quarta-feira, julho 19, 2023

1 - ANO 2007, há 16 anos: ARCOR reactivou a Secção de Canoagem ! 2 - ANO 2007, há 16 anos: Os jacintos da pateira e a (não)... dragagem! 3 - ANO 2007, há 16 anos: Futsal de Óis da Ribeira no «Inter» de Águeda! 4 - ANO 2002, há 15 anos: Casa desabitada atrás do cemitério e da Igreja ! 5 - ANO 2018, há 5 anos: A 10ª. e inútil Assembleia de Freguesia para eleger a nova Junta! 6 - ANO 2021, há 2 anos: Os voluntários da horta da ARCOR! 7 - ANO 2021, há 2 anos: Canoagem da ARCOR com fim de semana de sonho!

O hangar de canoagem da ARCOR

ÓdR há
16 anos!

1 - ANO 2007,
há 16 anos!
ARCOR reactivou
a Secção de Canoagem !


A 19 de Julho de 2007, já lá vão 16 anos, o d´Óis Por Três noticiava a ressurreição da Secção de Canoagem da ARCOR.
Assim:
«A ARCOR reactivou a Secção de Canoagem, pela mão de antigos atletas do clube, como António Monteiro, Juvenal Carvalho e Pedro Carvalho.
A reactivação foi confirmada pelo presidente da direção, Agostinho Tavares, explicando que «houve vários motivos para que tal acontecesse» desde 2005 - ano em que ele próprio, em Maio, assumiu a liderança da associação e a secção de canoagem parou.
Até agora.
Ressuscitou, após  dois anos de inactividade e o abandono de alguns atletas, estando o clube ribeirense já «inscrito na Federação Portuguesa de Canoagem», confidenciou o presidente.
«O pessoal tem-se mostrado empenhado, há vários miúdos novos com vontade de praticar a modalidade e já nos manifestaram interesse em organizar uma prova de canoagem na pateira», acrescentou o líder da ARCOR, referindo-se a esta nova fase do clube.
Questionado sobre a possibilidade de uma ligação ao Clube de Canoagem de Águeda (CCA) no futuro, Agostinho Tavares referiu que «eles andam lá...», mas não confirmou, de todo, a concretização de um acordo protocolar.
Ao invés, o presidente da direção da ARCOR deu conta de «uma ligação à Câmara Municipal» que vai permitir que a autarquia «disponibilize apoios para a realização de provas e meios para a prática da canoagem no seio do clube».
Entretanto, no momento em que a canoagem volta à ribalta na ribeirinha colectividade aguedense, o presidente Agostinho Tavares não deixou de manifestar a sua «grande mágoa» pelos «estragos causados pelos vândalos no hangar da ARCOR», motivados pelo «arremesso de pedras.».
- NOTA: A reativação acontecera a 1 de Junho desse ano, com o endosso da gestão a antigos dirigentes do Clube de Canoagem de Águeda (CCA), que tinha sido extinto. Entre eles, António Brinco, actual vice-presidente do clube de Óis da Ribeira e responsável ela secção.

2 -  ANO 2007,
há 16 anos!
Os jacintos da pateira
e a (não)... dragagem!


A «Tertúlia Literária» do d´Óis Por Três de 19 de Julho de há 16 anos, dia 19 de Julho de 2007, tinha o nº. 248 e falava, imaginem..., de jacintos.
Assim:
- «Já viste a ceifeira aquática dos jacintos atracada no cais de Óis?», perguntou o Três.
- «Não me digas que veio para ficar, como a draga, da outra vez...», exclamou o d´Ois.».
- NOTA: Hoje e passados os já referidos 16 anos, a questão dos jacintos que infestam a pateira continua muito actual. Infelizmente. É a vida, diria o outro.

3 - ANO 2007,
há 16 anos!
Futsal de Óis da Ribeira
no «Inter» de Águeda !


O futsal de Óis da Ribeira estava activo há 16 anos e a «Pergunta d´Óis» nº. 149 do d´Óis Por  Três era disso que falava.
Assim:
«- A equipa de Óis da Ribeira que participou no Torneio Inter-Freguesias de Futsal, em 2001, venceu (3-0) Castanheira do Vouga e perdeu com Barrô (1-2) e Aguada de Cima (1-8). Por três golos, não passou à fase seguinte. Explicada a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quais foram os resultados do torneio de 2002?».
- NOTA: O futsal de Óis da Ribeira, nos últimos tempos, tem sido avulsamente representado em torneios que organizaram em Travassô. O Inter-Freguesias de Águeda faz tempo (anos) que deixou de se realizar.
A casa foi demolida em Junho de 2020

4 - ANO 2002,
há 15 anos!
Casa desabitada atrás
do cemitério e da Igreja !


O d´Óis Por Três de há 15 anos falava de «outra casa abandonada de Óis da Ribeira».
Assim:
«Esta, fica mesmo no centro da freguesia, mas fora dos olhos de quem passa na rua principal. Fica mesmo atrás da igreja e do cemitério velho, com a curiosidade de também fazer extrema com o cemitério novo, nas traseiras. 
Era do sr. Alípio e da sra. Carmen, que (ele foi marceneiro) eram avós do Eugénio da Asfalterra. Vem a ser, actualmente da filha do casal, Helena, e José Alves, que moram na estrada para Espinhel. Antigamente, devia ser da gente abastada, como se pode apreciar pela apreciação da fachada. Terá muito provavelmente mais de 100 anos.».
- NOTA: A casa viria a ser demolida em Junho de 2020, por acordo entre os proprietários, que a troco de tal e da preparação do terreno para a agricultura, cederam o espaço da ligação directa entre os dois cemitérios de Óis da Ribeira. 
A sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, no centro social desta vila
- que culpa não tem desta embrulhada fabricada e levianamente mantida pela farisaica
politiqueirice local... Aqui decorreram os 10 vergonhosos actos de não eleição da Junta...
A delegação da União de
Freguesias de TravassÓis,
em Travassô


5 - ANO 2018,
há 5 anos!
A 10ª. e inútil Assembleia
de Freguesia para eleger
a nova Junta! 

A «patética» Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira voltou a reunir na noite de ontem para eleger, mas não elegeu ninguém», reportava o d´Óis Por Trêrs de há 5 anos. 
Acrescentava:
Nem o executivo - o(a) secretário(a) e tesoureiro(a) -, da Junta de Freguesia e muito menos a Mesa e presidência da dita Assembleia. 
Nem à 10ª. vez foi de vez!
Nem com 9 listas do totobolar «concur-
so» (do 5x4x0) apresentado pelo cada vez mais isolado presidente da Junta de Freguesia da cada vez maior (des)União de Freguesias que o povo de Óis da Ribeira rejeitou (em assembleia popular) e malfadadamente tem de engolir.
O 10º. acto desta multiplicada e lastimável sem-vergonhice não atou nem desatou! Confirmou a laia dos actores.
Já não há, na verdade, não há palavras para descrever a tão levedada irresponsabilidade, ou leviandade, de quem - de um lado e de outro... -, há 10 meses se propôs servir as duas freguesias e não as serve, castrando sucessivamente (já por 10 vezes...) o funcionamento normal de uma autarquia que está amarrada, paralisada, não existe, está absolutamente ingovernável.
O d´Óis Por Três já várias vezes sugeriu a demissão de todos os eleitos - seria uma questão de honra... - e a realização de novas eleições. Acrescentamos hoje que, se tal acontecesse, nenhum dos actuais eleitos se deveria candidatar. Dizemos nós.
Esta gente, estes eleitos, estes politiqueiros de trazer por casa, não se dão respeito e não têm o respeito que devem ao povo eleitor das duas freguesias. A quem farisaicamente pediu votos.
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro ordenou a realização de tantas assembleias quantas as necessárias para eleger os dois órgãos, mas nem assim. A dizer se pode que já nem os tribunais se respeitam. Uma e outra partes.

9 listas a zero,
por 5 a 4!

O presidente da inexistente Junta de Freguesia de TravassÓis apresentou 9 listas e todas, uma a uma, todas tiveram 5 rotundos não e 4 insuficientes sins!
Para memória futura, damos conta dos elementos que Sérgio Neves apresentou para, com ele, formarem o executivo travassÓisense, por esta ordem:
1 - Sérgio Almeida (PSD) e Marta Morais (Juntos),
2 - Sérgio Almeida (PSD) e José Garcia (Juntos).
3 - Sérgio Almeida (PSD) e Mário Martins (Juntos).
4 - Sérgio Almeida e Ilda Pinheiro (ambos do PSD).
5 - Manuel Almeida (Capitão, do PSD) e Mário Martins (Juntos).
6 - Ilda Pinheiro (PSD) e Marta Morais (Juntos).
7 - Ilda Pinheiro (PSD) e José Garcia (Juntos).
8 - Ilda Pinheiro (PSD) e Mário Martins (Juntos).
9 - Ilda Pinheiro (PSD) e António Horácio Tavares (Juntos).
A esta onda de inconsequentes propostas do cada vez mais  limitado presidente Sérgio Neves apenas «escapou» Júlia Melo (PS), que não foi listada para nenhuma delas.
O que se vai seguir?
Provavelmente, continuar o «julgamento» que a Juíza interrompeu no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro para dar, aos vários actores da politiqueirada travassÓisense, a oportunidade de serem gente pública a sério!
A ver vamos!
- NOTA: A Junta de Freguesia não chegou a ser eleita, o que resultou nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019, ganhas pelo PSD e com maioria absoluta, elegendo o presidente Sérgio Neves. Na AFTOR, teve 6 mandatos, contra 2 do Juntos e um do CDS.

Os voluntários da horta da ARCOR: António Costa, Isaura Soares, Maria
Dulce Viegas, Maria Fernanda Reis e Idílio Reis

A horta da ARCOR

6 - ANO 2021,
há 2 anos!
Os voluntários da
horta da ARCOR !


A última segunda-feira, dia 19 de Julho de 2021, está na história da ARCOR: o do início da sua «batalha da produção», no sentido literal (ainda que alegórico), aproveitando o terreno anexo e nele iniciando a plantação de uma horta.
A iniciativa da direção do dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca) foi bem recebida e teve colaboração activa de um grupo de voluntários, os primeiros, os do exemplo, os da foto: António Costa, Isaura Soares, Maria Dulce Viegas, Maria Fernanda Reis e Idílio Ferreira dos Reis.
«Segunda-feira foi o dia de começar a plantar a horta da ARCOR. Um agradecimento especial aos amigos da ARCOR», que tornaram possível que isto acontecesse», nota a associação, na sua página oficial de facebook, como se pode ler AQUI.
- NOTA: O grupo de voluntários da horta  da ARCOR continua activo, ainda que com formações e prestações individuais diferentes.
Beatriz Oliveira

Gabriela Resende

7 - ANO 2021,
há 2 anos!
Canoagem da ARCOR
com fim de semana de sonho!

«Um fim de semana de sonho» foi como, há 2 anos, a ARCOR Canoagem classificou os dias 17 e 18 de Julho de 2021 e os resultados dos seus atletas no Campeonato Nacional de Regatas em Linha (Velocidade).
A equipa foi vencedora colectiva em veteranos (636 pontos) e 7ª. classificada da geral (640), para além de 8 títulos de campeões nacionais - como ontem já o d´Óis Por Três deu noticia. Em acréscimo, as atletas Beatriz Oliveira e Gabriela Resende foram chamadas à seleção nacional de juniores.

Hugo Costa revalidou o
título de campeão nacional
de KL2 absolutos
As convocações das duas canoístas são «fruto do excelente trabalho que têm vindo a realizar e dos resultados alcançados», considerava a ARCOR Canoagem, em declarações ao d´Óis Por Três. O que é excelente!

Pedro e André campeões
4 vezes consecutivas !

As provas realizaram-se no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho e com participação de mais de 800 atletas, em representação de 48 clubes.
As classificações dos atletas arcorianos foram as seguintes:
- K1 juniores, 200 metros: 32º.-Leonardo Moreto; 39º.- Leonardo Melo. Mário Ferreira: 8º. da Final B.
- K1 seniores, 200 metros: 31º.-João Pedro Framegas.
- K1 juniores, 200 metros: 1ª.-Beatriz Oliveira, campeã nacional. Final B: 9ª.-Mariana Oliveira.
- C1 juniores femininos, 200 metros, Final A: 2ª:-Gabriela Resende, vice-campeã nacional.
- K2 juniores femininos, 500 metros, Final A: 2ªs.- Beatriz Oliveira/Mariana Oliveira, vice-campeãs nacionais.
- K2 Veteranas A, 500 metros: 1ªs.-Sandra Almeida/Ana Almeida, campeãs nacionais.
- K1 juniores
, 500 metros, Final A: 9ª.- Beatriz Oliveira. - Final B: 3ª.-Mariana Oliveira.
- K1 juniores, 500 metros, Final B: 7º.-José Miguel Brinco. - Semifinal: 8º.-Manuel José Brinco; 9º.-Mário Ferreira.
- C1 juniores, 500 metros, Final A: 7º.-David Soares. - Semi-final: 6º.-Fernando Guimarães.
- K1 Veteranas A, 500 metros, Final A: 3ª.-Sandra Almeida; 5ª.-Ana Almeida.
André Santos e Pedro Carvalho
sagraram-se campeões nacionais
de K2, 200 metros, em veteranos,
pela 4ª. vez consecutiva. E de
K4 veteranos A
- K4 Veteranos A, 500 metros: 1ºs.-António Brinco/Pedro Carvalho/André Santos/Sérgio Varela, campeões nacionais.
- K4 Veteranos B, 500 metros: António Monteiro/Paulo Gomes/António Costa/João Ferreira, campeões nacionais.
- K4 Veteranas A, 500 metros: 1ªs.-Sandra Almeida/Eliana Soares/Lúcia Moreto/Ana Almeida, campeãs nacionais.
- C1 juniores, 1000 metros, Final A: 5º.-David Soares. - Semi-final: 7º.-Fernando Guimarães.
- C1 seniores, 1000 metros, Final B: 3º.-Fábio Lopes.
- K2 juniores, 1000 metros, Final A: 4ºs.-José Miguel Brinco/
Manuel José Brinco.
- K1 juniores, 1000 metros, Final B: 1º.- Manuel José Brinco; 3º.- José Miguel Brinco; 28º.-Leonardo Melo.
- K1 Veteranos A, 1000 metros, Final A: 3º.-Pedro Carvalho; 6º.-André Santos.
- K1 Veteranos B, 1000 metros, Final A: 8º.-João Ferreira; 9º.- Paulo Gomes.
- K2 Veteranos A, 1000 metros, Final A: Pedro Carvalho/André Santos, campeões nacionais pela quarta vez consecutiva.
- K2 Veteranos B, 1000 metros, Final A: 7º.s-Paulo Gomes/João Ferreira.
- KL2 Absolutos, 200 metros: 1º.-Hugo Miguel Costa, campeão nacional; 3º.- José Barbosa Rodrigues, medalha de bronze.

ARCOR é a 7ª. melhor
equipa de canoagem !

A ARCOR Canoagem venceu colectivamente na classe de veteranos e foi 7ª. classificada da geral por equipas juniores e seniores.
O Ponte de Lima foi a vencedora, com 1840 pontos, seguida do Prado (1380), do Marecos (1300), do Gemeses (1256), do Amora (876) e do Crestuma (836).
O 7º. lugar da ARCOR Canoagem, com 640 pontos, resultou dos resultados nas distâncias de 1000 metros (236), 500 metros (240) e 200 metros (164). Foi a melhor equipa de Aveiro,
- NOTA: O Saavedra Guedes foi 11º. classificado (368 pontos), depois o Sporting de Aveiro em 14º. (272), o Canoagem de Ovar em 21º. (196), o  Canoagem de Cacia em 28º. (128) e o Naútico da Torreira e, 28º. (80). Os últimos classificados, com 8 pontos, foram o Amorense e o Mil Fontes (38º. e 39º. lugares).

Sem comentários:

Enviar um comentário