quarta-feira, julho 31, 2024

- ANO 1956, há 68 anos: O caminho das Areias começou a ser alargado!

 

A zona das Areias em 2020, co rio Àgueda à direita

- ANO 1956,
há 68 anos !
O caminho das Areias
começou a ser alargado!


O Caminho das Areias, no campo de Óis da Ribeira e junto ao rio Águeda, começou a ser alargado a 31 de Julho de 1956. 
Há precisamente 68 anos.
Três proprietários cederam terrenos gratuitamente para o alargamento: Aires Carvalho e Santos (que era o então tesoureiro da Junta de Freguesia), Albano Joaquim de Almeida e Germano Marcos dos Reis - já todos falecidos.
- NOTA: O executivo óisdaribeirense, sem meios financeiros para avançar com os trabalhos, solicitou ajuda popular e foi dado início aos trabalhos neste dia de há 68 anos. O presidente da Junta de Freguesia era Armando dos Santos Ala de Resende e David Soares dos Santos o secretário. Já todos falecidos.

- ANO 1897, há 127 anos: O novo médico Albano Tavares da Silva e Cunha!


Albano Tavares da Silva e Cunha

- ANO 1897,
há 127 anos !
O novo médico Albano
Tavares da Silva e Cunha !


O óisdaribeirense Albano Tavares da Silva Cunha concluiu a licenciatura em medicina e chegou a Óis da Ribeira e a 31 de Julho de 1897, há 127 anos.
Foi festivamente recebido pelo povo, com foguetes e a Filarmónica de Fermentelos.
O novo médico descera na estação de Oiã e, na chegada à casa de família, também o esperavam muitos amigos de Águeda e a Filarmónica de Aguada de Cima. Subiram ao ar girândolas de foguetes, sendo o novo médico muito saudado.
Albano Tavares da Silva e Cunha nasceu a 25 de Dezembro de 1866, em Óis da Ribeira, filho do lavrador José Tavares da Silva e de Maria da Graça Tavares da Silva e Cunha, governanta de casa, da Rua do Viveiro - a actual Adolfo Pires dos Reis.
Casou em Portel, a 27 de Novembro de 1897, com Maria do Carmo de Jesus Neves, de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913. Casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 13 de Março de 1917 (ou 22?), de quem também enviuvou, a 15 de Dezembro de 1952.
Médico reputado e muito popular em Portel, foi atribuído o seu nome a uma rua da vila e sede do município alentejano.
- NOTA: O médico óisdaribeirense era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e faleceu em Portel a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos. A bisneta Maria Manuela vive em Vila Nova de Gaia. 

- ANO 1875, há 149 anos: O comerciante Manuel Maria Ala de Resende !

 

Manuel Resende e Maria Bernardina

- ANO 1875,
há 149 anos !
O comerciante Manuel
Maria Ala de Resende !


O comerciante Manuel Maria Ala de Resende nasceu em Águeda a 31 de Julho de 1975, há 149 anos.
Casou em Óis da Ribeira com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33 anos, solteira e filha de Manuel Tavares Duarte, lavrador, e de Maria José dos Santos Soares (Silva). Irmã do padre José Bernardino Santos Silva.
O casamento foi a 30 de Junho de 1904 e Manuel Maria Resende desenvolveu em Óis da Ribeira um importante e moderníssimo estabelecimento comercial, que incluía o café (onde se viria a instalar o telefone público), mercearias (finas e outras), panos, miudezas, tabacaria, perfumes, ferragens e todo o todo o tipo de utilidades domésticas. Também uma taberna, sala de jogos de salão e armazém de adubos e produtos de construção civil.
O estabelecimento foi herdado pelo filho Armando, que o alugou a Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, até finais dos anos 60 do Século XX, e depois aos cunhados Hostilino Matos/Albertino Gomes Soares e, mais tarde, a Armando Tavares dos Reis, antes de chegar a Aníbal Saraiva, que o comprou, demoliu e construiu o actual edifício.
- NOTA: O casal Manuel Maria/Maria Bernardina teve, já todos falecidos, os filhos Albano (em criança), José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende. José, o mais velho, casou com Ana Tavares e o casal teve os filhos Paulo Augusto e dra. Laura Tavares Resende, já falecidos. Manuel (Neca) casou com Maria da Luz Ferreira dos Reis, com os filhos José Bernardino e Armando (já falecidos), Mariazinha, Manuel Maria, Albano, António e os gémeos Rui e Maria Laura. Armando Resende não casou e foi presidente da Junta de Freguesia em vários mandatos.

- ANO 2016, há 8 anos: Tiago Tavares foi campeão do mundo de canoagem!

 

Tiago Tavares no pódio mundial de Minks, na Bioelorrússia , há 8 anos!
Tiago Tavares

- ANO 2016,
há 8 anos!
Tiago Tavares foi
campeão do mundo
de canoagem!


O canoísta Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo do escalão de sub-23, de C1 200 metros, há precisamente 8 anos - a 31 de Julho de 2016.
Atleta internacional da ARCOR, Tiago Tavares integrava a seleção de Portugal e a prova decorreu em Minsk, capital da Bielorrússia, tendo feito o tempo de 40 segundos e 71 milésimos.
Tiago Tavares já tinha sido vice-campeão da Europa em sub-23, no dia 17 de Julho anterior, numa prova em que foi batido o recorde do mundo.
A classificação final da histórica prova mundial foi a seguinte:
- 1º.-Tiago Tavares (de Portugal), com o tempo de 40.071;
- 2º.-Vladim Korobov (da Lituânia), 40.191;
- 3º.-Sergey Yemelynov (do Cazaquistão), 40.363;
- 4º.-Nicolai Maleshnikov (da Rússia), 40.481;
- 5º.-Michal Marek Lubniewski (da Polónia), 40.546;
- 6º.-Nicolae Craciun (de Itália), 40.623;
- 7º.-Dávid Korisánszky (da Hungria), 40.653;
- 8º.-Oleh Borovyk (da Ucrânia), 40.796;
- 9º.- Artur Guliev (do Uzbequistão), 40.901.
Tiago Tavares

- ANO 2011,
há 13 anos !
Tiago Tavares apurado
para o Europeu de 2012 !


Tiago Tavares, exactamente 5 anos antes, tinha vencido a Final B dos C1 200 metros do campeonato do mundo de canoagem que a 31 de Julho de 2011 se realizou na Alemanha. E foi 8º. na Final B de C1 500.
O atleta internacional do clube de Óis da Ribeira e formado na ARCOR, futuro campeão do mundo de sub-23, obteve os seguintes resultados:
- C1 200 metros: Quarto na eliminatória e quarto na semi-final, apurado para a Final B (que ganhou).
- C1 500 metros: Terceiro na eliminatória e sexto na semi-final, apurado para a Final B.

Minstra promete desassoreamento da pateira. O último foi há 32 anos e muitos governos atrás...

 

A minstra do Ambiente, ao centro, na pateira e a 30 de Julho de 2024

A dragagem de 1992 (arquivo)


A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho assumiu ontem «como prioridade» do Governo a canalização de financiamento para o desassoreamento da pateira.
A governante esteve em Fermentelos - além de outras localidades de Aveiro e Oliveira do Bairro - onde conheceu a intervenção em curso na área da reabilitação fluvial e precisou que o objetivo é «recuperar as suas características originais, após longos anos em que sofreram profundas alterações».
A ministra ouviu dos eleitos locais o rol das mais urgentes necessidades de intervenção na lagoa, nomeadamente o combate à praga de jacintos e ao desassoreamento - que assumiu como «prioridade» e que poderá ser financiado pelo Programa Operacional Sustentável 2030 ou pelo Fundo Ambiental.
A comitiva ministerial integrava o Secretário de Estado do Ambiente (o aveirense Emídio Sousa) e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (Pimenta Machado), para além de autarcas locais - dos 3 municípios da pateira (Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro), entre outros convidados.
Pronto, promessa há!
Está oficialmente proclamada.
Vamos esperar para ver o tempo que demora(rá) a concretizar.
A última dragagem da pateira foi em 1992 (ver foto), já lá vão 32 anos e muitas e muitas promessas e visitas governamentais.

terça-feira, julho 30, 2024

- ANO 1911, há 113 anos: A inauguração do Centro Republicano de Óis da Ribeira!

Grupo de Republicanos de Óis da Ribeira na escada da casa recentemente demolida, atrás da Igreja. Alguém nos pode ajudar a identificar as pessoas? Pelo email doisportres2@gmail.com


A acta de constituição do Centro
Republicano de Óis da Ribeira
Joaquim António
Pires Soares



- ANO 1911,
há 113 anos!
A inauguração do Centro Republicano de
Óis da Ribeira!

O Centro Republicano de Óis da Ribeira foi inaugurado a 30 de Julho de 1911. 
Um domingo de há precisamente 113 anos!
O seu primeiro presidente foi Silvério Marcos dos Reis, eleito por aclamação e, citando a 
Diamantino F. Silva
José P. Almeida
acta oficial, «quem mais trabalhou para a fundação».
cerimónia teve participação da Tuna Musical, que, como recordou o historiador Dinis Ramos em 2014,tocou a Marselhesa, o hino da Maria da Fonte e «A Portuguesa».
O também antigo presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu na altura (2014) o «importante papel» que os óisdaribeirenses em geral e em especial os «tunos» do início do século XX tiveram no movimento republicano de Águeda, aquando da criação do «batalhão para defesa da República», tendo sido «criado em Óis da Ribeira, e por elementos afectos à Tuna, o Centro Republicano de Vigilância».
A acta foi assinada por Silvério Marcos dos Reis (presidente do Centro Republicano), Diamantino Francisco da Silva (vice-presidente), Joaquim António Pires Soares (tesoureiro), Anacleto Pires Soares (secretário) e os vogais António José da Costa, Alexandre Pires Soares e professor Dinis Pires da Silva.
O acto foi testemunhado, como se pode ver na imagem e pelas assinaturas, por José Pinheiro de Almeida, Ricardo Pires Soares (padre, que era o presidente da Junta de Freguesia), João Bernardino dos Reis, Albano Joaquim de Almeida e Manuel Joaquim Reis (também da Junta de Freguesia), José Maria Santos, Jacinto Pereira de Matos, Eduardo Costa, César Pires da Silva, António Henriques de Carvalho, professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e Salvador Sucena Estima.

Albano J. Almeida
Jacinto Matos

Centro Republicano
no Largo do Cruzeiro

O Centro Republicano de Óis da Ribeira ficava numa sala da casa de Joaquim António Pires Soares (foto), que ficava no espaço agora ocupado pelas sedes da ARCOR e da Junta de Freguesia.
A sala, reportava-se ao tempo, era «bastante vasta e tem luz de uma larga varanda que dá para o Largo do Cruzeiro» - o agora Largo do Centro Social. Estava «lindamente enfeitada com flores e heras» e, sobre a mesa da presidência, estava «um retrato de Afonso Costa, o ilustre ministro da Justiça».
Silvério Marcos dos Reis (que pouco tempo depois foi para o Brasil) expôs «os fins altamente patriotas dos Centros Republicanos, que devem ser locais de educação cívica e nunca de assoalhamento das vidas particulares» e exaltou os voluntários de Óis da Ribeira, que eram «duas dezenas de rapazes que ofereceram as suas vidas no momento em que se esperava haver necessidade de marchar para a fronteira».


Republicanos de
Águeda vieram 
à inauguração
de... barco !

O Centro Republicano de Águeda viajou de barco até Óis da Ribeira, para assistir à inauguração e com uma delegação liderada pelo presidente Sousa Carneiro e a sua bandeira, acompanhados por um terço de voluntários do Batalhão Republicano de Águeda.
A comitiva foi recebida por cidadãos republicanos e voluntários da freguesia, «alguns fardados e todos já armados com as Mauser-Vergueiro, sob o comando do infatigável sargento Nogueira, e a Banda de Casal de Álvaro», ainda segundo o historiador Dinis Ramos.
O Batalhão de Águeda formou e apresentou armas na hora do hasteamento da Bandeira Nacional da sede do Centro Republicano, enquanto a filarmónica tocou «A Portuguesa». 
Também se ouviram aplausos e vivas entusiastas!
- NOTA: Gostávamos de ter e publicar mais fotografias de fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira, cuja lista está acima. Quem quiser colaborar, pode enviá-las para o email doisportres2@gmail.com. 
Obrigados!

- ANO 2011, há 13 anos: Festa do Peixe da Tuna na Pateira!




- ANO 2011,
há 13 anos !
Festa do Peixe da
Tuna na Pateira!


A Tuna Musical, agora designada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, realizou, no último fim de semana de Julho de há 13 anos, a sua já então tradicional Festa do Peixe Frito da Pateira.
O evento decorreu na margem da pateira - onde sempre foi, até 2019 e depois interrompido pelo efeito da COVID 19 - e nos dias 30 e 31 de Julho de 2011.
Junto ao coreto e hangar de canoagem, e com música ambiente permanente e o seguinte programa:
- Dia 30, sábado: Peixe frito a sair (a partir das 16 horas e até ao final da noite) e actuação do conjunto «Renascer» (22).
- Dia 31, domingo: Missa campal (10 horas) e concerto da Tuna (15,30). A organização teve peixe frito na hora, a partir das 11,30 desse dia. Festa sem peixe nem é festa do... peixe.
- NOTA: A Festa do Peixe de 2023 realizou-se a 29 e 30 de Julho, mas no logradouro da sede da Tuna e do rio Águeda. A de 2024, no último fim de semana, desta feita no parque sul da pateira.

- ANO 2003, há 21 anos: Obras nos balneários do polidesportivo da ARCOR !

O polidesportivo da ARCOR ha 21 anos!

- ANO 2003,há 21 anos!

Obras nos balneários
do polidesportivo
da ARCOR !

As obras de construção dos actuais e abandonados balneários do polidesportivo da ARCOR começaram a 30 de Julho de 2003.
Há precisamente 21 anos!
A 1 de Junho de 2002, tinham-se iniciado as obras de conclusão dos balneários - ao tempo com uma cobertura em chapa, a do tempo da direção de Fernando Reis. Há 21 anos, tiveram trabalhos de assentamento de tijoleira no chão e paredes, num trabalho executado por Milton
A inauguração de 25/10/2023
Gomez (então vogal da direção liderada por Celestino Viegas) e António Fernando Fernandes, que decorrram durante vários fins de semana.
O projecto viria a ser suspenso, por se considerar oportuno alterar o interior e a cobertura, que passou a ser em laje e com redes de água (quente e fria) e de saneamento. Foram também acimentados os espaços laterais do campo - a norte, nascente e sul. Estas obras, começaram a 30 de Julho de 2003.
- NOTA: O vereador Pinto Galvão, da Câmara Municipal de Águeda, viria presidir à cerimónia da abertura dos balneários, a 25 de Outubro do mesmo ano. O programa - ver AQUI - incluiu dois jogos de futsal: um, entre dirigentes e pais, outro entre mães e crianças da ARCOR, antes do beberete festivo.

- ANO 1995, há 29 anos: ARCOR foi campeã distrital e teve 10 títulos individuais de canoagem!

 

Ana Rosa Almeida
Liliane Framegas

- ANO 1995,
há 29 anos !
ARCOR foi campeã
distrital por equipas e
teve 10 títulos individuais
de canoagem!


A ARCOR venceu o campeonato regional de velocidade, em canoagem, nas provas disputadas a 30 de Julho de 1995, há 29 anos e nas águas da pateira, do lado de Fermentelos.
O clube de Óis da Ribeira somou 205 pontos sendo seguido pelo GICA (172) e Recreio de Águeda (129).
Sérgio Soares
Pedro Carvalho
Depois, o Sporting de Aveiro (110), Saavedra Guedes (96), Ílhavo (94) e SNADO, de Ovar (87).
Individualmente, os atletas da ARCOR alcançaram os seguintes títulos de campeões distritais:
- K2 cadetes, 500 metros: Pedro Carvalho e António Azevedo
- K2 infantis, 500 metros: Ana Almeida e Liliane Framegas.
- K1 infantis, 500 metros: Liliane Framegas, campeã distrital, com Ana Rosa Almeida em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 infantis, 200 metros: Ana Rosa Almeida, campeã distrital, com Liliane Framegas em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 cadetes, 200 e 500 metros: Beatriz Gomes.
- K1 cadetes, 200 metros: Pedro Carvalho, com António Azevedo em terceiro lugar e Alexandre Souto em sexto.
- C2 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C2 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C1 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares. Em segundo lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- C1 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares. Em segundo lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- NOTA: A atleta Liliane Duarte Figueiredo Framegas, infelizmente, faleceu muito precocemente e a 20 de Setembtro de 2020, aos 38 anos e vítima de doença. Deixou viúvo e dois filhos (ainda crianças). RIP!!

- ANO 2014, há 10 anos: Uma ponte nova para um aqualquer dia!


Engenheira Manuela Pato e os presidentes
Jorge Almeida (então «vice» da Câmara) e 
Mário Martins (da UFTOR) em 2014


- ANO 2014,
há 10 anos!
Uma ponte nova
para um qualquer dia!

A paragem das obras de construção da nova ponte, entre Óis da Rbeira e Cabanões, foi motivo para exaltada reunião no salão da ARCOR, a 30 de Julho de 2014.
Há precisamente 10 anos!
O então vice-presidente e actual presidente da Câmara Municipal de Águeda, o então socialista Jorge Almeida (agora eleito do Juntos) deu a cara pela paragem das obras, mas não garantiu qualquer data do seu reinício.
«Será o mais depressa possível...», disse Jorge Almeida, na reunião dessa noite de 30 de Julho de há 9 anos. Uma reunião de vozes muito exaltadas e exclamações menos ortodoxas, na qual mentiroso foi palavra muito solta.
A Câmara, recordemos, tinha adjudicada a empreitada à empresa Ar-Lindo, de Braga, estava tudo muito certo, foi feito o desaterro, em Maio de 2014, e, de repente, saíram os homens da obra.
A Câmara Municipal deu por ela e, a 23 de Julho: o empreiteiro está em PER - Plano Especial de Revitalização. Em pré-falência, por outras palavras.
Jorge Almeida, na exaltada reunião, deu a cara à centena de pessoas que se juntaram no salão da ARCOR. «Não trago a melhor notícia, mas já a sabem. Nas boas e nas más, cá estou, e esta não é boa».
Exaltaram-se e protestaram os populares, a várias vozes, debitando culpas ao «descuido camarário»: o de «adjudicar a obra a empreiteiro na falência».
- NOTA: O então vice-presidente da Câmara interveio e disse mais: «Vivo convosco a vossa mágoa e luto para que os prazos sejam os mais curtos possíveis», proclamou Jorge Almeida, que é o presidente do executivo municipal.

A Festa de 2024 do Peixe Frito da Tuna /AFOR

 

A Festa do Peixe Frito da Tuna / AFOR já em hora de fecho, ás 19,30 horas de domingo.
O espaço encheu várias vezes nos dois dias do evento de 2024, 27 e 28 de Julho


A edição 19 da Festa do Peixe Frito da Tuna / AFOR já lá vai e dizer pode-se que atingiu os objectivos, desde logo começando pela localização, que foi uma estreia: o parque sul da pateira.
E, a brincar, a brindar e a bem comer, lá se foram 300 quilos de peixe da pateira. Já nem falando na diversificada ementa que os acompanhou nos dois dias da festa tunante.
A nova localização merececeu generalizado aplauso e unânime e positiva opinião do público - depois das experiências do parque norte (em 17 edições) e, no ano passado, do logradouro da sede, junto ao rio Águeda.
«As próximas edições serão muito provavelmente no mesmo local, se o tempo o permitir», disse o presidente Luís Neves, destacando «o bom tempo e o vento fraco» dos dois dias - o que, na sua opinião, «potenciou o espaço».
O sábado foi dia de «aperto» de organização - toda ela à base de voluntários - e no domingo, já com a «máquina logística» afinada, todo o serviço foi ainda melhor.
A afluência dominical, aliás, foi maior e mais concentrada na hora de almoço (o que não era habitual) e, segundo Luís Neves, «tudo correu muito melhor e sem percalços».
O ano de 2025, seguramente, será tempo para a 20ª. edição da Festa do Peixe da Tuna / AFOR.

segunda-feira, julho 29, 2024

- ANO 2023, há um ano: Paulo Pires e Ondina Soares demitiram-se da Junta de Freguesia!


Tão unidos e tão... separados: Sérgio Neves, ao meio, «perdeu» Sara Silva, Paulo Pires e
 Ondina Soares, à esquerda - que se demitiram. Sobra Paulo Gomes, à direita e presidente
da AFTOR, em vez de Sara!

Ana Sofia Framegas

Ilda Pinheiro

- ANO 2023,
há um ano!
Paulo Pires e Ondina
Soares demitiram-se da
Junta de Freguesia!

Os vogais Paulo Pires e Ondina Soares demitiram-se da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira há um ano.
O que há muito se expectava, face às diferenças (que também há muito se especulavam...) que tinham com o  presidente Sérgio Neves. A renúnca foi anunciada na Assembleia de Freguesia de 28 de Julho e os novos executivos passaram a ser Ana Sofia Framegas, de Óis da Ribeira e até agora 1ª. secretária da AFTOR, e Ilda Pinheiro, de Travassô e membro da mesma AFTOR.
A sessão de 28 de Julho de 2023 passou despercebida à comunidade eleitoral travassóisense e só anteontem o edital foi publicado no site oficial da UFTOR.
Lá saberá o presidente Paulo Gomes (da AFTOR) a razão de tanto mistério, e aparente «clandestinidade».
Paulo Pires e Ondina Soares abandonam o executivo mas vão assumir cargo na Assembleia de Freguesia, sem que se conheçam as suas razões. Mas as suas demissões seguiam-se à demissão de Sara Silva, que foi a eleita presidente da Assembleia de Freguesia, que já não liderou os trabalhos de 23 de Dezembro de 2022.
Três demissões em menos de 2 anos! Dissidências visíveis!
Sara Silva simplesmente pediu a renúncia ao cargo de presidente e também ao seu lugar na Assembleia de Freguesia, por documento datado do dia 15 de Dezembro de 2022.
Foi substituída por Paulo Gomes, o actual presidente.
A convocatória da AFTOR de ontem foi
publicada na véspera no site da UFTOR


Eleito do «Juntos»
votou contra e um
outro em.. branco !

A votação para os vogais d
o executivo decorreu na AFTOR de 28 de Julho de 2023 e por escrutínio secreto -  em voto secreto em papel e colocado na «urna» de voto! 
Pelo que, assim sendo e como é de lei, não sabemos ao certo quem votou o quê.
Sabe-se que 5 eleitos votaram a favor, três contra e que um votou em... branco.
Assim sendo e por exclusão de partes, não é 
A convocatória «escondida» até
à véspera da sessão de ontem...
difícil adivinhar que a «oposição» (os eleitos do CDS + Independentes e do PS, respectivamente Ricardo Almeida e Alexandre Pires) tenham votado contra.
O que, feitas as contas, dá para perceber e concluir que pelo menos um eleito dos Juntos (PSD + MPT) também votou contra. 
E que um outro votou em... branco!
São 7 os eleitos do Juntos (PSD+MPT) e só 5 votaram a favor.
Quem foi?!…
Nunca saberemos, pois o voto é...
secreto.
Mas, sem quaisquer dúvidas, há «dissidências» no elenco que o Juntos apresentou nas eleições autárquicas de 2021.
Ana Sofia Framegas e Ilda Pinheiro foram substituídas por Paulo Pires e Ondina Soares, que renunciaram aos seus cargos no executivo, mas (re)assumiram o seu lugar na Assembleia, conforme as últimas eleições.
- NOTA: Agora e um ano depois, o que pode dizer é que mudaram algumas moscas mas não mudou a posição do executivo relativamente aos interesses de Óis da Ribeira.

- ANO 2019, há 5 anos: A rede de saneamento, estação elevatória e o (não) alcatrão!


O teste à estação elevatória da Capela de Santo António. O sinal de sentido obrigatório
(e contorno obrigatório do templo) foi finalmente recolocado
Os trabalhos na Rua António Berna (há 5 anos)


- ANO 2019,
há 5 anos!
A estação elevatória
e alcatrão na Rua
António Berna!

Os trabalhos de reasfaltamento das valas das redes de saneamento de Óis da Ribeira continuaram a 29 de Julho de 2019, na Rua António Bernardino.
Vá lá saber-se porquê, foram interrompidas na Rua da Pateira e «saltaram» para aquela, mas tudo bem, que tudo se faça com a rapidez que carece o calamitoso estado em que os vários arruamentos estão, depois das intervenções feitas para a instalação das redes. E, entretanto, a Rua Manuel Tavares continua sem ponta de asfalto, assim, de resto, como a de Santo António.
A Águas da Região de Aveiro (AdRA), recordemos, em resposta ao d´Óis Por Três e pedindo «desculpa à população afectada pelos incómodos decorrentes» das empreitadas de saneamento e água de Óis da Ribeira, anunciou o então próximo mês de Setembro como o tempo do final das obras. Falta(va) mais de um mês, vamos (fomos) naturalmente acreditar que a promessa será cumprida! E foi!
Sinal ao contrário atrás e...
... sinal como deve estar!


Teste na estação
e sinal recolocado


Há 5 anos e no mesmo dia, entretanto, e tanto quanto informaram o d´Óis Por Três (ver a imagem principal), uma brigada de trabalho esteve a testar a estação elevatória instalada ao lado da Capela de Santo António.
Seria esta, e foi, a que fará o bombeamento para a rede principal, que, por sua vez, fará chegar os resíduos sanitários à respectiva estação de tratamento.
Notório, entretanto, é ver-se a recolocação, devida, da placa de sentido obrigatório imediatamente a norte/nascente da capela e que há várias semanas estava virada ao contrário, provocando situações de iminentes acidentes.
- NOTA: A questão tinha sido levantada pelo d´Óis Por Três, a 5 de Julho (ver AQUI) e, recordemos, com a placa ao contrário desaparecia o sentido obrigatório de contorno do templo e «abria» tráfego nos dois sentidos nas traseiras do templo. As possibilidades de choques frontais eram mais que evidentes. Questão resolvida e felizmente sem acidentes.

- ANO 2014, há 10 anos: Não há ponte para ninguém!




- ANO 2014,
há 10 anos!
Não há ponte
para ninguém!


As obras de construção da ponte, prolongando a actual, estavam paradas há 10 anos.
O  d´Óis Por Três falou do assunto, começando por dizer que o empreiteiro estava em PER, um plano especial de recuperação».
Assim:
O prazo contratualizado era de 480 dias, pelo que, a cumprir-se, bem poderiam os utentes... esperar. Não seria fácil, e não foi, para quem, diariamente, tinha de usar a via (térrea) alternativa.
A passagem pela ponte tinha sido interrompida a 5 de Maio, até ser construída a passagem alternativa - o que aconteceu na terceira semana desse mesmo mês. Todavia, não tinha passagem para viaturas pesadas, sejam de passageiros ou de carga.
O caminho, por seu lado, não foi asfaltado e o facto condiciona a circulação, para além de provocar pó ou lama, conforme faça sol ou faça chuva. E covas. Com isso, sofrem as viaturas e os peões - e muitos são, de e para o apeadeiro de Cabanões.
O eleito Germano Venade (PSD), na última Assembleia de Freguesia, chamou-lhe picada. Uma simples asfaltagem, como a da rampa de acesso, resolveria facilmente o problema.
Problema que, a olhar para o lento andamento (parado), vai continuar por longos e penosos meses. Será mesmo pelos tais 480 dias? As obras estão paradas e, três meses depois de iniciadas, há trabalho feito de... três dias. O Plano Especial de Recuperação pedido pelo empreiteiro só vai atrasar os trabalhos, mesmo que a Câmara lhe adiante meios.
A foto mostra o estado das obras no último fim de semana. Só lá tem sido visto um homem que, obviamente, não faz nada. «É para justificar que a empresa não abandonou a obra, para não a perder», comentou-se na altura.
A Europa Ar-Lindo, empresa adjudicatária das obras, estava em Processo Especial de Recuperação (PER). «Reunimos a 9 de Julho, ficou tudo definido, a estacaria seria para pôr na semana seguinte, mas foi quando fomos informados que a empresa estava em PER. Nada podemos fazer, as obras continuam adjudicadas», disse Jorge Almeida, o então vice-presidente da Câmara.
O PER carecia de aprovação dos credores e demoraria pelo menos 4 meses. Sem isso, a Europa Ar-Lindo, de Braga, entrará em falência. E já não fará a obra. A acontecer, como acpnteceu, sobrou para o povo de Óis da Ribeira o custo da situação: ficar indeterminadamente sem ponte, sem passagem, sem respeito pelos seus direitos.
- NOTA: A Europa Ar-Lindo, entretanto, pedira um adiantamento à Câmara de Águeda, o que Jorge Almeida confirmou, afirmando que «poderemos fazê-lo, mas só com garantias inquestionáveis».