domingo, julho 28, 2024

Apoio financeiro para o projecto de erradicação e controlo dos jacintos da pateira!

Os jacintos na pateira. Imagem de 15 de Novembro de 2023

Os jacintos e os canoístas, a 17 de Dezembro de 2017



A candidatura da Câmara Municipal de Águeda ao financiamento do projecto de erradicação e controlo dos jacintos da pateira foi aprovada pelo Ministério do Ambiente e da Energia.
A pateira é um dos 24 projecto aprovados e que serão operacionalizados pelo Fundo Ambiental, num total de 1,49 milhões de euros. Não sabemos que percentagem caberá à pateira.
As candidaturas foram apresentadas em 2023 e os financiamentos agora aprovados, para além do da Câmara Municipal de Águeda, foram também os da Associação Vita Nativa, Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO), Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e das Câmaras Municipais de, Almada, Cantanhede, Coruche, Esposende, Melgaço, Montemor-o-Velho, Olhão, Ponte da Barca, Santarém, Sintra e Soure.
Também os da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Coimbra, do Instituto Politécnico de Santarém e da Universidade de Évora.
«Ao financiar estes projetos, o Governo reafirma o seu compromisso com a preservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas naturais de Portugal, trabalhando activamente para mitigar os impactos negativos causados pelas espécies invasoras e promover um ambiente mais equilibrado e sustentável para as gerações futuras», considerou a ministra Maria da Graça Carvalho, lembrando também que as «espécies invasoras podem também causar danos significativos à agricultura, à pesca, à silvicultura e a outros setores económicos».
Vamos aguardar pelos desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário