segunda-feira, agosto 28, 2023

1 - ANO 2001, há 22 anos: O aterro da ponte e a nova... ponte! 2 - ANO 1970, há 53 anos: A Capelinha em forma de moliceiro na ladeira da pateira! 3 - ANO 1981, há 42 anos: Jardim de infância e pré-primária da ARCOR! 4 - ANO 1999, há 24 anos: António Monteiro no Mundial de Maratonas de Canoagem! 5 - ANO 2021, há 2 anos! Os cartazes eleitorais da Autárquicas de 2021!

A limpeza da pateira há 22 anos, vista do lado de Óis da Ribeira
O aterro da ponte, há 22 anos, onde agora fica 
a chamada ponte nova de Óis da Ribeira



1 - ANO 2001,
há 22 anos!
O aterro da ponte
e a nova... ponte!


O Instituto Nacional da Água (INAG) deu luz verde, há precisamente 21 anos, para obras no aterro da ponte de Óis da Ribeira.
Os trabalhos a realizar deviam-se aos danos causados pelas cheias, que causaram milhares de contos de prejuízos aos lavradores, quer nos campos de Cabanões, quer principalmente nos de Óis da Ribeira - o que levou a vigorosa intervenção da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires junto da Câmara Municipal de Águeda.
O objectivo era controlar as cheias.
Hoje, como se sabe, tudo foi substituído pela nova ponte, inaugurada a 14 de Outubro de 2017, depois de meses e meses de obras paradas.
O desassoreamento da pateira foi outro caso de há 20 anos, já que a CPU, uma empresa de Lisboa, deu como concluído o estudo para os trabalhos de desassoreamento da pateira - que, em futuro próximo, ia ser apresentado às Juntas de Freguesia ribeirinhas - as de Óis da Ribeira, Fermentelos e Espinhel.
- NOTA: Quando ao desassoreamento da pateira, foi feito e com os detritos totalmente despejado nos campos de Óis da Ribeira. A imagem de cima relembra a tubaria que meses atrás de meses esteve instaladada nas águas da lagoa, para o espectivo desassoreamento.

O monumento religioso na pateira de Óis da Ribeira

A placa no interior da capelinha

2 - ANO 1970,
há 53 anos!
A Capelinha em forma 
de moliceiro na ladeira !
da pateira!


A capelinha em forma de barco moliceiro localizado na curva da descida para a pateira, em Óis da Ribeira, foi instalada há 53 anos, a 28 (ou 22?) de Agosto de 1970.

A placa que reproduzimos ao lado indica essa data, mas não a conseguimos ler com suficiente clareza para que possamos reproduzi-la com rigor. O pouco que conseguimos saber, ouvindo pessoas mais velhas de Óis da Ribeira, que apenas nos souberam dizer que foi mandada construir por Ana Tavares Estima Resende, a D. Aninhas, que foi esposa de José dos Santos Ala de Resende, cumprindo uma promessa religiosa.
- NOTA: Alguém nos poderá dar mais informações sobre esta capelinha? Poderão fazê-lo pelo email doisportrês2@gmail.com. Obrigadas



3 - ANO 1981,
há 42 anos !
Jardim de infância e
pré-primária da ARCOR!

Direção Geral do Ensino Básico ( DGEB), há 42 anos, não aprovou a candidatura da ARCOR para a criação de um jardim de infância e, para mais tarde, o ensino pré-primário. 
O que seria uma novidade em Óis da Ribeira.
A associação óisdaribeirense disponibilizara o seu edifício da Rua Adolfo Pires dos Reis (onde mais tarde funcionou a sede da Tuna Musical, até 2017 e desde então abandonada), mas a DGEB considerou-as sem as condições necessárias para o efeito.
A direção era presidida por Celestino Viegas e foi depois proposta a sala desocupada da escola primária, a  mais antiga e que a Câmara Municipal de Águeda se dispôs a requalificar e equipar - o que não aconteeu.. Também não foi aprovada. 
- NOTA: Curiosamente, em 2000 (?) e já na presidência de Fernando Reis, viria a ser aprovada para o jardim de infância. E em 2001, na de Celestino Viegas, aprovada a cave da sede para o ATL. Onde ahora é a sede da Tuna/AFOR. 



4 - ANO 1999,
há 24 anos!
António Monteiro
no Mundial de Maratonas
de Canoagem!

O atleta António Monteiro, então a defender a camisola da ARCOR, participou no campeonato do mundo de maratonas canoagem, disputado em Milão, na Itália.
A prova era decisiva para o apuramento de portugueses para os Jogos Olímpicos de Sidney 2000, na Austrália, e Monteiro fez equipa com Diogo Fazenda em K2, 200 metros, ficando a dois centésimos de segundo do apuramento, com o tempo de 33s.05. 
Individualmente, também disputou a prova de K1, na distância de 500 metros, fazendo o tempo de 1m.42s.03.
- NOTA: Amtónio Monteiro, depois de passar por vários clubes como atleta e treinador, é agora master (veterano) da ARCOR Canoagem

Sem comentários:

Enviar um comentário