domingo, julho 21, 2024

- ANO 2018, há 6 anos: Fogo nos matos das Quintas!

 -

O espaço do incêndio de 21/07/2018: o rescaldo ainda fumegava às 12,30 horas do dia seguinte.
Imagem do Caminho das Quintas para o do polidesportivo até ao Caminho Fundo
O fogo de 21/07/2018, visto do caminho do 
polidesportivo da ARCOR para o Caminho Fundo


- ANO 2018,
há 6 anos!
Fogo nos matos
das Quintas!

A vila de Óis da Ribeira foi sobresaltada, há 6 anos e no dia 21 de Julho de 2018, por um fogo florestal de dimensões que implicaram a intervenção de dois helicópteros e de homens e viaturas dos Bombeiros Voluntários de Águeda, de Oliveira do Bairro e de
Outro ângulo do incêndio, em área equivalente
a um campo de futebol. Viam-se estes pontos 
de fumo, às 12,45 horas do dia seguinte 
Anadia. Começou perto do polidesportivo da ARCOR e galgou até à zona das Quintas, quase em Espinhel. Felizmente, a área ardida é muito menor que a que se chegou a pensar: a correspondente, mais ou menos (mais para menos...), a um campo de futebol. Entre o caminho que vai do polidesportivo até ao Caminho Fundo e o caminho que no final desde, quando se corta para os Adouros, segue para as Quintas, ao longo do baldio da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. 
Felizmente, não nos afectou mas prejudicou os proprietários dos pinhais que se podem ver nas imagens. Como se vê, felizmente coisa pouca. E ainda bem que foi tão pequena área.
A intervenção dos 2 helicópteros e das três corporações de Bombeiros, podendo parecer exagerada, teremos de a levar em conta como boa medida preventiva, embora já em condições de combate ao fogo. E mais vale prevenir que remediar.

Sem comentários:

Enviar um comentário