quinta-feira, maio 23, 2024

- ANOS 1874 E 1907: Os casamentos dos barqueiros Joaquim e Zebedeu, pai e filho!

 


Registo de casamento do barqueiro Joaquim Alves 
da Costa e da jornaleira Maria Bárbara Santos


 - ANO 1874,
há 150 anos !
O casamento do barqueiro
Joaquim eAlves da Costa!

O barqueiro Joaquim Alves da Costa casou-se a 23 de Maio de 1874, há 150 anos, com a costureira Maria Bárbara Soares dos Santos.
Ambos de  Óis da Ribeira.
Joaquim tinha 39 anos, solteiro e ao tempo jornaleiro, era filho de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho. Maria Bárbara, de 27, costureira e também solteira, era filha de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares, todos residentes em Óis da Ribeira.
A cerimónia decorreu na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, foi celebrada pelo padre Ricardo Tavares da Silva e os noivos apadrinhados pelos lavradores Manuel Tavares Duarte e Manuel Pereira da Conceição, também ambos de Óis da Ribeira.
Curiosamente, 33 anos depois, precisamente (ver a seguir), casou-se o filho Zebedeu, também barqueiro e cujo nome foi dado ao largo junto ao rio, imediatame
nte a juzante da ponte do Águeda.

Zebedeu A. Costa


- ANO 1907,
há 117 anos !
O casamento do barqueiro
Zebedeu Alves da Costa !

O ao tempo futuro barqueiro Zebedeu Alves da Costa casou-se a 23 de Maio de 1907, há precisamente 117 anos, com Maria Augusta Pires, ambos de Óis da Ribeira.
Nascido a 29 de Julho de 1886, tinha 20 anos e era jornaleiro, filho de Joaquim Alves da Costa e de Maria Bárbara Soares dos Santos, de quem acima se fala, e neto paterno de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho e materno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares. Maria Augusta Pires, de 25 anos, filha de Maria José Pires Ferreira.
Pertencia a uma família de barqueiros e faleceu a 15 de Junho de 1954, aos 68 anos, vítima de doença e depois de um ataque epiléctico, no Hospital Conde Sucena, em Águeda.
Descendentes, entre outros, são os netos Dinis de Oliveira Alves Pereira, filho de Cesaltina e morador em Eirol, Zebedeu (Estados Unidos) e Joaquim de Oliveira Costa (filhos de Maria Lá) e, filhos de Augusta, Maria Augusta, Adelino e Messias (Recardães) e Nair Pires de Carvalho (à saída para Espinhel)
O barqueiro Zebedeu foi homenageado pela Junta de Freguesia a 30 de Setembro de 2000, atribuindo o seu nome ao largo do rio, junto à que foi sua residência da Rua Adolfo Pires dos Reis - a do Viveiro e imediatamente a juzante da ponte do rio Águeda

Sem comentários:

Enviar um comentário