quinta-feira, outubro 05, 2023

1 - ANO 1980, há 43 anos: As legislativas em Óis da Ribeira! 2 - ANO 1911, há 112 anos: O primeiro aniversário da implantação da República! 3 - ANO 2002, há 21 anos: Obras no logradouro do hangar de canoagem! 4 - ANO 2013, há 10 anos: Gavetões para ossos e cinzas no cemitério! 5 - ANO 2014, há 9 anos: O filho de emigrante que faleceu em Óis da Ribeira! 6 - ANO 2017, há 6 anos: O que vale a CDU em TravassÓis!


A sede da Junta, agora
sede da Tuna/AFOR

1 - ANO 1980,
há 43 anos!
As legislativas
em Óis da Ribeira!

As eleições legislativas portuguesas de 1980 realizaram-se no dia 5 de Outubro.
Há 43 anos e com uma mesa de voto na antiga sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, agora (e ainda) sede da Tuna / AFOR.
A Aliança Democrática (AD), formada por PSD, CDS e PPM, venceu pela segunda vez seguida, com 47,6% dos votos e 134 deputados, reconduzindo Sá Carneiro, como Primeiro-Ministro. O PS liderou a aliança Frente Republicana e Socialista (FRS), repetiu os resultados de 1979 e ficou-se pelos mesmos 74 deputados e 27,8% dos votos. A Aliança Povo Unido (APU, a actual CDU) perdeu 6 deputados, o número de deputados ganhos pela AD.
A mesa de voto registou a seguinte votação:
- Aliança Democrática (AD, do PSD+CDS+PPM): 279 votos.
- Frente Republicana Socialista (liderada pelo PS): 122.
- Aliança Povo Unido (APU), actual CDU: 7.
- Partido dos Trabalhadores (PT): 6.
- Partido Operário de Unidade Socialista (POUS)/Partido dos Trabalhadores (PT): 3.
- Partido Socialista Revolucionário (PSR): 3
- Movimento Independente para a Reconstrução Nacional (MIRN)/Partido Democrata Cristão (PDC)/Frente Nacional (FN): 2.
- Unidade Democrática Popular (UDP): 1.
- NOTA: A mesa de voto de Óis da Ribeira foi presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e os escrutinadores Vital Santos, Diamantino Correia e Hercílio de Almeida.

Cartaz oficial do 1º. aniversário
da implantação a República
Diamantino Silva

2 - ANO 1911,
há 112 anos!
O primeiro aniversário
da implantação da República!

O primeiro aniversário da implantação da República foi efusivamente festejado em Óis da Ribeira - terra republicana na excelência política de há 112 anos.
A 5 de Outubro de 1911.
O programa começou com uma salva de foguetes, às 5,15 horas da manhã, e continuou com o hastear da bandeira Nacional (8,30) e distribuição de bodo aos mais necessitados da freguesia. E mais foguetes e repicar dos sinos.
A comissão organizadora e a Tuna local fizeram festiva arruada pela vila óisdaribeirense, com vivas à Pátria e à República e ao som de «A Portuguesa», do «Maria da Fonte» e da «Marselhesa». 
O largo principal estava lindamente engalanado e com fotografias dos homens que mais se destacaram na revolução e propaganda democrática - segundo os valores sesse tempo.
A sessão solene decorreu no Centro Republicano de Óis da Ribeira, numa casa que ficava no local onde agora se situa o centro social da ARCOR e a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, aberta por Diamantino Francisco da Silva e encerrada por Silvério Marcos dos Reis, que era o presidente do CR.
- NOTA: Silvério M. Reis logo depois regressou a Pelotas (Brasil), sendo, onde estava emigrado, sido substituído precisamente por Diamantino Francisco da Silva.
A equipa da Marvoense
Hangar da ARCOR

3 - ANO 2002,
há 21 anos !
Obras no logradouro do hangar de canoagem!

A ARCOR iniciou, a 5 de Outubro de 2002, feriado nacional de há 21 anos e um sábado, as obras de requalificação da zona envolvente do hangar de canoagem.
Os trabalhos foram efectuados por uma equipa de voluntários da empresa Construções Marvoense, a mesma do centro social arcoriano, e envolveram as rampas de acesso aos balneários e o espaço de armazenamento de embarcações, escadaria e portarias do lado norte.
- NOTA: A direção era presidida por Celestino Viegas e a equipa, segundo o site oficial da ARCOR desse tempo, era liderada pelo encarregado Alexandre (o segundo, a contar da esquerda, na imagem)
, com o ucraniano Vladimir (à sua direita, o primeiro da esquerda),o angolano Domingos e os portugueses Abel, Vítor e Hélder.
Os gavetões do Cemitério Novo


4 - ANO 2013,
há 10 anos!
Gavetões para ossos
e cinzas no cemitério!

A então futura ex-Junta de Freguesia de Óis da Ribeira mandou construir 12 gavetões no cemitério novo, para se guardarem ossos e cinzas. 
Eram para vender a 450 euros cada um, mas quem os comprasse já vai ter de os pagar a União de Freguesias de TravassÓis.
Isto, se for dito por outras palavras, andou a futura ex-Junta a preparar a mexa para terceiros. Ou, como também se dizia antigamente, a preparar o forno para os outros porem a pá e cozerem e comerem o pão.
O preço ainda foi fixado e aprovado pela futura ex-Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, da qual só um passará para a Assembleia de TravassÓis: o florista Venade. Ele e um ex-executivo: o Capitão Manuel.
- NOTA: Tanto quanto julgamos saber, a Junta de Freguesia ainda não vendeu nenhum destes gavetões. E já lá vão 10 anos!
O dr. Rúbens Reis, o primeiro à esquerda, e a famíla (ver o texto) 
Rúbens em criança e com os pais

5 - ANO 2014,
há 9 anos!
O filho de emigrante que
faleceu em Óis da Ribeira! 

A morte de Rúbens Pires dos Reis, súbita e na tarde de 6ª.-feira, e de que ontem AQUI fizemos referência, suscitou ao d´Óis Por Três a curiosidade em saber mais da família, que sabemos estar intimamente ligada ao Clã dos Reis, talvez o maior da freguesia.
Hoje, em conversa de almoço, ficámos a saber que o advogado viajava com uma filha e um neto e que já esteve outras vezes em Óis e que esta era por ele dita como a última, até pela sua idade. Ficámos a saber que a filha que o acompanhava se chama Ângela Reis e foi da página de facebook dela que soubemos mais pormenores. É de lá esta foto, com mais de 80 anos. A criança é o falecido de agora, com os pais. O pai chamava-se José Maria e era de Óis da Ribeira.
A foto de cima, da mesma página e recente, mostra Rúbens Reis e a filha (à esquerda). O neto Igor é o terceiro a contar da direita (de barba).
- NOTA: Tios do dr. Rúbens Reis, 11 irmãos do pai, foram Manuel Maria (Regedor), Maria Agusta Joaquim, Ana, Leonor, Sebastião, João, Maria Rosa, Augusto, Fernando (Peralta) e Maria Celeste, todos filhos de José Constantino dos Reis e de Marai Rosa Soares da Maia. - Ver AQUI
A propaganda da CDU (destacada pelas setas) no Largo do Centro Social
A lista da CDU em 2016


6 - ANO 2017,
há 6 anos!
O que vale a CDU
em TravassÓis!

A
 CDU teve uma votação residual em Óis da Ribeira nas sleições autárquicas de 2017: 12 votos para a lista liderada pelo comerciante Aníbal Marques Saraiva.
A coligação apresentou-o como eleito duas vezes para a Assembleia de Freguesia, quando o foi mas, na verdade, apenas uma.
Saraiva concorreu em 2001, pelo PS, e foi eleito. Voltou a concorrer em 2005, pelo Bloco de Esquerda, e não foi eleito. Agora, foi apresentado pela CDU como «activista desde os 10 anos de idade», o que é obra. Tendo ele 61 anos, nasceu em 1956. Seria activista em 1966? E do quê? E onde?
A CDU de Águeda deveria ser mais rigorosa, para fazer jus ao seu slogan eleitoral: «Trabalho. Honestidade. Competência».
A candidatura teve 27 votos em TravassÓis e, destes, 12 em Óis da Ribeira. Considerando que a lista tinha precisamente 12 candidatos, quer isto dizer que nela só votaram os ditos cujos? Os outros foram de Travassô? Ninguém sabe(rá), mas o resultado eleitoral mostra, com a clareza dos números, o que vale(m) o(s) candidatos.
- NOTA: A CDU tinha, até então, concorrido em Óis da Ribeira por outras 2 vezes:
- 1986, então a APU: Lista liderada por Vital de Oliveira Almeida Santos (contra a do PS, de Armando Tavares dos Reis e do pai Isauro Santos; o PSD de Manuel Soares -a vencedora - e o CDS de Arménio Pinheiro da Silva) e com João Paulo Pires, José Laudelino Pires de Almeida e Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco). Quatro candidatos e... 7 votos.
- 1990: Liderada por António Simões Pereira, com José Cândido Gomes Lopes, José Eduardo Festas Simões, Joaquim José Ferreira e José Laudelino Pires de Almeida. Teve... 3 votos!

Sem comentários:

Enviar um comentário