domingo, novembro 12, 2023

1 - ANO 2003, há 20 anos: A compra da terreno do padre José Bernardino! 2 - ANO 1858, há 165 anos: A Junta de Paróquia de Óis da Ribeira! 3 - ANO 1976, há 47 anos ! As primeiras eleições locais democráticas, após o 25 de Abril! 4 - ANO 1999, há 24 anos: A morte de Carlos Alberto em acidente de viação! 5 - ANO 2016, há 7 anos: Tiago Tavares, campeão mudial, mais uma vez premiado! 6 - ANO 2019, há 4 anos: CDS+INDEP.: Uma União de Freguesias mais próxima dos cidadãos! Oposições em minoria na Assembleia de Freguesia!


A casa que foi do padre José Bernardino e comprada pela ARCOR. Onde agora fica o parque de estacionamento da associação e incluindo o quintal. A imagem é de 27 de Fevereiro da 2000, o dia do lançamento da 1ª. pedra do centro social

Notícia no «Jornal da ARCOR»
Entrada do terreno, já com a casa demolida.
À direita, vê-se o salão da ARCOR


1 - ANO 2003,
há 20 anos!
A compra da terreno do padre José Bernardino!
 assembleia geral da ARCOR, reunida a 12 e Dezembro de 2003, hoje se fazem 20 anos e em sessão extraordinária, aprovou a proposta da direção presidida por Celestino Viegas para a compra do tereno da casa e quintal que tinham sido do padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva.
Localizado mesmo ao lado poente do centro social então em construção, e com uma área total de 6 135 metros quadrados, eram propriedade do casal Cândida Tavares Ferreira (herdeira do sacerdote) e José Bernardino Estima Reis (Zeca), que viria, em 2021, a ser presidente da ARCOR (falecido a 29 de Dezembro desse ano, de doença e no Porto). E que já anteriormente se dispusera a ceder uma parte do terreno, onde agora é a entrada do centro social e devido às dificuldades da associação ter a área de parqueamento exigida por lei. 
A operação, como de pode ler na imagem do «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2003 (acima reproduzida), foi aprovada por unanimidade e suportada com um financiamento bancário avalizado por 18 sócios.
Outros, á sucapa, abandonaram a assembleia geral da associação, furtando-se a assumir o compromisso associativo.
- NOTA: A direção da ARCOR de então apelou a apoios financeiros e, ainda segundo o mesmo «JdA», o primeiro exemplo veio de fora de Óis da Ribeira: um não óisdaribeirense, anónimo, deu 500 contos. Belo exemplo!!! Seria agora, e segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como 3. 250 euros!
Cópia da revista da Junta de Freguesia de 2019


2 - ANO 1858,
há 165 anos!
A Junta de Paróquia 
da vila de Óis da 
Ribeira !

A Junta de Paróquia (de Freguesia) de Óis da Ribeira presidida pelo padre Manuel Pires Soares tomou posse a 12 de Novembro de 1858.
Há 165 anos!
O registo foi feito na revista da Junta de Freguesia editada por
Assinatura do padre Manuel Pires Soares, 
presidente da Junta de Paróquia de Óis
da Ribeira - há 1675 anos!
ocasião da inauguração da sede, agora sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, a 24 de Janeiro de 2009, já lá vão 14 anos.
A 15 de Outubro desse ano de 1858, e ainda segundo a mesma publicação, o Governador Civil de Aveiro deu um prazo de 8 dias para «o prior da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» lhe enviasse «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento»
Aparentemente, tal não seria feito até essa altura e a mesma revista que não eram conhecidos registos anteriores, «podendo existir». Não se cumpria o Código Administrativo, o que levou à intervenção do Governador Civil de Aveiro.
O executivo, para além do padre Manuel Pires Soares, incluía o secretário Anacleto Pires Soares (também sacerdote), o tesoureiro José Pires Soares (também Juiz da Igreja) e os vogais José Maria de Almeida e José Alves Ferreira de Carvalho. 
- NOTA: A família Pires Soares estava em força neste tempo da história óisdaribeirense, pois Jacinto Pires Soares era o regedor. Quatro Pires Soares em 6 membros das forças vivas locais.  
.
As listas do PS e do CDS. 
Imagem DAQUI


3 - ANO 1976,
há 47 anos !
As primeiras eleições
locais democráticas, após
o 25 de Abril!

As primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril realizaram-se a 12 de Dezembro de 1976, mas um mês antes, a 12 de Novembro, já se conheciam as duas listas de candidatos para a Assembleia e Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Ganhou a do PS, com 212 votos. Teve 145, a do CDS/PP. O PSD e o PCP não concorreram.
Algumas curiosidades:
1 - O presidente da JF eleito, Isauro Santos (PS), era o presidente da comissão administrativa, empossada a 25 de Junho de 1974.
2 - O candidato Alexandre Pinheiro de Almeida (do PS) era pai de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida (candidato do CDS).
3 - O nº. 1 do PS (Isauro Santos) é irmão de Firmino Santos, segundo suplente (PS).
4 - Walter Framegas e Vitor Silva (PS) eram cunhados.
5 - Os socialistas Isauro e Firmino (irmãos) e Hercílio Almeida eram sobrinhos de Alexandre (PS) e primos de Arménio (CDS).
6 - Os centristas Mário Neves e Armando Reis eram cunhados.
- NOTA: Os candidatos podem ser recordados no recorte anexo. Ja faleceram José Bernardino Gomes de Melo, Vitor Fernandes da Silva, Alexandre Pinheiro de Almeida, Valter Framegas dos Reis, Dinis Tavares dos Reis, João de Oliveira Marques, Isauro Santos e Hercílio de Almeuda (do PS), Hernâni Framegas dos Reis, Jaime Pinheiro dos Reis, David Soares dos Santos, Joaquim Estima de Oliveira, Orlando Rino (no Brasil), Mário Neves e Armando Reis (CDS).
Clicar na imagem, para a ampliar.

Carlos Alberto


4 - ANO 1999,
há 24 anos !
A morte de Carlos Alberto
em acidente de viação!

 O jovem óisdaribeirense Carlos Alberto Dias de Almeida, de 23 anos, solteiro e agricultor/pescador, faleceu a 12 de Novembro de 1999, há 24 e vítima de acidente de motorizada.
O jovem era surdo-mudo, tinha 24 anos e nasceu a 25 de Dezembro de 1975, filho de António Carlos do Santos Almeida e de Hermínia Dias Figueiro Viegas, da Rua das Codiceiras (transversal da Rua da Pateira).
Regressava a casa, na noite de 12 para 13 de Novembro e depois de ter participado no magusto de S. Martinho da ARCOR. Já na Rua Manuel Tavares (a do Cabo) e em circunstâncias não conhecidas, embateu no muro da casa do falecido Laudelino da Costa Estima e, dada a violência do choque, teve morte imediata.
O corpo foi encontrado logo depois por um familiar que, por coincidência e poucos momentos antes, tinha estado com ele no magusto e num café local.
- NOTA: O funeral  de Carlos Alberto realizou-se na segunda-feira seguinte, dia 15 de Novembro de 1999, para o Cemitério Novo de Óis da Ribeira - onde está sepultado.

5 - ANO 2016,
há 7 anos!
Tiago Tavares, campeão
mudial, mais uma vez
premiado!


O canoísta internacional Tiago Tavares, campeão mundial de C1 200 metros, em sub-23, recebeu mais um prémio, agora do Litoral Awards, na categoria Desporto 2016.
A tradicional gala (a 13ª.) da revista «Aveiro Magazine» premeia o mérito e a excelência de marcas e personalidades da região Litoral do Baixo-Vouga, com o objectivo de «chamar a atenção da sociedade para o que de melhor se faz nos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Águeda e Albergaria».
- NOTA: A 13ª. edição da gala realizou-se a 12 de Novembro de 2016, no Teatro Aveirense, e o prémio foi entregue (foto) a Tiago Tavares por Edson Santos, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Águeda. «Foi mais um reconhecimento ao atleta e ao desporto de Águeda», disse o autarca.
«Parabéns, Tiago Tavares!», acescentava o d´Óis Por Três, há 6 anos.
A apresentação dos candidatos do CDS + Independentes nas eleições intercalares de
24/02/2019 na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
Assunção Cristas, presidente do CDS, com Ricardo
Almeida no comício das intercalares de 2019



6 - ANO 2019,
há 4 anos!
CDS+INDEP.: Uma 
União de Freguesias mais
próxima dos cidadãos!

O CDS + Independentes de Travassô e Óis da Ribeira, em declarações ao d´Óis Por Três, aproveitou para «reiterar a sua postura de actuação positiva na construção de uma UFTOR mais próxima dos cidadãos e que responda às necessidades e expectativas da nossa comunidade local».
Como tal, disse o eleito Ricardo Almeida, «continuará, como tem sido sua postura, a defender nos locais próprios, nomeadamente na Assembleia de Freguesia, as suas ideias e a representar os eleitores que nos confiaram o seu voto».
Acrescentou o eleito do CDS + Independentes que «somos fiéis aos nossos princípios e não cedemos a pressões, pois procuramos cumprir aquilo a que nos propusemos» e que, continuou, «não será, por isso, que deixaremos de apoiar e votar favoravelmente as iniciativas e propostas que consideremos certas para a Uniao de Freguesias, assim como teremos sempre a liberdade e autonomia de criticar (construtivamente) e votar desfavoravelmente as opções que considerarmos erradas para o desenvolvimento da nossa terra!».
Cartazes do CDS + Independentes e Juntos nas
eleições Intercalares. Somados os seus votos, 
«deram» metade dos eleitos do PSD

Oposições em minoria
na Assembleia de Freguesia


Ricardo Almeida é o único eleito do CDS + Independentes, numa Assembleia de Freguesia em que o PSD tem larga maioria: exactamente o dobro dos eleitos (6) das oposições, sendo, destas, dois do Juntos - Movimento Independente (que abandonaram a última AFTOR) e um do CDS + Independentes.
«O contexto minoritário que temos na AFTOR não será, também, motivo para não continuarmos a apresentar as nossas propostas e contributos, tal como temos feito, desde o primeiro momento. Quem tem acompanhado as AF poderá consubstanciar isso mesmo!», disse Ricardo Almeida, o eleito do CDS + Independentes, acrescentando que «temos exercido o nosso papel de supervisão do executivo, no pedido de esclarecimentos, na discussão de ideias e na apresentação de propostas».
«Assim continuaremos!», garantiu Ricardo Almeida.
- AMANHÃ: As contas da Festa da Pateira de 2019!

Sem comentários:

Enviar um comentário