segunda-feira, julho 10, 2023

1 - ANO 1984, há 43 anos: As Ruas Manuel Tavares e Adofo Pires dos Reis! 2 - ANO 1880, há 143 anos: Casamento de Ana d´Óis com Maia de Travassô! 3 - ANO 1927, há 96 anos: Obras na Igreja e a festa de S. Sebastião! 4 - ANO 2004, há 19 anos: As Marchas Populares «foram mágicas» em Óis da Ribeira! 4 - ANO 2005, há 18 anos: Ana, Marilena e Carina campeãs distritas de canoagem! 6 - ANO 2010, há 13 anos: Antóno Bastos: o novo maestro da Tuna! 7 - ANO 2011, há 12 anos: Títulos nacionais de canoagem: 10 para a ARCOR, 4 para Arménio José, 3 para Tiago Tavares! 8 - ANO 2012, há 11 anos: Tiago e Fábio nos Europeus de Canoagem!


Manuel Tavares
Adolfo Pires dos Reis
ÓdR há
43 anos!


1 - ANO 1984,
há 43 anos!
As Ruas Manuel Tavares
e Adofo Pires dos Reis!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira propôs, em Junho/Julho de 1984 - em data que não conseguimos precisar... -, a atribuição dos nomes de dois beneméritos a duas ruas da vila: Manuel Maria Tavares da Silva e Adolfo Pires dos Reis, respectivamente às então chamadas Ruas do Cabo e do Viveiro - como, ainda hoje são popularmente conhecidas.
Manuel Maria Tavares da Silva esteve emigrado no Brasil e trabalhou em Angola, sendo um grande dinamizador de obras públicas da freguesia, nomeadamente no campo religioso (Igreja e Capela de Santo António), dirigindo-as pessoalmente e colaborando financeiramente. Nos anos XX do Século XX foi autor de um projecto para a ponte (não aceite pelas autoridades públicas) e foi presidente da Junta de Freguesia entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, data em abdicou, por doença. 
Socialmente, apoiou famílias pobres da freguesia.
Adolfo Pires dos Reis foi comerciante em Setúbal e doou a sua residência da Rua do Viveiro à Junta de Freguesia, então presidida por Isauro Carvalho e Santos. Trata-se do edifício que foi, durante alguns anos, residência do 1º. sargento António Neto e D. Isabel e, depois sede da Tuna Musical de Óis da Ribeira e que agora, e desde 17 de Novembro de 2007, está lamentavelmente abandonado pela Juta de Freguesia e crescantemente degradado.
- NOTA: O d´Óis Por Três não conseguiu apurar a data da Assembleia de Freguesia que aprovou a proposta, mas sabe que foi há 37 anos, por estes dias de Julho de 1984, e que foram afixadas as placas nas ruas, sem qualquer cerimónia oficial.
Registo do casamento
na Paróquia de S.
Miguel de Travassô



2 - ANO 1880,
há 143 anos!
Casamento de Ana d´Óis
com Maia de Travassô !

A óisdaribeirense Ana Maria da Conceição casou a 10 de Julho de 1880 com José da Maia, de 50 anos e viúvo, natural e residente em Travassô.
Solteira, jornaleira e de 35 anos, Ana era filha de Manuel Simões de Conceição e de Luísa Maria de Carvalho, ambos de Óis da Ribeira. José, de 50 anos, era viúvo de Henriqueta de Oliveira, da vizinha freguesia.
A cerimónia realizou-se na Igreja de S. Miguel de Travassô e foi celebrada pelo padre José Simões da Conceição, o sacerdote titular desta Paróquia.
- NOTA: O acto foi testemunhado por Jacinto Pereira da Conceição, carpinteiro, casado e de Cabanões, e Jacinto Pereira da Conceição Júnior, solteiro e jornaleiro e do mesmo lugar - que, ao tempo, era meeeiro de Travassô e Óis da Ribeira.
S. Sebastião em ÓdR


3 - ANO 1927,
há 96 anos!
Obras na Igreja e a festa
de S. Sebastião!

 A inauguração das obras de restauração da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi a 10 de Julho de 1927, há precisamente 96 anos, em simultâneo com a realização da festa de S. Sebastião.
O «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2002, dá conta que «temos enfim concluídas as célebres obras, de reparações da igreja, muros do cemitério e adro» e que «a torre e a igreja acabam de passar por transformação regular».
O templo foi «coberto com telha marselhesa e pintada e rebocada desde o galo (embora a cor deste não recomendasse muito) até aos alicerces, parece nova, a luzir de branco ao longe, por entre o verde das árvores que a rodeiam, relembrando o ano de 1867, em que foi aumentada e transformada».
- NOTA: O «Jornal da ARCOR» reportava também que, quanto ao interior, «foi pintada e reparada nas forças do possível».
As marchas populares de 2004

4 - ANO 2004,
há 19 anos !
As Marchas Populares
«foram mágicas» em
Óis da Ribeira !
 A terceira edição das marchas populares de Óis da Ribeira decorreu na noite de 10 de Julho de 2004, há 19 anos, e «foi mágica», como então relatou o site oficial do padre Júlio Grangeia.
«Os ribeirenses, ao seu melhor nível, encheram-se de brios, esvaziaram as casas, vestiram o traje de festa, e, com alegria estampada no rosto e a transbordar do coração, vieram todos para para a rua … «ver as marchas passar!», reatava o sacerdote, acrescentando que «aconteceu FESTA, uma festa genuína e autêntica que contagiou tudo todos; uma festa que veio de dentro, do coração, mas que tinha que sair para fora! E foi o que aconteceu!».
Os marchantes, ainda segundo o site do padre Júlio, «ultrapassando, em muito, a centena de figurantes, miúdos e graúdos, com arcos e balões e com roupa garrida – muito garrida e cintilante – depois de percorrer o trajecto pré-estabelecido, e de actuar no recinto da escola primária ribeirense, apinhado de gente deliciada e que não regateou fartos e merecidos aplausos, prolongaram, ainda, noite adentro, o convívio, desta feita, no Centro Social da ARCOR, onde a alegria esfusiante foi retemperada com bifanas para repor todas as calorias gastas…».
- NOTA: As marchas polulares de Óis da Ribeira eram coorganizadas pala Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) e pela ARCOR e deixaram de se realizar desde 2019. O que é uma pena.
Carina Pereira
Ana Almeida

4 - ANO 2005,
há 18 anos!
Ana, Marilena e Carina
campeãs distritas de canoagem!

A canoísta Ana Matos de Almeida, atleta da ARCOR, de Óis da Ribeira, sagrou-se campeã distrital de seniores, em velocidade, de K1 200 metros, a 10 de Julho de 2005. No mesmo dia, foi ainda vice-campeã distrital de K1 500 metros. 
Há 18 anos!
Carina Pereira também foi campeã distrital de K1 infantis, em 500 metros, e Marilena Scollozi em K1 juniores, 200 metros
A prova foi organizada pelo Ginásio Clube de Águeda e decorreu na pateira de Fermentelos. 
Outros atletas da ARCOR, vice-campeões distritais: Adelimar Sousa/ Rui Santos (K2 cadetes, 500 metros); Marilena Scollozi (K1 juniores, 500).
- NOTA: A ARCOR foi quarta classificada por equipas, com 79 pontos, depois do NAD Ovarense (197), do Fluvial de Coimbra (175) e do GICA (82).
O
António Bastos

6 - ANO 2010,
há 13 anos !
Antóno Bastos: o novo
maestro da Tuna!

 O maestro António Rodrigues Bastos foi oficialmente apresentado na Tuna Musical de Óis da Ribeira a 10 de Julho de 2010, há 13 anos e durante o Concerto de Verão.
A Tuna era presidida por Manuel Soares e a iniciativa decorreu no salão do restaurante «Pôr do Sol» e o maestro, então com 41 anos e residente na vila de Eixo, já trabalhava desde Março desse ano na agremiação musical óisdaribeirense. 
Iniciara-se em 1994, na Banda de Eixo, passando pelo Conservatório de Música de Aveiro, Banda do Exército, cursos livres da Universidade de Aveiro, direcção da Orquestra Juvenil de Eixo, vários cursos de direção e estágios de formação.
A Tuna Musical, na apresentação oficial do novo maestro, «pautou-se» com um reportório renovado, que agradou a todo o (pouco) público presente e que, no final, foi mostrando a satisfação com o novo «som» da Tuna.
- NOTA: António Rodrigues Bastos continua a dirgir a agora denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR).
Arménio José

7 - ANO 2011,
há 12 anos!
Títulos nacionais: 10 para a
ARCOR, 4 para Arménio 
José, 3 para Tiago Tavares! 

A ARCOR conquistou hoje 10 títulos nos campeonatos nacionais de regatas em linha de canoagem. Arménio José (na foto) foi a maior figura, com quatro títulos. 
Não foi único em destacada evidência. Na verdade, Tiago Tavares recém-medalha de bronze nos Europeus, conquistou três.
 Os novos campeões nacionais da ARCOR de há 12 anos foram os seguintes: 
- C2 infantis, 500 e 1000 metros: Arménio José e Luís Santos. 
- C2 juniores, 200: Fábio Lopes e Tiago Tavares. 
- C1 infantis, 500 e 1000: Arménio José. 
- C1 juniores, 200 e 500: Tiago Tavares. 
- C2 juniores, 200: Fábio Lopes e Tiago Tavares. 
- K2 Veteranos C, 500 e 1000: Valery Shuftakin e Volodymir Perekhodov. 
- K4 infantis, 1000: Adriano Coelho, António Gonçalves, José Gonçalves e Leandro Melo.
- NOTAA ARCOR foi 7ª. classificada por equipas, com 188 pontos. Venceu o Ponte de Lima (590), seguido do Prado (390) e do Gemeses (369).

Tiago Tavares e Fábio Lopes

8 - ANO 2012,
há 11 anos!
Tiago e Fábio nos
Europeus de Canoagem!

Os canoístas Tiago Tavares (à esquerda) e Fábio Lopes, ambos atletas da ARCOR, integram a equipa nacional de Velocidade Júnior e Sub-23 que, de 11 a 15 de Julho, disputa o Campeonato da Europa. 
Tiago Tavares, há precisamente um ano (a 3 de Julho de 2011), foi medalha de bronze dos Campeonatos da Europa de Juniores, em canoagem, em C1 200 metros, com o tempo de 0,41.685. Tiago Tavares disputará a prova de C1 200 metros. Fábio Lopes a de C4 1000 metros, com Rui Lacerda, João Morais e Mário Vieira - todos do Clube Náutico de Ponte de Lima. 
- NOTA: A prova estava marcada e decorreu no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário