domingo, setembro 17, 2023

1 - ANO 2012, há 11 anos: Políticos de Óis preferiram Travassô a Espinhel! 2 - ANO 1985, há 38 anos: A filiação da ARCOR no INATEL! 3 - ANO 1999, há 24 anos: Comendador Almeida Roque deu 25 000 euros à ARCOR! 4 - ANO 2009, há 14 anos: Os candidatos do PS em Óis da Ribeira! 5 - ANO 2006, há 17 anos: Os 22 Crismados de Santo Adrião de Óis da Ribeira! 6 - ANO 2011, há 12 anos: Medalhas internacionais de prata e ouro para Volodymir Perekhodov da ARCOR! 7 - ANO 2012, há 11 anos: Assembleia de Freguesia aprovou cedência da sede à Tuna Musical! 8 - ANO 2019, há 4 anos: Carla Tavares sobre Águeda, a GNR, o Tribunal, a pateira e o Cértima! 9 - ANO 2020, há 3 anos: O alargamento e passeio da Rua Benjamim Soares de Freitas! 10 - ANO 2021, há 2 anos: A Mesa de Voto das Autárquicas em Óis da Ribeira!

A assembleia popular de 28 de Julho de 2012, em Óis da Ribeira, manifestou-se
contra a união de freguesias. A de 17 de Setembro, a favor da união com Travassô
A última Junta de Freguesia: Rui Fernandes (tesoureiro),
ernando Pires (presidente) e o secretário Manuel Almeida
(Capitão), com Manuel Soares, o último presidente da 
AFOR, e o brasão da vila de Óis da Ribeira

ÓdR há
11 anos!


1 - ANO 2012,
há 11 anos!
Políticos de Óis preferiram Travassô a Espinhel!

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 17 de Setembro de 2012, há 12 anos, manifestou-se a favor a agregação a Travassô, mas dando prioridade à autonomia da autarquia.
Os trabalhos foram liderados por Manuel Soares dos Reis e Santos, o então presidente da AFOR, e decorreram ma sede da Junta de Freguesia (agora a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira) e os eleitos da AFOR foram unânimes no desejo de «a freguesia ficar como está» - no seguimento, de resto, da posição claramente demonstrada na assembleia popular que se realizara a 28 de Julho (foto acima).
As razões avocadas tinham a ver com a maior afinidade social (e até territorial), para além da existência de serviços públicos em Travassô - que não existem em Espinhel. Ois da Ribeira, recordemos, já há mais de 50 anos que está religiosamente ligada a Travassô.
Votaram a favor da união de freguesias com Travassô, para que a história registe os seus nomes, os quatro eleitos do PSD na AFOR: Manuel Soares, Germano Venade, Pedro Soares e Paulo Gomes. E um do PS, Luís Neves. Faltou Carla Tavares, líder da lista do PS, e absteve-se o também socialista Carlos Pereira.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira viria a ser a última e era formada pelo presidente Fernando Pires, o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão).
- NOTA: A agregação com Travassô deu no que deu: na contemprânea (des)União de Freguesias da TravassÓis. E agora não vale a pena chorar ou apontar dedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário