O plano da Emissora Nacional (RDP) |
2 - Ano 1989,
há 34 anos !
Apanha de moliço em
«É um espectáculo único no país», referia a a promoção do programa, precisando, ao pormenor, que «ao toque da alvorada de um sino, centenas de barcos moliceiros entregam-se afanosamente à recolha de algas, até ao meio dia», a isto de sucedendo «refeições, danças e descantes regionais, com grande animação e até ao pôr-do-sol».
- NOTA: O programa foi transmitido às 15 horas dessa quarta-feira de há 34 anos! Bons tempos, quando de Óis da Ribeira, e a nível nacional se falava por boas razões!
Jaime Martins |
3 - ANO 1996,
há 27 anos !
Jaime Martins foi
vice-campeão nacional
de pesca desportiva!
O pescador desportivo Jaime Martins, da ARCOR, de Óis da Ribeira, sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis, no fim de semana de 26 e 27 de Julho de 1996.
Há 27 anos!
As provas finais decorreram no Rio Nabão, em Tomar, e Jaime Martins já se tinha sagrado vice-campeão distrital de Aveiro, nesse ano e na semana anterior, também em representação do clube de Óis da Ribeira, ao tempo presidido por Sesnando Alves dos Reis e que também já tinha, relembremos, a Secção de Canoagem (que ainda, e muito bem, sublinhe-se..., se mantém activa).
- NOTA: A ARCOR, já agora e para que se refresquem memórias, teve outras modalidades desportivas, entretanto «mortas» no tempo. Por exemplo, o futebol de 11 (torneios populares, alguns dos quais venceu), o xadrez (que disputou provas distritais oficiais), atletismo (provas de Direção Geral dos Desportos e populares) e o futsal (representando Óis da Ribeira em vários Torneios Inter-Freguesias), andebol, ténis e cicloturismo. E outras, talvez!
Site da ARCOR, há 10 anos! |
há 10 anos !
ARCOR com novo site
Agora mesmo fomos consultar o site arcoriano e confirmámos o que já se sabia: os posts nem sequer são datados, o que leva a que nunca saibamos a sua verdadeira e útil actualidade.
Sabia-se que na zona das Areias e em frente ao Freixoeiro (de Travassô) estava criada uma verdadeira mata dentro do rio e disso já em tempos aqui falámos. No domingo, tirámos algumas fotografias. Já hoje, porém, fomos surpreendidos com a boa notícia de que já andava a ser desassoreado.
Ainda bem, parece que Óis da Ribeira está como Portugal, a ser campeão em tudo - da Europa e do Mundo. Óis da Ribeira em selecção de boas notícias. E é com gosto que damos esta: a do desassoreamento do rio.
Tardou, mas chegou.
- NOTA: Quem avisa amigo é: não tarda(rá) que o rio esteja na mesma. Como estava há 7 anos. É passar por lá e... ver com olhos de ver.
O edifício do Centro Social da Arcor e sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira finalmente teve obras na cobertura. Há 7 anos! Esperaram-se mais de 4! |
E continuava:
Os homens da construtora adjudicatária já retiraram as placas. Vai ser colocada uma estrutura metálica.
Já não era sem tempo.
As infiltrações já foram herdadas do último executivo local, liderado por Fernando Pires, há 4 anos. As obras, portanto e já descontando o tempo dessa herança, chegam, pois, pelo menos 4 anos atrasadas. É muito tempo, é um mandato inteiro.
A sorte é que este ano é ano de eleições e tem de se mostrar serviço, mostrar obras, mesmo que venham a ter de ser pagas pelo próximo executivo - se for e seja ele qual for.
O d´Óis Por Três várias vezes falou da questão e uma data nunca questionada foi a de Setembro de 2013. E já, de certeza, vinha de trás o buraco aberto no tecto do salão nobre da Junta. Mas, pronto, vão fazer as obras e defender o edifício que é de todos os ribeirenses e pago com o seu esforço.
- NOTA: «Abençoadas eleições autárquicas de 2017!», comentava o d´Óis Por Três. Hoje, o mesmo diríamos e com a mesma propriedade e oportunidade.
das e feitas picadas de África, as valetas continuarem por limpar e por assear espaços públicos e, sobre tal, não se conhecer nenhuma posição pública da Junta de Freguesia.
E sobre a limpeza da pateira? O rio Águeda? A despoluição do Rio Cértima?!!!
Poder, pode...
Mas que importa isso?
O importante para as instituições autárquicas é fazer festas: os eleitos são agora, por afirmação factual, verdadeiros comissários de festas, mordomos e/ou juízes. A política pode esperar...
Olhem só para as centenas de milhares de euros que todos os anos a Câmara Municipal de Águeda gasta em festas, festinhas e festanças, enquanto, por exemplo não arranja alcatrão para as ruas de Óis da Ribeira! E, por exemplo, nos fez esperar 15 anos pela conclusão das redes de água e saneamento.
Mês sem festa, nem é mês!
Sem comentários:
Enviar um comentário