Por Três.
Por exemplo, o leito do rio Águeda - onde, a juzante da ponte, tantos mergulhos e milhares de braçadas demos em tempo de criança e juventude.
Sabia-se que na zona das Areias e em frente ao Freixoeiro (de Travassô) estava criada uma verdadeira mata dentro do rio e disso já em tempos aqui falámos. No domingo, tirámos algumas fotografias. Já hoje, porém, fomos surpreendidos com a boa notícia de que já andava a ser desassoreado.
Ainda bem, parece que Óis da Ribeira está como Portugal, a ser campeão em tudo - da Europa e do Mundo. Óis da Ribeira em selecção de boas notícias. E é com gosto que damos esta: a do desassoreamento do rio.
Tardou, mas chegou.
- NOTA: Quem avisa amigo é: não tarda(rá) que o rio esteja na mesma. Como estava há 7 anos. É passar por lá e...  ver com olhos de ver. 
O edifício do Centro Social da Arcor e sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da
Ribeira finalmente teve obras na cobertura. Há 7 anos! Esperaram-se mais de 4!


6 - ANO de 2017,
há 6 anos!
Ano de eleições e
de... boas notícias!

«É infalível: havendo eleições, há obras», comentava o d´Óis Por Três de há 6 anos.
E continuava:
A boa notícia do último fim de semana, em Óis da Ribeira, é a de que, finalmente, vai ser feita a requalificação da cobertura do bloco frontal do Centro Social da ARCOR o que inclui as sedes da associação óisdaribeirense (no rés-do-chão) e da Junta de Freguesia (no 1º. andar).
Os homens da construtora adjudicatária já retiraram as placas. Vai ser colocada uma estrutura metálica.
Já não era sem tempo.
As infiltrações já foram herdadas do último executivo local, liderado por Fernando Pires, há 4 anos. As obras, portanto e já descontando o tempo dessa herança, chegam, pois, pelo menos 4 anos atrasadas. É muito tempo, é um mandato inteiro.
A sorte é que este ano é ano de eleições e tem de se mostrar serviço, mostrar obras, mesmo que venham a ter de ser pagas pelo próximo executivo - se for e seja ele qual for.
O d´Óis Por Três várias vezes falou da questão e uma data nunca questionada foi a de Setembro de 2013. E já, de certeza, vinha de trás o buraco aberto no tecto do salão nobre da Junta. Mas, pronto, vão fazer as obras e defender o edifício que é de todos os ribeirenses e pago com o seu esforço.
- NOTA: «Abençoadas eleições autárquicas de 2017!», comentava o d´Óis Por Três. Hoje, o mesmo diríamos e com a mesma propriedade e oportunidade.
Cartaz oficial da Festa da Pateira


7 - ANO 2019,
há 4 anos!
Junta organiza 
a Festa da Pateira!

A União de Freguesias de TravassÓis lançou, a 26 de Juho de 2019, mais uma festança, à conta do erário público: a festa da Pateira e em Óis da Ribeira. E em dois dias: 3 e 4 de Agosto de 2019.
A vida é isto mesmo, é assim: podemos ter a freguesia virada de pantalhas, as ruas esventra-
das e feitas picadas de África, as valetas continuarem por limpar e por assear espaços públicos e, sobre tal, não se conhecer nenhuma posição pública da Junta de Freguesia.
E sobre a limpeza da pateira? O rio Águeda? A despoluição do Rio Cértima?!!!
Poder, pode...  
Mas que importa isso?
O importante para as instituições autárquicas é fazer festas: os eleitos são agora, por afirmação factual, verdadeiros comissários de festas, mordomos e/ou juízes. A política pode esperar...
Olhem só para as centenas de milhares de euros que todos os anos a Câmara Municipal de Águeda gasta em festas, festinhas e festanças, enquanto, por exemplo não arranja alcatrão para as ruas de Óis da Ribeira! E, por exemplo, nos fez esperar 15 anos pela conclusão das redes de água e saneamento.
Mês sem festa, nem é mês!
- NOTA: A Festa da Pateira de 2019 foi... «edição única». Também a que propósito e por qe razão uma autarquia tem de ser uma comissão de festas e/pou de feiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário