quarta-feira, julho 31, 2024

Minstra promete desassoreamento da pateira. O último foi há 32 anos e muitos governos atrás...

 

A minstra do Ambiente, ao centro, na pateira e a 30 de Julho de 2024

A dragagem de 1992 (arquivo)


A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho assumiu ontem «como prioridade» do Governo a canalização de financiamento para o desassoreamento da pateira.
A governante esteve em Fermentelos - além de outras localidades de Aveiro e Oliveira do Bairro - onde conheceu a intervenção em curso na área da reabilitação fluvial e precisou que o objetivo é «recuperar as suas características originais, após longos anos em que sofreram profundas alterações».
A ministra ouviu dos eleitos locais o rol das mais urgentes necessidades de intervenção na lagoa, nomeadamente o combate à praga de jacintos e ao desassoreamento - que assumiu como «prioridade» e que poderá ser financiado pelo Programa Operacional Sustentável 2030 ou pelo Fundo Ambiental.
A comitiva ministerial integrava o Secretário de Estado do Ambiente (o aveirense Emídio Sousa) e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (Pimenta Machado), para além de autarcas locais - dos 3 municípios da pateira (Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro), entre outros convidados.
Pronto, promessa há!
Está oficialmente proclamada.
Vamos esperar para ver o tempo que demora(rá) a concretizar.
A última dragagem da pateira foi em 1992 (ver foto), já lá vão 32 anos e muitas e muitas promessas e visitas governamentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário