segunda-feira, janeiro 29, 2024

Padre Júlio Grangeia foi ordenado sacerdote há 40 anos!

O padre Júlio Grangeia ladeado pelo padre António Fonseca, à esquerda, 
e pelo diácono Fernando Reis - ambos já falecidos 
Os padres António Nunes da Fonseca
e Francisco Júlio Grangeia Pinto
Registo Diocesano


O padre Júlio Grangeia foi ordenado a 29 de Janeiro de 1984. 
Há 40 anos e na Igreja de Santa Eulália de Águeda. 
É pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira desde 9 de Outubro de 1988.
Hoje, assinalando esses 40 anos de sacerdócio e na Igreja de S. Miguel, em Travassô, será celebrada Eucaristia de Acção de Graças, às 19.30 horas.
Francisco Júlio Grangeia Pinto é natural de Vale de Ílhavo, em Ílhavo, onde nasceu da 2 de Março de 1958, e secerdotou em Águeda e Castanheira do Vouga, como coadjutor, para além de ter sido professor de Educação Moral e Religiosa, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda (entre 1984 e 2005).
«Eu se quero ser padre é porque sei que é melhor forma que eu encontro para ser feliz», escreveu o então jovem sacerdote, por ocasião da sua ordenação, há 40 anos e em mensagem publicada no jornal «Mais Luz», da Paróquia de Águeda - depois editada no «Correio do Vouga», o órgão oficial da Diocese de Aveiro.
Mensagem do Padre Júlio Grangeia,
publicada no jornal «Mais Luz» e depois
«Correio do Vouga»: «Quero ser feliz
convosco»!

Pároco de Óis da
Ribeira desde 1988!


A chegada do padre Júlio Grangeia a Óis da Ribeira foi a 9 de Outubro de 1988 e foi recebido pelo povo e autoridades locais, à entrada da ponte.
O cortejo seguiu para a Igreja de Santo Adrião, onde era esperado por D. António Marcelino, Bispo de Aveiro - que presidiu à celebração da missa, acolitado pelos padres Castro e Nestor e diáconos Fernando Reis (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos) e Afonso Henriques.
O padre Júlio Grangeia, no final, dirigiu-se ao povo que enchia o templo e agradeceu-lhe as boas-vindas, propondo-se trabalhar em prol da paróquia, de freguesia e dos espiritualmente mais necessitados.
Substituía o padre António Nunes da Fonseca, que faleceu em Cedrim do Vouga a 22 de Dezembro de 2009, aos 89 anos, nascido a 19 de Setembro de 1920, na freguesia de S. Pedro do Bunheiro (Murtosa). Paroquiou Óis da Ribeira durante 19 anos.
O padre Júlio Grangeia notabiliza-se por ser o primeiro sacerdote católico português a usar a internet como meio de evangelização, ainda nos anos 90 do século XX. É o popularizado «padre da internet».
Parabéns, padre Júlio!

Sem comentários:

Enviar um comentário