domingo, novembro 05, 2023

Magusto da ARCOR é no centro social! O 1º. foi há... 44 anos!


O cartaz oficial de magusto da ARCOR

ARCOR em 2023


A ARCOR vai organizar, a 10 de Novembro de 2023, o tradicional magusto de época, celebrando S. Martinho, e a direção de Dinis Alves convida: «Venha passar um final de tarde de outono, à volta da tradicional fogueira e usufruir de momentos de convívio e partilha».
A primeira festa de S. Martinho da ARCOR foi organizada a 9 de Novembro de 1979 - o ano fundacional de há 44 anos. Incluiu um baile e, para o efeito, foi expressamente reorganizada a Tuna Musical de Óis da Ribeira - que estava inactiva desde 1963.
Recuando no tempo, vale a pena lembrar que a festiva e popular noite dessa sexta-feira de há 44 anos decorreu no pavilhão de Sesnando Alves dos Reis, a antiga bloqueira do Bairro Alto, que encheu literalmente, e também teve participação do Agrupamento Renovação, de Fermentelos.
Quanto à Tuna, tocaram e encantaram os músicos Carlos dos Reis Matos (Bigodes), Madail Almeida Matos, José Amadeu Moreira dos Santos, Edmundo Reis, Alfredo Ferreira de Oliveira, Ortélio Soares da Costa, Hostilino Cardoso Matos (sobrinho), Alípio dos Santos Framegas, David Soares dos Santos e Aires Carvalho e Santos. 
Que positivamente surpreenderam o muito público, que os encheu de palmas pela noite fora!
Carlos (Bigodes), José Amadeu, Edmundo Reis, Alfredo Oliveira, Ortélio Costa, David Santos e Aires Carvalho já faleceram. Aqui os recordamos com saudade! RIP!!!
O cartaz de 1979
A ARCOR
em 1979
 
Tradição popular,
em 1979..., andava
perdida no tempo!

O evento de 1979 teve magusto monumental, petiscos diversos, vinho e pão regionais, café e, por volta da meia noite, um chá para os ... menos bem dispostos. 
E até uma denúncia anónima sobre esta organização popular arcoriana que repunha uma tradição que andava perdida no tempo.
Isto foi há 44 anos e a direcção da ARCOR era formada por Celestino Viegas (presidente), Custódio Ferreira (tesoureiro) e António Framegas (secretário), em forma de comissão instaladora.
Quanto ao programa de 10 de Novembro de 2023, decorrerá no centro social arcoriano, a partir das 17 horas, e assegura a direção de Dinis Alves que «não faltarão castanhas assadas, caldo verde e bifanas e jeropiga para acompanhar».
«Venha passar um final de tarde de outono, à volta da tradicional fogueira e usufruir de momentos de convívio e partilha», comclui o executivo arcoriano de 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário