quinta-feira, novembro 30, 2023

Os 126 anos da Tuna/AFOR: «Águeda tem 6 filarmónicas», disse o vice-presidente da Câmara!

Os 126 anos da Tuna / AFOR foram vividos, tocados e cantados no salão cultural da ARCOR

Ana Sofia Framegas (secretária da Junta de Freguesia),
Edson Santos (vice-presidente da Câmara de Águeda) e,
da Tuna/AFOR, António Reis (presidente) e Victor
Fernandes (vice-presidente)

Romagem ao cemitério


O presidente António Reis afirmou, na sua intervenção nos 126 anos da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), que «a Câmara Municpa de Águeda mostrou confiança em nós» quando lhe cedeu o edifício da escola primária de Óis da Ribeira.
«A Câmara entendeu as nossas necessidades», disse o líder executivo da Tuna/AFOR, sublinhando que a instituição vai passar a ter «condições para o ensino e os ensaios» e, por outro lado, anunciando a sua fé no sentido de o próximo aniversário - os 127 anos de 2024, daqui a 12 meses... - ser festejado nas novas instalações. Na escola escola primária.
«Pedimos o apoio de todos, para que possamos concretizar as obras de adaptação do edifício», disse António Reis, que, na sua intervenção, também quis destacar as actividades do ano artístico de 2023, durante o qual e para além de serviços da agenda, por exemplo, a instituição foi entronizada, a 4 de Março de 2023, entronizada como «Confrade de Honra» pela Confraria Gastronómica Sabores do Botaréu, de Águeda.
Marcha José Maria Gomes


Águeda tem 6
banda filarmónicas!

Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda e, por coincidência, bisneto de um antigo tunante (Abílio Viegas), avalisou a ambição da instituição musical e cultural de Óis da Ribeira.
«Não damos porque damos, porque a AFOR quer fazer, mostrando estratégia que, como objectivo, é ser uma grande banda do nosso concelho», disse o autarca camarário.
«Há uma grande evolução na Associação Filarmónica de Óis da Ribeira», disse Edson Santos, sublinhando também que «para a Câmara, o concelho de Águeda tem 6 bandas filarmónicas», assim deixando entender que pode(rá), dizemos nós, juntar-se às 5 que, há muitos anos, formam a União de Bandas de Águeda - a UBA, união que não aceita a Tuna/AFOR.
«Sejam perseverantes», sugeriu Edson Santos.
Ana Sofia Framegas, trineta paterna de Jacinto Matos, um dos fundadores da Tuna que agora se denomina Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, em estreia oficial (pública) como membro do executivo da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, também interveio e sublinhou «o trabalho e dedicação» da direção de António Reis.
O festivo momento comemorativo da Tuna / AFOR incluiu o mini-concerto do palco do salão cultural da ARCOR, onde decorreu o almoço dos 126 anos, e durante o qual foi interpertada a «Marcha José Maria Gomes», escrita há 3 anos pelo capitão Amílcar Morais e que homenageia «um dos responsáveis pela reativação da Tuna Musical de Óis da Ribeira», em 1993. Agora e 30 anos depois, José Maria Gomes, aos 76 anos, continua a participar activamente em todos os serviços e atividades da associação e, disse o presidente António Reis, «é, em dúvida, um exemplo a seguir pelas gerações futuras».
A marcha foi composta pelo capitão Amílcar Morais e editada por Rodolfo Campos. Agora, e nos 126 anos da Tuna/AFOR, foi dirigida pelo maestro António Bastos.
- AMANHÃ: A Tuna/AFOR vai para a terceira sede aos 126 anos!


Sem comentários:

Enviar um comentário