domingo, setembro 03, 2023

1 - ANO 1910, há 113 anos: O último casamento d´Óis do tempo da Monarquia! 2 - ANO 1882, há 141 anos: A morte da avó de Jacinto Bernardo Henriques! 3 - Ano de 1990, há 33 anos: Emigrante José Alexandre morreu no Recife do Brasil! 4 - ANO 1999, há 24 anos: ARCOR preparava centro cívico, polidesportivo e hangar de canoagem! 5 - ANO 2017, há 6 anos: Cartaz do Bloco de Esquerda apareceu caída na valeta! 6 - ANO 2017, há 6 anos: Cartaz eleitoral do PS de TravassÓis! 7 - ANO 2022, há um ano: Gabriela Resende na Final A do Mundial de Canoagem!

O registo do casamento de
Alberto e Auta, o último da
Monarquia Portuguesa
Glória e Auta, pais
de Alberto Marques


1 - ANO 1910,
há 113 anos!
O último casamento d´Óis
do tempo da Monarquia !


O último casamento óisdaribeirense celebrado em tempo da Monarquia Portuguesa foi o de Alberto Marques e Auta Pires Soares, a 3 de Setembro de 1910. Há precisamente 113 anos!
Alberto Marques, de 27 anos e nascido no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, onde a família estava emigrada, era filho de Manuel Marques Maurício, de Cabanões, e de Maria da Glória (na foto ao lado).
Auta Pires Soares, de 20 anos e agricultora, era filha de Maria Rosa Soares e de Joaquim António Pires Soares, que foi presidente da Junta de Freguesia entre 1919 e 1923, ambos de Óis da Ribeira.
A cerimónia nupcial decorreu na Igreja Paroquial de Santo Adrião, foi presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva e apadrinhada por Ricardo Pires Soares e Manuel Filipe Soares, ambos proprietários e naturais e residentes em Óis da Ribeira.
- NOTA: O casal teve vários filhos, entre eles Manuel (falecido no Brasil), Zulmira e Auta, já todos falecidos. A família tem capela mortuária no Cemitério Velho de Óis da Ribeira, a primeira do lado esquerdo, imediatamente à entrada do portão do adro.
Registo de óbito de
Joaquina, avó de JBH


2 - ANO 1882,
há 141 anos !
A morte da avó de Jacinto
Bernardo Henriques!

A óisdaribeirense Joaquina Rosa Almeida, avó materna do (futuro) benemérito Jacinto Bernardo Henriques, faleceu a 3 de Setembro de 1882, há precisamente 141 anos!
Filha de José Maria de Almeida e de Josefa Maria de Almeida, ambos lavradores de Óis da Ribeira, tinha apenas 40 anos e era casada com Jacinto Bernardino Henriques (homónimo do neto), que foi carpinteiro.
A filha de Joaquina Rosa Almeida, de nome Ana Rosa de Almeida e solteira, viria a ser mãe do benemérito de Óis da Ribeira, distinguido com a atribuição do seu nome ao actual Largo do Centro Social (antigo Largo do Cruzeiro), actualmente o nome da rua que deste vai até à ponte. 
- NOTA: Jacinto Bernardo Henriques apoiou a construção da chamada Fonte do Cruzeiro - a que agora está no largo desta rua, inicialmente instalada no
 largo do Cruzeiro (o do Centro Social).
Joaquim António
Pires Soares



3 - Ano de 1990,
há 33 anos !
Emigrante José Alexandre
morreu no Recife do Brasil!


óisdaribeirense José Alexandre Pires Soares faleceu a 3 de Setembro de 1990, aos 84 anos e na cidade do Recife, no Estado de Pernambuco, no Brasil.
Nascido a 16 de Abril de 1906, era filho do carteiro Alexandre Pires Soares e da costureira Rosa Tavares da Silva, neto paterno de Joaquim António Pires Soares (na foto ao lado) e de Maria Rosa Soares, neto materno de António Tavares da Silva, todos de Óis da Ribeira, e de Maria Tavares, de Travassô.
José Alexandre casou civilmente a 2 de Outubro de 1929, com Hilda da Fonseca Soares, na cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, para onde tinha emigrado.
- NOTA: Nada mais sabemos dele e/ou da sua família brasileira.
ARCOR 1999


4 - ANO 1999,
há 24 anos !
ARCOR preparava centro
cívico, polidesportivo e
hangar de canoagem!

A assembleia geral da ARCOR, reunida a 3 de Setembro de 1999, há 24 anos, e aprovou as contas de 1998, o que, sucessivamente, vinha a ser adiado de polémicas sessões 26 de Março e 2 de Julho do mesmo ano.
Contas aprovadas por unanimidade.
A direção era presidida por Fernando Reis e a ARCOR, por esse tempo, tinha em mãos os projectos do então chamado centro cívico (o actual centro social), do hangar de canoagem e dos balneários do polidesportivo.
- NOTA: A associação, para além disso e vale apena recordar, tinha em funcionamento as valências de creche, jardim de infância e ATL, para além das secções de canoagem e teatro.
O cartaz do Bloco de Esquerda, afixado na placa colocada à direita, apareceu na
valeta da rua Benjamim Soares de Freitas

5 - ANO 2017,
há 6 anos!
Cartaz do Bloco de
Esquerda apareceu
caída na valeta!

O cartaz do Bloco de Esquerda apareceu caído na valeta da Rua Benjamim Soares de Freitas, em Óis da Ribeira.
O acto de vandalismo (ou obra da natureza, quem saberá?..., dos ventos?..., de uma deficiente aplicação de material?...) foi praticado, aparentemente, na noite de sexta-feira para sábado - dia 2 de Setembro de 2017. Pelo menos e segundo disseram ao d´Óis Por Três, só na manhã de ontem foi detectado.
Óis da Ribeira é terra pacífica e civilizada, não constando que alguma vez se tenha praticado qualquer acto de vandalismo con-
tra qualquer tipo de propaganda político-partidária. Nem sequer nos mais inquietos tempos do PREC.
- NOTA: O d´Óis Por Três, na altura, fez registo do caso, lamentando-o e obviamente condenando-o (se for resultado de vandalismo...), mas apenas para que fique em memória futura.
O cartaz do PS das Autárquicas 2017 em TravassÓis já está nas redes sociais: Júlia
Pinheiro de Melo (1ª.) e Alexandre Resende Pires (2º.), os dois primeiros da lista


6 - ANO 2017,
há 6 anos!
Cartaz eleitoral do
PS de TravassÓis !

O cartaz da candidatura do PS à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira já está nas redes sociais, achando-se titulado «Pela União e Cooperação».
Mostra os rostos dos dois primeiros candidatos da lista: a algo circunspecta Júlia Pinheiro de Melo (a líder, que é de Travassô) e o debutante e sorridente Alexandre Resende Pires (que é de Óis da Ribeira).
Não deixa de ser curioso, e bem pensado em termos eleitorais, que Alexandre Pires tenha acrescentado o apelido Resende ao seu nome político. O Reis ficou de fora. Era só Pires, como desportista, mas o apelido Resende tem peso na comunidade ribeirinha. É, alias, familiar próximo (pela via materna) de Gil Nadais Resende da Fonseca, o actual presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Pinheiro, o apelido que Júlia Melo juntou à sua identidade política, é nome muito afim em Travassô e Óis da Ribeira, com traços consanguíneos comuns desde, pelo menos, o século XIX.
Se isto é estratégia, não foi mal pensado, não senhor. Não foi... Mas isso, por si só, não dá votos, evidentemente.
- NOTA: O cartaz ainda não tinha sido visto em Óis da Ribeira (pelo menos até ao fim da tarde de hoje) mas o d´Óis Por Três antecipou-o ao povo eleitor de TravassÓis, para que dele se vá familiarizando e como, de resto, fizemos com outras candidaturas.

Gabriela Resende, da ARCOR Canoagem, e Ana Pereira, do Ponte de Lima, hoje
ma semi-final do Campeonato do Mundo de Juniores em C2, 500 metros 

Gabriela Resende

Ana Pereira


7 - ANO 2022,
há um ano!
Gabriela Resende na Final 
A do Mundial de Canoagem !

A atleta Gabriela Resende, da ARCOR Canoagem, apurou-se hoje para a Final A de C2, em 500 metros, juniores femininos, do Campeonato do Mundo de Canoahgem que se está a disputar-se no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.
Fazendo dupla com Ana Beatriz Barreiros Pereira, do Náutico de Ponte de Lima, pagaiaram a primeira eliminatória às 11,30 horas de hoje e ficaram em sexto lugar, apurando-se para a semi-final, disputada às 16,40, ficando em terceiro lugar, no final de uma prova espectacular.
A final de 500 metros está marcada para amanhã, às 11,31 horas.
Ainda hoje, a dupla Gabriela Resende/Ana Pereira irá disputar a eliminatória dos 200 metros. Em caso do ambicionado apuramento, a semi-final será disputada às 
16,45 de amanhã, sábado. Se galgarem esta etapa, a final será no domingo, às 10,03 horas.
Parabéns e... muita força!
- NOTA: Infelizemnte e por doença de Ana Pereira, não puderam disputar a almejada Final A deste Mundial de Canoagem!

1 comentário: