quinta-feira, dezembro 07, 2023

Treinador Tiago Viegas afirma que ARCOR Canoagem «tem crescido bastante»

Tiago Viegas, o segundo do lado direito, na selecção nacional universitária de 2018
Tiago Viegas, o segundo da esquerda,
internacional de canoagem em 2018
Tiago Viegas

O treinador Tiago Viegas, responsável técnico da ARCOR Canoagem, disse ao d´Óis Por Três que «o clube tem crescido bastante em termos de atletas, a nível de estrutura, material, trabalhando de forma cada vez mais organizada». E deixou para Gabriela Resende o sonho de ser olímpica nos Jogos de 2028, sem esquecer expectativas para os de 2024.
O técnico acumula com as funções de atleta veterano do clube de Óis da Ribeira e considerou que «para dar seguimento a este crescimento, acredito que são necessários três passos estruturais». Nomeadamente, acrescentou Tiago Viegas, «a profissionalização dos seus quadros técnicos, com enquadramento técnico a tempo inteiro, a renovação das infraestruturas e o reforço dos meios de acompanhamento de treino, nomeadamente barco a motor».
- d´ÓpT: Vai continuar, na nova época, como atleta, dirigente e treinador?
- TV: Vou continuar com treinar e atleta.
- d´ÓpT: Quem são os outros treinadores do clube e em que especialidades trabalham?
- TV: Treinadores em Óis da Ribeira são a Ana Almeida e o João Framegas, como adjuntos. Também Paulo Oliveira, como treinador da iniciação, e Sandra Almeida, treinadora do stand up paddle. No pólo de Águeda, teremos João Brinco, Hugo Costa e Fernando Guimarães,
- d´ÓpT: Quantos atletas terá o clube nesta nova época?
- TV: Cerca de 90, nomeadamente 25 masters, 10 paracanoístas, 4 atletas de SUP e os restantes dos escalões jovens. Cerca de 25, são do sexo feminino.
- d´ÓpT: A nova estrutura será (é) a indicada para o desenvolvimento da ARCOR Canoagem?
TV: É fundamental e urgente, para responder ao aumento do número de atletas e para o clube e a canoagem em Óis da Ribeira darem um salto qualitativo.
d´ÓpT: Que escalões treina no clube?
- TV: Os iniciados, os infantis, os cadetes, os juniores e os seniores.

Gabriela Resende, Tiago Viegas
e Beatriz Oliveira


O sonho arcoriano
de ter... olímpicas !

Tiago Viegas é treinador de recentes atletas internacionais e mundialistas do clube de Óis da Ribeira e acredita em poder concretizar sonhos olímpicos. 
- d´ÓpT: Pode dizer-nos da evolução no último ano, de cada uma delas: de Gabriela Resende e gémeas Mariana e Beatriz?
- TV: As irmãs Beatriz e Mariana Oliveira encontram-se a estudar no ensino superior, tendo revelado alguma dificuldade em fazer a conciliação entre a carreira académica e desportiva.
- d´ÓpT: E quanto a Gabriela Resende?
- TV: A Gabriela encontra-se a trabalhar em permanência em Óis da Ribeira, com algumas ambições relativamente à participação nos Jogos Olímpicos de 2024, mas sobretudo com muitas ambições relativamente à participação nos Jogos Olímpicos de 2028.
- d´ÓpT: Acha que poderão ter grande futuro na modalidade? Olímpicas, por exemplo?
- TV: Com acompanhamento técnico a tempo inteiro e com condições para as atletas poderem dedicar grande parte do seu dia à rotina de atleta, acredito que sim.
- AMANHÃ: O salto qualitativo da ARCOR Canoagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário