terça-feira, junho 11, 2024

- ANO 1900, há 124 anos: O casamento de Amélia, irmã do padre José Bernardino!


Padre José Bernardino 
dos Santos Silva
O registo do
casamento


- ANO 1900,
há 124 anos !
O casamento de Amélia,
irmã do padre José Bernardino!

óisdaribeirense Amélia Tavares dos Santos e Silva, irmã do padre/monsenhor José Bernardino, casou a 11 de Junho de 1900, há 124 anos, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira e com Manuel Alves Claro dos Reis, natural de Espinhel.
Amélia tinha 23 anos, nascida a 21 de Setembro de 1877, e era solteira e proprietária, filha do proprietário e lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva -  governantade casa, filha do cirurgião José dos Santos Silva e que, nos finais do século XIX, foi líder do Partido Progressista de Óis da Ribeira. 
Manuel, de 24 anos e empregado do comércio, vivia em Lisboa e era filho de Joaquim Simões Alves e de Maria Clara dos Reis.
Manuel nasceu a 3 de Outubro de 1876 e era filho do carpinteiro Joaquim Simões Alves e de Maria Clara dos Reis, governanta de casa, ambos naturais e residentes em Espinhel.
O casal fixou residência em Lisboa, na freguesia de S. Bartolomeu dos Mártires, onde Manuel trabalhava na área do comércio e, pelo menos, teve um filho - de nome Liberto e nascido a 23 de Maio de 1908. Não sabemos se outros filhos teve.
Além do padre José Bernardino, havia pelo menos uma outra irmã de Amélia, de nome Josefina, solteira ao tempo e proprietária, e que foi testemunha do casamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário