sábado, julho 06, 2024

- ANO 1917, há 107 anos! A morte de José Reis na 1ª. Grande Guerra


O boletim militar de José Augusto
Reis, combatente de ÓdR, que faleceu
na 1ª. Grande Guerra Mundial

O cemitério de Calais

- ANO 1917,
há 107 anos!
A morte de José Reis
na 1ª. Grande Guerra!

 O óisdaribeirense José Augusto dos Reis foi combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial e baixou ao Hospital Militar nº. 35, em França, a 6 de Julho de 1917, há 107 anos.
Faleceu 6 dias depois (a 13), vítima de meningite cérebro-espinhal. 
Solteiro e com 22 anos, nasceu a 6 de Outubro de 1895 e era filho de Manuel José dos Reis e Maria Rosa dos Reis, ambos de Óis da Ribeira. Partira para França a 22 de Fevereiro desse mesmo ano, como elemento do 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP), integrando a 1ª. Bateria de Infantaria, do 3º. Batalhão, mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº. 28, no qual integrava a 4ª. Companhia.
José Augusto era sobrinho de Fernando Simões dos Reis, pai dos irmãos José Simões dos Reis (Taipeiro) e Maria do Carmo Reis. Por isso, primo direito de José e Maria do Carmo - os irmãos Taipeiro. Em segundo grau, seria primo dos filhos destes dois irmãos: Magna, Odete, José e Manuel (já falecidos), Sara e Fausto (filhos de José), Manuel, Iracene, João e Maria Cremilde (já falecidos), Sesnando, Maria Domitila, Maria Otelina, Maria do Carmo e Maria Creminda Alves dos Reis (todos filhos de Maria do Carmo).
José Augusto dos Reis foi enterrado no Cemitério de Calais Sul, em França.

Sem comentários:

Enviar um comentário