terça-feira, abril 16, 2024

A ARCOR nos dias 16 de Abril, de 1980 a 2011!|

As instalações da ARCOR, onde agora é a Pastelaria Pau de Canela d´Óis, a 27
de Fevereiro de 2000 - dia do lançamento da primeira pedra do centro social

Fernando Reis



- ANO 1999,
há 25 anos !
Creche da ARCOR na
casa de Paula Figueiredo!


A creche da ARCOR mudou-se para a casa de Maria Paula Tavares Figueiredo Rino a 16 de Abril de 1999, há 25 anos e na direção presidida por Fernando Reis.
A valência arcoriana tinha sido oficialmente aprovada dias antes (a 13 ) e funcionava, até aí, na casa de Marta Azevedo (como AQUI lembrámos), situada ao fundo da Rua Manuel Tavares (Cabo), passando para espaço onde agora é a padaria Pau de Canela d´Óis, no Largo do Centro Social (antigo Largo do Cruzeiro). Incluindo a cozinha da instituição.
Aqui funcionou até 2004, quando definitivamente passou para as instalações do Centro Social, já na direção de Celestino Viegas e onde ainda funcionam todos os serviços sociais e administrativos da ARCOR.

Centro Social da ARCOR e sede da Junta


- ANO 2001,
há 23 anos!
Centro Scial da ARCOR e sede da Junta no Diário da República!

O Diário da República de 16 de Abril de 2001, há 23 anos, publicou o anúncio do concurso público para as obras de construção do centro social da ARCOR.
O projecto envolvia a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (no edifício que hoje conhecemos e se vê na foto) e a direcção arcoriana era presidida por Fernando Reis.
O projcto viria a ter de ser rectificado, por ter 14 insuficiências, com nova publicação do Diário da República e já na direção de Celestino Viegas, por deliberação de 25 de Maio seguinte, que Incluía a publicação na imprensa local e nacional. 
O que aconteceu.
O elenco de «O Arcanjo Negro»


- ANO 2005,
há 19 anos !
Grupo de Teatro da
ARCOR em Paradela!

O Grupo de Teatro da ARCOR (GTA) apresentou-se em Paradela a 16 de Abril de 2005, há 19 anos e com a peça «O Arcanjo Negro».
A estreia tinha sido a 12 de Março e o grupo foi ensaiado por Arlindo Reis, o primeiro, à esquerda, na foto, seguido de Luís Tavares (o China, entretanto substituído por Óscar Almeida), Sandra Pereira, Carlos Pereira, Liliane Alves, Cristina Silva, Pedro Soares, António Prazeres, Cesaltina Pires, Paulo Gomes, Paulo Rogério Framegas e Porfírio Pires (seccionista).
A direção da ARCOR era presidida por Celestino Viegas e o GTA actuou pelo menos em Eirol (dia 19), Valongo do Vouga (9 de Abril), Paradela (16 de Abril) e Óis da Ribeira (7 de Maio). Não sabemos se em outras localidades.
 
- ANO 1980,
Teatro da ARCOR: Representação, em Óis da Ribeira e no salão do restaurante «Pôr do Sol», da peça «A Rosa do Adro», pelo Grupo de Teatro da ARCOR.
A estreia tinha sido a 8 de Março de 1980, ensaiada por Firmino Santos, e o programa incluía a comédia «O Gabinete do Regedor» e  ainda dois monólogos.
O grupo era formado pelos actores amadores António Carlos Almeida (Fernando), Clara Santos (Rosa), Isabel Neves (Deolinda), Mário Neves (António), Custódio Ferreira (padre Francisco), Leonildo Costa (José da Costa), Danilo Costa (barão), Aurélio Reis (Lucas), Manuel Almeida «Capitão» (Tomé) e Diamantino Correia (criado). Maria José Duarte de Almeida era o ponto.

- ANO 2011,
Teatro na ARCOR: O palco da ARCOR recebeu o Grupo de Teatro Imaginado - Ritus, de Milheirós de Poiares (na foto ao lado), freguesia de Santa Maria da Feira, que representou a peça «A Cantora Careca», de Eugene Ionesco.
O espectáculo aconteceu no âmbito do intercâmbio entre os dois grupos. O GTA da ARCOR tinha actuado em Milheirós de Poiares no dia 20 de Novembro de 2010, durante o X Festival RITUS.

Sem comentários:

Enviar um comentário